TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Estrutura Organizacionais

Por:   •  29/3/2019  •  Dissertação  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Tipos de estrutura organizacional

Como parte das estratégias de uma organização os principais tipos de estrutura organizacionais são as estruturas linear, linha -staff, funcional, matricial e divisional.

Estrutura linear e de linha – staff tem a mesma esquematização de organização são estruturas constituída por vários níveis hierárquicos tem um modo de gestão, onde as tomadas de decisões são centralizada e os superiores tem autoridade sobre seus subordinados podendo os mesmos se reportarem diretamente a eles. O que diferencia é que na linha – staff tem as autoridades, porém conta com a presença  de assessoria que é o “Staff “ para melhor desenvoltura dos processos, por ter um conhecimento maior também no mercado atual (Schwab, 2015)

A estrutura funcional de acordo com (Costa , 2012) trata de uma estrutura organizada por departamentos que são responsáveis pela função de cada pessoa é um modelo padrão, utilizado muito por algumas empresas de médio e pequeno porte, onde  cada departamento tem seu gestor responsável facilitando e dando ênfase no trabalho em equipe, é uma estrutura a onde de pode acompanhar o processo das atividades evitando o excesso de acordo com cada pessoa, descentralizando também as decisões podendo ser decididas entre os superiores.

É uma estrutura que destrincha as atividades de acordo com os atributos de cada departamento, denominados como estrutura de território, produto/serviço e clientes. Estrutura territorial é quando a uma organização é implantada em várias regiões e cada uma se adequa a especialidade de demanda e economia da região atuada( Costa, 2012). A estrutura de produto /serviços não enfatiza muito na organização interna, da uma importância maior no seu tipo de estrutura procurar dividir as atividades de acordo com o produto e serviço exercido para cada organização. E por fim a estrutura de clientes da ênfase no tipo do perfil do cliente, procura entender a necessidade do cliente e busca realizar seus desejos e realizações (Schwab, 2015).

Entende-se por estrutura matricial a forma que a organização utiliza para desenvolver seus projetos com o intuito de obter um sistema lucrativo e positivo, essa estrutura contém uma forma de mistura que ocorre entre a estrutura funcional e ou por produtos/serviços ou por projetos, onde tem a funcionalidade dos níveis hierárquicos e tem  a função de desenvolver as atividades e acordo com seu formato ou diagnostico das atividades, nessa estrutura existe o chefe de linha e o chefe matriz devendo os subordinados se portar diante das duas linhas, é uma estrutura onde tem  várias filias e uma loja matriz, devendo tudo se portar a ela,o sistema de informação busca atender a necessidade da empresa e do cliente (Schwab, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com