TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

Por:   •  13/4/2015  •  Dissertação  •  5.306 Palavras (22 Páginas)  •  1.491 Visualizações

Página 1 de 22

TRABALHO ESPECIAL DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A RESPOSTA CONCEITUALMENTE. (RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVA COERENTE SÃO CONSIDERADAS ERRADAS)

TRABALHO NP1

  1. Após a definição do Mapa Estratégico, levando em conta as partes interessadas e as perspectivas do mapa, são designadas equipes para definir / validar os indicadores de desempenho, alinhados aos objetivos e fatores críticos do mapa, as metas de curto e longo prazo e as iniciativas estratégicas necessárias para atingir a visão de futuro. -

Identifique o principal fundamento da excelência associado à prática acima descrita:

A Pensamento Sistêmico;

B Pensamento Estratégico

C Administração Estratégica;

D Mapas estratégicos desenvolvidos por Kaplan & Norton;

E Mapas estratégicos semelhantes à SWOT de Michael Porter;

  1. O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações econômicas, políticas e sociais, o que têm levado as nações e seus governos a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de vida de suas populações. A transformação que se requer exige mudanças político institucionais, técnico-econômicas e culturais de grande envergadura e profundidade, demandando tempo, vontade e competência por parte de todos.

Tomando como foco a melhoria da qualidade dos processos de gestão, e consequentemente a produtividade e competitividade de uma empresa de qualquer porte, região ou nacionalidade, é consenso que nenhuma transformação duradoura poderá ser obtida caso a questão gerencial não seja devidamente equacionada.

Nesse sentido podemos inferir que o estado da arte em gestão se encontra no(s)

A Controle Estatístico do Processo, fazendo uso ostensivo de técnicas estatísticas, para identificar produtos defeituosos.

B Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), concebido por Shewart e que se constitui no método essencial da gestão da qualidade, ou que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

C Fundamentos e critérios de excelência

D 14 princípios do maior fabricante de automóveis do mundo, ou seja, no Sistema Toyota de Produção.

E Ciclos de melhorias contínuas concebidas pelo Dr. Juran e amplamente utilizado. “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”

 

  1. Considere o texto abaixo acerca do funcionamento do Modelo de Excelência da Gestão:

A lógica por trás do Modelo de Excelência da Gestão pode ser explicada da seguinte forma:

 

 

A sobrevivência e o sucesso de uma empresa estão diretamente relacionados a sua capacidade de atender às necessidades e expectativas dos clientes, e à atuação de forma responsável junto a sociedade e as comunidades com as quais interage. De posse dessas informações as lideranças formulam as estratégias e estabelecem os planos de ação e metas para conquistar os resultados desejados. As pessoas, colaboradores que trabalham na empresa, devem estar capacitadas e atuando em um ambiente adequado para que os processos sejam executados com padrões de trabalho conforme planejado e com o controle de custos, investimentos e riscos. É importante ainda aperfeiçoar o relacionamento com fornecedores para que as necessidades dos clientes sejam entendidas por aqueles que fornecerão os insumos necessários para a execução dos processos. Os resultados servem como forma de aferir e controlar os procedimentos definidos. São de extrema importância, pois possibilitam avaliar a eficácia das ações implementadas.

 

Analise as sentenças que se seguem e assinale a opção correta:

 

       I.          Todos os critérios do MEG estão presentes no texto e estes se inter-relacionam de maneira coerente.

     II.          O primeiro período do texto “A sobrevivência e o sucesso (...) com as quais interage” pode ser ilustrado por meio de práticas como a pesquisa e monitoramento de mercado e ações de responsabilidade social.

    III.          O texto deixa claro que a execução dos processos depende não só do desenvolvimento de competências dos colaboradores, mas também da presença de condições favoráveis ao desempenho ocupacional.

    IV.          A análise estatística dos resultados organizacionais não é um princípio abordado pelo MEG, pois está relacionada a um paradigma de gestão considerado ultrapassado.

Fonte: UNIP – Universidade Paulista,Instituto de Ciências Humanas, Curso de Psicologia, Campus: Brasília: Prof. Túlio Mauro

A Somente I, II e III são corretas.

B Somente II, III e IV são corretas.

C Somente III e IV são corretas.

D Somente I e II são corretas.

E Somente II e III são corretas.

  1. Buscando obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa Alfa – uma das maiores livrarias do país – implantou recentemente uma intranet, ou seja uma rede local privativa, com funcionalidades similares à da internet, que dará suporte à comunicação, ao gerenciamento e ao planejamento dos seus negócios.

Intranet é o nome que se dá a uma rede de computadores que utiliza recursos semelhantes à internet, mas com acesso limitado, de acordo com a política de sigilo da empresa. Normalmente, os empregados da empresa podem navegar tanto na intranet como na internet pública, mas usuários externos sem autorização não podem acessar a rede interna.

Segundo Stair e Reynolds (2002), uma rede de computadores consiste em dispositivos, em meios de comunicação e em softwares necessários para conectar dois ou mais computadores e/ou dispositivos. Após essa conexão, os computadores podem compartilhar dados, informações e processamentos de tarefas.

Várias redes de computadores são ligadas para formar a internet e movimentam dados em pacotes, de forma semelhante entre si, usando um conjunto de convenções conhecido como protocolo de internet (IP). Além desses, outros protocolos são utilizados em conjunto, permitindo a comunicação entre todos os computadores interligados. As organizações utilizam a internet para disseminação de informações sobre a empresa, ou mesmo para a recepção de informações comerciais, mas não permitem aos usuários externos acesso às suas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com