TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguns tipos de auditoria

Seminário: Alguns tipos de auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  1.047 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

Alguns tipos de auditoria

Auditoria ambiental

A auditoria ambiental é o retrato do desempenho ambiental da empresa, um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, se a conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios especificados.

Atualmente, a auditoria ambiental é considerada uma das ferramentas da gestão ambiental de mais destaque.

Além de necessitarem de grandes custos para sua remediação, passivos e danos ambientais podem ferir a imagem de uma empresa, o que levou as organizações a estabelecerem processos sistemáticos de verificação dos cuidados com o meio ambiente.

A Norma NBR ISO 14.010 define Auditoria Ambiental como o "processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente".

Auditoria de circulação ou Circularização

É o procedimento substantivo de auditoria realizado junto a fontes independentes externas à empresa auditada, como por exemplo, clientes, fornecedores, bancos, advogados etc., cujas informações e ou resultados geralmente consubstanciam em evidência corroborativa no trabalho do auditor externo.

• Auditoria contábil

É a auditoria das demonstrações financeiras, sendo elas:

• Balanço patrimonial;

• Demonstração do resultado;

• Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

• Demonstração dos fluxos de caixa;

• Demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e

• Notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

• Auditoria de demonstrações financeiras

A auditoria de demonstrações financeiras consiste numa conferência sistemática e rigorosa das contas de uma empresa, a fim de verificar a consistência da demonstração de resultados especificada no livro contábil.

A Auditoria de Demonstrações Financeiras continua a ser uma atividade regulada no país pelas normas de contabilidade, havendo regras específicas a serem seguidas pelos profissionais.

Auditoria fiscal

Auditoria fiscal ou tributária é aquela voltada para a análise do correto cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. A auditoria tributária objetiva o exame e a avaliação de planejamento tributário e a eficiência e eficácia dos procedimentos e controles adotados para a operação, pagamento e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos da empresa

Auditoria em segurança da informação

A auditoria em segurança da informação tem o papel de assegurar a qualidade da informação e participar do processo de garantia quanto a possíveis e indesejáveis problemas de falha humana.

Auditoria social

A auditoria social é um modelo de auditoria norteada pela inclusão do cidadão no controle do gasto público. Ela conta com a participação da sociedade para verificar, monitorar e controlar a gestão destas despesas. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para o desenvolvimento da cidadania e da participação popular, que tem como objetivos a transparência e a melhoria da eficiência administrativa.

Auditoria de prestação de contas

A Auditoria das prestações de contas é o exame contábil-documental realizado de modo a validar, ou não os gastos efetuados pelos terceirizados, sendo uma forma de o fornecedor de bens e serviços provar e demostrar a utilização dos recursos de forma precisa e o mais transparente possível.

Auditoria de riscos

A avaliação de riscos em auditoria ou Auditoria Baseada em Riscos (ABR) engloba todos os tipos, pois identifica, mede e prioriza os riscos para possibilitar a focalização nas áreas auditáveis, imprescindíveis para a operacionalidade da organização. Permite ao auditor delinear um programa capaz de testar os controles importantes, profundos ou minuciosos.

A decisão em prevenir riscos futuros requer investimento financeiro para as organizações. O fato é que muitas, ainda, questionam se é válido ou não investir.

Auditoria de sistemas

A Auditoria de Sistemas engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades de uma das áreas mais críticas e dispendiosas das empresas. Verifica o retorno dos investimentos em Tecnologia da Informação. Exerce uma função preventiva e saneadora ao confirmar a veracidade e integridade dos registros e a confiabilidade das informações.

A Auditoria de Sistemas tem como objetivo analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com