TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA trabalho filosofos

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 6

Nome - Caio Rodrigo Miranda

RA - 20754098

Matéria Administração

Período -  Matutino

Semestre - 1 Semestre

Teoria da Administração

Platão 

[pic 1]       [pic 2]

Foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas, por volta do ano 427 a.C., foi seguidor de Sócrates e mestre de Aristóteles. Este filósofo se encontrava em uma época, entre os valores antigos e um novo mundo que surgia. O que lhe proporcionou uma riqueza de ideias sem igual. Ele tinha o poder de abordar os temas mais diversos, com a força da paixão que tinha sobre o estudo, a criatividade artística, porém já nem tanto a lucidez da razão. Sua obra é um dos maiores legados da Humanidade. Abrangendo vários debates sobre ética, política, metafísica e teorias sobre o conhecimento. Platão era um jovem integrante de uma família rica, de antiga e nobre linhagem. Ele conheceu seu mestre aos vinte anos de idade. Sócrates era bem mais velho, pelo menos quarenta anos separavam ambas as idades tanto de Platão como de Sócrates, mas eles puderam se desfrutar um do outro por mais de oito anos de puro aprendizado conjunto.

Platão viajou pela Magna, Grécia e pela Sicília. Quando Platão regressou a Atenas ele fundou a Academia. Que em breve se tornou muito conhecida e popular, frequentada por um grande número de jovens que estavam à procura de um outro tipo de conhecimento, buscavam algo inovador e melhor. Até intelectuais consagrados frequentaram esta instituição para debater suas ideias e princípios. Depois de várias tentativas de difundir seus conceitos políticos em Siracusa, na Sicília, Platão se instala definitivamente em sua terra natal. Onde permaneceu na liderança da Academia, até a sua morte ocorrer, em 347 a.C. 
Dos filósofos da Antiguidade, Platão é o primeiro de quem se reconhece a obra integral ou original. Mas muitos de seus diálogos sobre seu conhecimento e princípios não são autênticos, embora ainda supostamente foram assinados por ele. Seu estilo literário é o modo de se dialogar, uma espécie de ponte entre partes da originalidade de Sócrates e a parte estética didática de Aristóteles. Nos livros, frases, ou até mesmo diálogos de Platão misturam-se alguns elementos como os mitopoéticos com fatores essencialmente racionais. Este filósofo não se guia pelo rigor da regra científica, nem por uma metodologia no tanto formal baseada a partir de muitas regras de estética.

http://www.infoescola.com/filosofos/platao/

http://www.suapesquisa.com/platao/

http://pt.slideshare.net/novacriatura/a-repblica-de-plato-resumo-15502069 

A República - Obra escrita e realizada por Platão, desenvolvida por volta dos seus 40 anos de idade, onde se mostra a capacidade de visão do filósofo. O tema principal de sua obra é a conduta humana e a filosofia do Homem, se ocupando nos problemas da vida política e moral. É também um tratado sobre o pensamento humano e as leis que o regem, visto que o homem não pode ser compreendido separadamente das suas ideias. Nela,

Platão não só inventa um novo sistema de educação de ensino, que reforma o Estado e o governo, em nome da justiça, para o aperfeiçoamento espiritual da coletividade, mas cria uma nova ordem social, que impõe à classe dirigente a um sistema comunista, com renúncia à família e à propriedade privada.

É feita em termos filosóficos, políticos e sociais. Fórmula que garante uma harmoniosa administrativa para uma cidade.

 http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/platao-e-a-administracao/28733/

http://www.infoescola.com/literatura/a-republica-platao/

Teoria das Ideias/Formas - O essencial da teoria, nome que diz respeito à realidade e ao conhecimento. Platão distingue dois tipos de mundo: o inteligível e o sensível. O intelegível é o mundo verdadeiro, real, imutável e eterno e é povoado pelas ideias objetivas a realidade.

O  mundo sensível, é o mundo do mutável. Ou seja, todas as coisas da natureza, as plantas, os animais, os homens, etc,. O conhecimento sensível são; o inferior e o superior.

- No nível inferior encontram-se os fenómenos, as ideias que se possa repensar. Sobre este conhecimento só é possível fazer hipóteses e as ideias em formas matemáticas.

- No nível superior é composto pelos objectos fabricados pelo homem, os seres vivos e plantas. faz parte do domínio da crença. é a intuição intelectual.

http://www.prof2000.pt/users/cfppa/a6/platao/teoria_das_ideias.htm

http://pt.slideshare.net/italocolares/plato-e-a-teoria-das-ideias-25698252

Teoria do Conhecimento - Se tudo está em movimento, no momento, se permanacera em movimento, sempre está se  transformando. Com isso, o conhecimento torna-se impossível! Porém possa ser estudado.

Para se estudar o conhecimento tem que abandonar seus préjulgamentos, e suas ideias já formadas. O homem somente alcanca seu conhecimento pela sua razão, pelo pensamento reflexivo após o conhecimento estudado.

http://www.brasilescola.com/filosofia/epistemologia-ou-teoria-conhecimento-platao.htm

Aristóteles

[pic 3]    [pic 4]

Aristóteles é considerado um dos principais filósofos da Antiguidade, ao lado de Sócrates e Platão. Filho de Nicômaco, o médico pessoal de Amintas, que era o rei da Macedônia. Nasceu na cidade de Estagira, em Calcídica, situada no litoral norte do Mar Egeu, no ano de 384 a.C. Com aproximadamente dezessete anos, ele partiu para o centro cultural da Grécia, em Atenas, buscando um novo conhecimento mais aprimorado aos estudos. Ele optou pela a Academia que foi fundada por Platão, que se tornou o seu mestre.

O filósofo permaneceu ao longo de vinte anos, até a morte de seu mestre Platão. Neste período ele se dedicou também ao estudo da filosofia pré-platônica, o que influencou profundamente sua futura visão teórica sobre seus conhecimentos. Ao ser rejeitado para substituir Platão dentro da Academia onde permanceu por muito tempo, ele se mudou para Assos, onde organizou um grupo  de filosóficos, assessorados pelo governante local, Hérmias. Permaneceu nesta localidade por três anos, e casou-se com Pítias, sobrinha do tirano. Aristóteles se mudou para a Ilha de Lesbos, na qual ele empreendeu uma grande parcela de suas pesquisas biológicas, ele teve uma certa porcentagem da influencia de seu pai e do tio que gostavam do estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (309 Kb)   docx (216.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com