TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE AUDITORIA

Trabalho acadêmico: TIPOS DE AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.537 Palavras (23 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 06

Capítulo 1. – INTRODUÇÃO À AUDITORIA 08

1.1 – O que é auditoria 08

1.2 – Origem da auditoria 08

Capítulo 2 – TIPOS DE AUDITORIA ....................................................................................10

2.1 – Auditoria Interna ...................................................................................................10

2.2 – Auditoria Externa ..................................................................................................10

Capítulo 3 – REQUISITOS PARA O EXERCÍCIO DA AUDITORIA ..................................13

3.1 – Auditores Internos .................................................................................................13

3.2 – Auditores Externos ou Independentes ...................................................................13

3.3 – Normas Profissionais do Auditor Interno – NBC P-3 ...........................................13

3.4 – Normas Profissionais do Auditor Externo – NBC P-1 ..........................................15

Capítulo 4 – AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ..................................21

4.1 – Considerações Iniciais

4.2 – Dos Pareceres de Auditoria ...................................................................................24

4.3 – Tipos de Pareceres..................................................................................................24

4.3.1 – Parecer Sem Ressalva ................................................................................25

4.3.2 – Parecer Com Ressalva ...............................................................................25

4.3.3 – Parecer Adverso .........................................................................................25

4.3.4 – Parecer Com Abstenção de Opinião ..........................................................26

CONSIDERAÇOES FINAIS 29

REFERÊNCIAS 31

INTRODUÇÃO

Com o crescimento econômico e operacional ocorrido após a Revolução Industrial, ocorreu a descentralização dentro das organizações, dividindo-as em partes, visto que o proprietário sozinho não conseguiria ter o controle efetivo de toda a estrutura face ao aumento no número de pessoas que passou a empregar e, conseqüentemente ao grande aumento da capacidade produtiva.

Para fins de controle e melhoria contínua das atividades das organizações surgiu a necessidade de um acompanhamento constante, buscando fornecer informações no âmbito interno e externo, exercer um controle que pudesse garantir a veracidade dessas informações e, melhorar o processo produtivo, evitando possíveis erros, desperdícios e fraudes.

Surgiu então a auditoria, sendo esta um ramo da contabilidade, com o intuito de fornecer todas as informações que se fizessem necessárias e que fossem julgadas relevantes pelos dirigentes das organizações.

Inicialmente voltou seus trabalhos para dentro da organização, visando um controle efetivo que evitasse erros ou fraudes. Mais tarde buscou melhorias para todas as áreas da empresa, visando produzir com menor custo e evitar desperdícios.

Porém, com as rápidas mudanças ocorridas no início do século XX, com o surgimento das grandes corporações e a rápida expansão do mercado de capitais, a auditoria passou a exercer uma função mais especializada, com regulamentações legais.

No Brasil, na segunda metade do século XX a auditoria começou a se especializar, trabalhar de forma organizada e, à partir daí desenvolver suas atividades supervisionada por órgãos reguladores. Surgiram as primeiras legislações com exigências sobre a elaboração de demonstrações contábeis por parte de determinadas empresas, em especial àquelas de capital aberto.

Em resumo, a auditoria se tornou uma ferramenta estritamente necessária para que os proprietários, sócios e acionistas pudessem ter a certeza de que tudo que estava evidenciado nas demonstrações contábeis eram de fato a expressão da verdade.

As exigências passaram a abranger um número cada vez maior de empresas, abrangendo até entidades filantrópicas, diante do volume financeiro movimentado, com a finalidade de evitar que as demonstrações exigidas possam ser manipuladas, apresentando informações erradas ou fraudadas.

Com as demonstrações contábeis sendo auditadas por profissionais independentes, sem qualquer tipo de interesse ou vínculo com as organizações, o parecer emitido tem total imparcialidade e a credibilidade exigida por todos os interessados.

Num mundo globalizado, de grandes empresas de capital de aberto é cada vez maior o volume de trabalho e, as exigências legais que regulamentam os trabalhos desenvolvidos pelos auditores independentes, buscando garantir segurança e tranqüilidade aos mercados.

Capítulo 1 – INTRODUÇÃO À AUDITORIA

1.1 - Definição de Auditoria

É um exame criterioso e sistemático efetuado em uma organização objetivando certificar-se de que as ações estão sendo desenvolvidas de acordo com aquilo que foi estabelecido previamente e, se essas ações estão alcançando os seus objetivos de forma satisfatória.

A auditoria em uma definição ampla é uma atividade de controle, com objetivo de orientar e fiscalizar, visando disciplinar e dar maior eficiência às atividades da organização.

Tem por obrigação corrigir os erros encontrados, melhorar o processo contínuo e evitar fraudes e informações distorcidas sobre situações operacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com