TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS E FORMAS DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  18/9/2015  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

TIPOS E FORMAS DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

1 - O ambiente organizacional é de mudanças constantes e é necessário que as empresas estejam dispostas à isso.

Forças Competitivas – As organizações se esforça, constantemente para conseguir uma vantagem competitiva. A concorrência é uma forma para mudança, ela não conseguirá se manter sem que supere com eficiência e/ou qualidade em criar novos ou melhores bens e serviços.

É importante que a organização adote a ultima tecnologia disponivel para liderar as dimensões de qualidade ou eficiência. Para liderar na inovação é preciso ter habilidades em gerenciamento de processos de inovação.

Forças Economicas, Politicas e Globais – Afetam as organizações e as induzem à mudanças de produção de bens e serviços. Alguns desafios globais que as organizações enfrentam, necessitam de mudança na estrutura organizacional para a expansão para mercados externos pra se adaptar à uma variedade de culturas.

Forças Demográficas e Sociais – As mudanças nas características demográficas e sociais, tem elevado cada vez mais gestores a fazer mudanças no seu gerenciamento de pessoas e como motivar sua equipe. Foi necessário que os gestores abandonassem os esteriótipos e também, precisaram aceitar a equidade no recrutamento e promoção de novas contratações, e entender o desejo de qualidade de vida, para equilibrar o trabalho e lazer de seus funcionários.

Forças Éticas – É importante que a organização promova a conduta ética em face das crescentes demandas governamentais, políticas e sociais para uma conduta corporatica mais honesta e responsável. Organizações eficientes são bastate ageis para se ajustar à essas forças.

2 – Mudança Evolucionária – É gradual, progressiva e especificamente focalizada. É uma constante tentativa de melhorar, adaptar e ajustar estrutura e estratégia para acomodar as mudanças.

Mudança Revolucionária – É rápida, drástica e amplamente focalizada. Isso envolve uma tentativa ousada de encontrar novas maneiras rápidas, para ser eficiente.

3 – O processo de negócios envolve atividades entre as funções. A reengenharia foca os processos de negócios e não as funções.

A reestruturação e a reengenharia estão intimamente ligados,pois a mudança para uma estrutura mais eficiente costuma resultar em demissão de funcionários, a menos que estes funcionarios possam ser transferidos ou absorvidos em outros locais da organização.

4 – É uma estratégia para gerar e adquirir conhecimento, os gestores podem usar para definir o estado futuro desejado de uma organização e planejar as mudanças que permitam alcançar esse estado.

Diagnosticando a Organização – Na primeira etapa, é preciso que os gestores aceitem a existencia de um problema que precisa ser resolvido e reconheçam que é necessário algum tipo de mudança para resolver.

Determinando o Estado Futuro Desejado – O próximo passo é identificar onde a organização precisar estar.

Implementando a Ação – Essa é a terceita etapa, implementar a ação. É um processo subdividido em três fases, primeiro, indetificar os possíveis impediementos à mudança. Depois, decidir quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com