TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  4/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO DO TERCEIRO SETOR

 2015.01

Situação Problema

A elaboração de projetos sociais requer uma dinâmica continuada de ação-reflexão-aprendizagem e do processo de contextualização que envolve metodologia, gestão, instrumentos, forma de atuação que, enriquece os projetos sociais e aperfeiçoa a leitura destas realidades. Essa dinâmica traz o enriquecimento pessoal e institucional alicerçado na prática esclarecida, pois são e o meio pelo qual a maioria das organizações desenvolve parcerias em cujo processo a sistematização qualificada e reflexiva é fundamental. Diante dessas novas demandas emergentes, o desafio colocado para o terceiro setor, surge como uma atividade que compõe o processo de trabalho das organizações desse setor.

Nesta perspectiva, propomos que você elabore, relacionando os conceitos estudados, conforme ocorrem na dinâmica empresarial os principais passos para elaboração de um plano de ação para implantação de uma ONG.

Procedimentos para elaboração do TD:

1. Descreva os passos para a elaboração de um plano de ação para implantação de uma ONG:

Nome da sua ONG, área geográfica, público alvo, qual será a atividade principal da ONG, faça um referencial histórico para esta ONG explicando a sua motivação e seu objetivo.

2. Liste no mínimo 05 itens obrigatórios que deverão constar no estatuto da ONG e explique em 02 linhas no máximo cada item.

3. Crie a missão, visão, valor desta ONG, bem como pretendem captar os recursos, voluntariado e que resultados esperam alcançar. Este trabalho deverá ter no máximo 2 folhas.

Para criamos um plano estratégico definimos a direção que sua organização deve seguir e o plano de captação de recursos que vai arrecadar os fundos necessário para realizar o plano estratégico. Seu plano de captação de recursos deve incluir informações como: quanto dinheiro você precisa para que a ONG continue realizando seu trabalho, como os fundos arrecadados serão utilizados, e qual o impacto que a captação de recursos vai causar no futuro.

Podemos começar a planejar, colocando no papel as seguintes questões:

  • O que será feito inicialmente?
  • Quem será o responsável?
  • Data estimada para começar o projeto?
  • Qual será o local?
  • Qual o motivo da criação da ONG?
  • Como será feito?
  • Qual será o orçamento?

A ONG será realizada na comunidade do Borel, situada no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro e se chamará: Reintegração Comunitária do Futuro. O público alvo serão crianças e jovens, oferecendo a eles aulas e esportes diversos, como natação, futebol, artes marciais etc.

Terá como objetivo migrar os jovens das ruas para inclusão de atividades e conhecimento cultural, para disciplinar e afastar do mundo do crime e das drogas, além de trazer benefícios à saúde física e mental aos mesmos e também à sociedade que os norteia diante de tanta desigualdade e dificuldades.

O orçamento da ONG poderá arrecadar fundos a partir de algumas iniciativas e voluntariamente, por exemplo:

  • Pessoas jurídicas: por meio da elaboração de projetos em editais, com propostas de patrocínio (Leis de Incentivo à Cultura, Lei do Esporte, PRONOM ou Fundo da Criança e Adolescente), desenvolvendo ações de Marketing Relacionado à Causa (MRC) ou por meio de um projeto conjunto, que alie os interesses da empresa aos da ONG; ou
  • Pessoas físicas: as pessoas precisam ser motivadas para fazer uma doação e essa motivação envolve dois pontos: 1) o vínculo do indivíduo com a ONG; e o 2) interesse que essa pessoa possa ter com a causa defendida pela Organização.

Há estratégias muito efetivas, como a realização de eventos – jantares, bingos, bazares etc. ONGs maiores, com recursos financeiros para investir em campanhas, ou que têm influência para conquistar mídia calhau, criam campanhas que têm reconhecimento mais amplo e realizam ações para atrair doadores. Os principais meios são ferramentas de marketing direto, como mala direta, telemarketing, e-mail marketing, anúncios em revistas, TV, jornal, outdoor, banners em sites etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com