TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE RH

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.719 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]Tema: Características de um profissional moderno

Disciplina: Recrutamento a Seleção

Data de entrega: 07/10/2014

Nomes: Jessica Reis Casemiro

               Cristina Dias da Si0lva

                              Aryellen Bernardo Diamantina

                               Priscila Lyra

                         Introdução:

    O mercado de trabalho atual está passando por diversas modificações onde exigem do profissional moderno determinação e atitude.

   Estamos vivendo um momento de inovações referente a todas as áreas, onde devemos nos adaptar a algo ou acontecimentos diferentes constantemente.

   Podemos observar que as empresas estão à procura de profissionais capacitados e muito competentes para desempenhar distintas funções que a elas serão confiadas ou empostas.

   Veja,

 Neste trabalho abordaremos o perfil e as características do profissional moderno e conseguimos mostrar que há uma grande diferença entre um profissional tradicional com o da atualidade. E o principal, saber o que o mercado de trabalho espera e procura nesse perfil.

                                                                               

                   

                 Profissional moderno

   

   No mundo atual, a maioria das organizações tem acesso às informações e à tecnologia; tratar essas informações com maior rapidez, alcançando o que se pretende é o grande desafio; portanto, o diferencial está no pessoal que a empresa formou e dispõe. 
   A competência humana é fundamental para lidar com o nível de transformações que se apresentam. O sucesso do ano anterior não é a garantia do sucesso futuro, portanto, as organizações devem estar sempre preparadas para as mudanças que estão ocorrendo e, preparadas para enfrentar aquelas imprevisíveis, que certamente, farão à diferença na tomada de decisões diante dos concorrentes.

  O novo profissional não é formado por um curriculum vitae abarrotado de cursos; é, principalmente, o que consegue equilíbrio entre a inteligência racional e a inteligência emocional. Precisa, antes de tudo, exercitar e praticar o espírito coletivo. 
  Junto a essa nova forma de profissionalismo, a competência chega com um novo significado, que deixa de ser apenas um sinônimo de capacidade, para ser um conjunto de traços que já nascem com o indivíduo e que não são facilmente percebidos, além das características que ele tem que buscar, sempre, no cotidiano. 
  Entre essas características estão o respeito aos papéis sociais, o autoconceito, os traços da personalidade individual, a motivação e o motivo para realizar coisas, entre outras. 

  A exigência então para o profissional moderno dentro da gestão por competências, passa por uma série de características técnicas e comportamentais adaptadas ao novo modelo da gestão do conhecimento e da era das contínuas mudanças.

[pic 2]

As mais significativas são:

  1. O domínio de idiomas e da informática são essenciais em todos os segmentos de atuação.

  1. Ter aptidão para o trabalho em equipe e gostar de trabalhar em equipe.
  1.  Saber formular questões, mantendo o foco em gerar soluções.
  1.  Praticar seu marketing pessoal com eficácia.

   Características do Profissional moderno

[pic 3]

                 

   O que o mercado procura é pessoas motivadas, alegres, de bem com a vida, otimistas e que não dependem do ambiente externo para sentirem motivados. Buscam-se profissionais que colocam a sua energia pessoal no trabalho, sem deixar que a vida pessoal atrapalhe a profissional ou vice-versa, mas trazendo as experiências de uma esfera para outra. Entusiasmo não pode ser treinado, tem que vir de dentro.
  Desse modo, chegamos à conclusão de que um profissional competente é também coerente. O mercado de trabalho busca com enorme interesse por profissionais que já se deram conta disso e que, portanto, se destacam dos demais. Esse sucesso tem origem num desenvolvimento global e na capacidade de adquirir as novas habilidades, de forma que elas expressem uma coerência interior do profissional, isto é, a correspondência entre pensamento e ação. Veremos quais são e como esses requisitos estão interligados em mais de uma área do saber, formando um conjunto equilibrado, harmonioso, saber como dividir e repassar o seu capital intelectual, reflexos de um profissional completo.
As principais características que englobam esse perfil são:

• Domínio de idiomas/ informática
• Flexibilidade
• Credibilidade
• Aptidão para trabalho em equipe
• Saber formular questões
• Senso de humor
• Ser responsável pelo seu próprio desenvolvimento Intelectual
• Multifuncionalidade
• Social e psicológica
• Iniciativa e criatividade
• Abertura ao aprendizado constante
• Vida familiar estruturada• Não ser Workaholic

     

    Competências exigidas no mercado de trabalho

   No ambiente de competitividade em que vivemos atualmente, a procura por bons profissionais é muito grande. Mas o que é ser um "bom profissional"? Quais são as competências necessárias para ser selecionado pelas empresas?

     Hoje, não basta apenas dominar a parte técnica da posição. A exigência das companhias vai além disso. Elas avaliam também as competências comportamentais, pois perceberam que são essas as que mais influenciam no desenvolvimento do trabalho de suas equipes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (535.2 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com