TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de auditoria e seu intuito

Por:   •  17/5/2018  •  Artigo  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de auditoria existentes e seu intuito?

Existem diversos tipos de auditoria, tendo todas elas como elementos comum a independência e integridade, sendo os mais comuns os apresentados:

• Auditoria financeira – tem como objetivo expressar uma opinião objetiva sobre as demonstrações financeiras de uma entidade, face ao um referencial contabilístico.

• Auditoria forense – tem como propósito a prevenção e identificação de fraudes e outras irregularidades.

• Auditoria da qualidade – tem como objetivo determinar se as atividades de qualidade cumprem com o planeado e são adequadas para atingir os objetivos.

• Auditoria interna e operacional – tem como finalidade a garantir e melhorar as operações de uma organização, através da avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de risco, de controlo e de governação.

• Auditoria ambiental – tem como propósito a verificação se as políticas ambientais definidas estão devidamente organizados e em conformidade com o normativo legal.

• Auditoria fiscal – tem como objetivo a identificação de insuficiências no cumprimento do normativo fiscal.

• Auditoria informática – tem como propósito avaliar os riscos e vulnerabilidades dos sistemas informáticos.

• Auditoria de desempenho – tem como finalidade identificar as fragilidades e promover a melhoria do desempenho quer individual quer coletivo das organizações.

• Auditoria a sistema de informação – tem como objetivo a revisão dos sistemas de informação, com o intuito de aferir se os mesmos realizam as funções e operações para os quais foram criados, e se os dados e demais informações contidos respeitam aos princípios de fiabilidade, integridade, precisão e disponibilidade.

A função auditoria a SI

Qual o impacto na auditoria?

O principal impacto na auditoria é a aferição do nível de garantia de fiabilidade que os sistemas de informação apresentam, quer quanto à informação agregada, quer quanto aos dados e demais informações que deles fazem parte e os alimentam.

O órgão de gestão de uma empresa será tanto mais eficiente quanto maior for a quantidade e qualidade de informações úteis de que possa dispor em tempo oportuno.

Porquê auditar SI?

Auditor SI é fundamental na medida em que são estes que aglomeram, trabalham e apresentam, de forma condensada, a informação relevante quanto às operações das organizações.

Num mundo cada vez mais global e competitivo, as organizações sentem a necessidade de obter informações úteis e de forma atempada que permitam tomar decisões acertadas e assim demarcar-se dos seus concorrentes.

É, portanto, neste contexto que o auditor desempenha um papel cada vez mais importante na estrutura das organizações, procurando dar uma resposta adequada às necessidades dos mercados e corresponder às expectativas de todas as partas interessadas de modo a contribuir para o sucesso da organização.

Mapear processos?

Mapear

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com