TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRIZAÇÃO LOGÍSTICA

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

1) Por que as empresas terceirizam suas atividades ou operações (outsourcing)? Quais são as vantagens e desvantagens da terceirização de atividades e operações logísticas? Que fatores influenciam na terceirização?

“A decisão sobre a frota própria ou utilizar terceiras é a segunda mais importante decisão estratégica no transporte. Neste caso, o processo decisório deve considerar, além de custo e qualidade do serviço, a rentabilidade financeira das alternativas” (FIGUEIREDO E FLEURY, 2012, p. 252). As empresas estão transferindo suas atividades e operações devido a diversos fatores, como exemplo podemos citar a redução de custos proporcionada pela a utilização de estratégias gerenciais; vantagens competitivas, consequências da agilidade e flexibilidade dos processos; e também está terceirização irá proporcionar a empresa maior disponibilidade de recursos para suas atividade fim. De acordo com Leiria e Saratt (1996, p. 25) a globalização econômica e um mercado cada vez mais acirrado, tornando necessário uma agilidade empresarial e busca por diferenciais competitivos, que representaria basicamente para empresa maior produtividade e qualidade do produto final, ou seja então, optar por terceirizar torna-se para diversas empresa um diferencial competitivo. As empresa estão buscando terceirizar não apenas para ter vantagens competitivas mais também por saberem que irão ter um planejamento e toda a execução do processo da logística sob responsabilidade de empresa especializadas, que proporcionará maior dinamismo, agilidade, rentabilidade e controle de suas atividades logísticas.

        No entanto a pratica de terceirização apresenta suas desvantagens, Para Fleury (2009, p. 138), outra desvantagem decorrente do processo de terceirização está no risco de perder acesso a informações chaves do mercado, não cumprimento do contrato, dependência excessiva por parte da empresa contratante em relação à contratada.  Outra desvantagem citada por Rodrigues (2005, p. 114) é a transferência sobre o nível de serviços prestado aos clientes a um terceiro, o que demanda um rigoroso nível de monitoramento da qualidade por parte das empresas contratantes. Outro exemplo são contratos logísticos mal feitos, onde a busca por uma redução de custo, pode se transformar em uma redução de lucros ou até mesmo a perda de clientes.

2) Existem diferenças de níveis de terceirização e seus resultados entre Estados Unidos e Brasil? Em sua opinião, quais são os fatores mais impactantes para essas diferenças, caso existam? Quem são os agentes envolvidos em terceirização e como atuam nesses países?

Analisando as diferenças existente nos níveis de terceirização entre Estados Unidos e Brasil, fica evidente que Brasil é visto como um país em desenvolvimento, mas o status de nação desenvolvida sempre foi uma meta distante, uma promessa futura quase inatingível (VILAÇA, 2013). A principal diferença está na infraestrutura de transporte, o Brasil opta por priorizar o modal rodoviário, os Estados Unidos por sua vez prioriza o modal ferroviário, esta que proporciona maior eficiência para transporte de grandes cargas e longas distancias. Outra fator que torna o nível de terceirização do brasil inferior ao dos Estados Unidos e por não levar em consideração a integração de diversos modais, para que haja corredores logísticos adequados, tornando mais eficiente com redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com