TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TEORIA DA ADMINISTRAÇAO

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.942 Palavras (24 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHAGUERA

UNIDERP

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Mariana Crispin de Araujo - RA: 357813

Marina Barboza Neto - RA: 374313

Ivone Regina de Oliveira - RA: 371948

Jocemar Correia de Lima - RA: 371152

Teoria da Administração

NOME DO PROF........

Icaraima - PR

Setembro – 2012


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro dos processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração, com base nas pesquisas realizadas sobre administração cientifica de Taylor, a teoria clássica de Fayol e com a teoria da burocracia de Weber.

O surgimento da teoria dos sistemas, e sendo completada pela teoria da contingência.

Esta desenvolveu a ênfase na tecnologia, e suas seis variáveis: tarefas, estruturas, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.


DESENVOLVIMENTO

TAREFAS: É voltada para administração científica, tendo como principal enfoque a racionalização do trabalho no nível operacional;

ESTRUTURA: É voltada para Teoria Clássica, Teoria Neoclássica, Teoria da Burocracia, e Teoria Estruturalista, tendo como principal enfoque a Organização formal; Princípios Gerais da Administração; Funções do Administrador; Organização Formal Burocrática; Racionalidade Organizacional; Múltipla Abordagem: Organização formal e informal; Análise intra-organizacional e Análise interorganizacional.

PESSOAS: É voltada para Teoria das Relações Humanas, Teoria do Comportamento Organizacional, Teoria do Desenvolvimento Organizacional, tendo como principal enfoque a Organização informal; Motivação, Liderança, Comunicações e Dinânica de Grupo; Estilos de Administração; Teoria das Decisões; Integração dos Objetivos, organizacionais e individuais; Mudança Organizacional Planejada; Abordagem do Sistema Aberto.

AMBIENTE: Teoria Estruturalista; Teoria da Contingência, tendo como principal enfoque a Análises Intra-organizacional e Análise Ambiental; Abordagem de Sistema Aberto; Análise Ambiental (Imperativo Ambiental); Abordagem de Sistema Aberto.

TECNOLOGIA: É voltada para a Teoria da Contingência; Administração da Tecnologia (Imperativo Tecnológico).

COMPETITIVIDADE: É voltada para Novas Abordagens na Administração, tendo como principal enfoque a Caos e Complexidade; Aprendizagem Organizacional; Capital Intelectual.

Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma delas valorize uma das seis variáveis básicas. Na realidade cada teoria administrativa surgiu com resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.

O conteúdo do estudo da administração varia de acordo com a teoria.

Cada autor da administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação de sua teoria.

Habilidade Humana

A administração pode ser concebida com racionalidade aplicada as relações sociais.

Mas embora seja um domínio para o exercício apropriado da lógica aplicada, seus praticantes introduzem valores e ética. É por isso que temos interesse pelos aspectos lógicos e de valor da administração filosóficas e da filosofia administrativa

A civilização com o homem para concretização do trabalho, esse esforço em todos os campos da ciência, da organização em todas as relações sociais. Se depende realmente desse esforço cooperativo, a ciência de gerir, de coordenar, comandar e dirigir esse esforço é uma ciência presente em todas as atividades humanas.

É por meio da ação humana que damos forma ao pensamento e materializamos o que queremos. Administração se faz presente pela organização da ação do homem, integrando recursos, esforço de forma sistêmica.

ACONTECIMENTOS SOCIAIS.

O século XX trouxe uma grande quantidade de Teoria Administrativas com Chiavenato as teorias mais importantes são:

- 1909 - Teoria da burocracia

- 1916 - Teoria clássica da administração

- 1932 - Teoria das relações humanas

- 1947 - Teoria estruturalista

- 1951 - Teoria dos sistemas

- 1954 - Teoria neoclássica da administração

- 1957 - Teoria comportamental

- 1972 - Teoria da contingência

Provando o avanço revolucionário que a ciência administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessárias a sobrevivência das organizações em geral.

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

Em virtude do processo produtivo, a exigência de maior organização fez surgir industrias, reorganizando a produção artesanal nas famílias, exigindo, pois, estudos formais voltados a administração, tendo isso ocorrido, principalmente, com a revolução industrial, na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX.

Com a invenção da maquina a vapor (1736 – 1819), e sua aplicação a produção, surgiu uma nova concepção de trabalho, e esta nova visão modificou completamente a estrutura social e comercial da época.

Esta modificação ficou conhecida como a revolução industrial (iniciada na Inglaterra), pois esta provocou profundas e rápidas mudanças na economia, política e por conseguinte na própria sociedade.

A revolução industrial pode ser dividida em duas épocas distintas:

1ª Revolução Industrial ou revolução do carvão e do ferro (1780 a 1860) passou por quatro fases:

1ª fase: Mecanização da indústria e da agricultura – surgimento da máquina de fiar, tear hidráulico, tear mecânico, descaroçador de algodão e substituíram a força motriz do homem, do animal e da roda de água.

2ª fase: A aplicação da força motriz na indústria – Utilização da máquina a vapor gerou profundas transformações nas oficinas que viraram fábricas (transportes, comunicações e na agricultura).

3ª fase: O desenvolvimento do sistema fabril – Desaparece do artesão e suas oficinas, cedendo lugares aos operários e as fabricas e usinas baseadas na divisão do trabalho, outro fator relevante foi migração da massa humana da área agrícola para as proximidades das fabricas, provocando desta forma a urbanização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com