TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DEP UNOPAR ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.642 Palavras (19 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO _        1

1        DESENVOLVIMENTO _        1

2.1        PESQUISA DE MERCADO _        1

3        NEGOCIAÇÃO        2

4     MARKETING         3

4.1     PROMOÇÃO         4

4.2        MARKETING DE RELACIONAMENTO        5

4.3     MARKETING DE GUERRILHA        6

5        analise das informações coletadas        7

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….14


1. INTRODUÇÃO:

        O presente trabalho foi realizado com o objetivo de pesquisar e analisar a atuação da Monvep no mercado. Identificar as principais negociações existentes na empresa envolvendo clientes e fornecedores, como elas ocorrem e como são resolvidos os conflitos. Procuramos identificar também como a empresa se comunica com o público-alvo e suas estratégias de Marketing.

         Neste portfólio, tratamos as estratégias de mercado, abordagem e ações, que os profissionais de marketing, poderiam adotar como gestores da Monvep. Analisando, situações de administração, conhecendo o comportamento dos mais variados tipos de consumidores, a pratica de estar orientado pela ética e lidando com questões da economia local.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. PESQUISA DE MERCADO

        A Monvep, concessionária autorizada de veículos da marca Volkswagen, foi fundada pelos empresários Deusdedit de Sá Miranda, João Batista de Moura e Jair de Sá Miranda, iniciando suas atividades em 17 de novembro de 1969, na cidade de Montes Claros/MG. Em 1995, foram classificados como melhores revendedores no setor de automóveis pela Revista Exame e também pela Revista 4 Rodas como a melhor revenda Volkswagen de Minas Gerais e a 7a (sétima) do Brasil. Neste mesmo ano a revenda de automóveis foi certificada pelo sistema de qualidade IS0 9001:2008; de grande volume de veículos novos, com o objetivo de continuar sendo líder. Atualmente possuem filiais da bandeira VW em Pirapora e Janaúba, além da bandeira Mitsubishi em Montes Claros, e, ainda, a Autolocadora Monvep, atendendo toda a região norte - mineira.

        A empresa tem uma estratégia focada na venda r nesse segmento. Atualmente o mercado de Montes Claros está saturado, com bastante concorrência. Esta disputa por espaço e divulgação acaba poluindo de informação visual e sonora as mídias tradicionais. É tanta informação de uma só vez para o consumidor, que ele acaba não assimilando.

        A empresa acompanha o mercado informalmente através de fontes secundárias como acompanhando panfletos de outras lojas, anúncios na rádio. Analisando o desempenho da gestão da empresa, concluímos que falta qualificação para acompanhar as tendências do mercado, embora esteja atuando a 46 anos nesse seguimento.

        Ao concluirmos a pesquisa registramos três fatos que foram relevantes para ajudar nas decisões gerenciais da empresa, aspectos como a forma de pagamento, localização do estabelecimento e atendimento ao cliente são qualidades essenciais para o sucesso no gerenciamento da empresa. Observamos que os clientes são atraídos muitas vezes pela forma de pagamento, visto que podem pagar suas compras em até 30 dias com cartão ou cheque pré-datado. Quanto a localização, percebemos que o supermercado está situado num local de fácil acesso onde muitas pessoas transitam de um bairro para outro. E por últimos constatamos que a qualidade do atendimento é essencial para a manutenção dos clientes e na atração de nova clientela.

3. NEGOCIAÇÃO

        As principais situações de negociação existentes na empresa envolvendo fornecedores são: a compra de produtos, prazo de pagamentos e entrega dos mesmos. Sendo que todo esse processo é executado pelo gerente administrativo (o proprietário) diretamente com empresas fornecedoras. Quanto a negociação com clientes, as principais são: a forma de pagamento, disponibilidade e qualidade dos produtos. Tanto as negociações com clientes e fornecedores são tratadas pelo gerente administrativo, o qual também atua na solução de problemas com os mesmos, contando com a experiência que adquiriu ao longo do tempo nesse segmento.

        As negociações internas da empresa são tratadas em particular e através de reuniões internas para discutir todas as situações do trabalho envolvendo os aspectos gerenciais e administrativos da empresa. As informações são repassadas, na maioria das vezes verbalmente por se tratar de uma empresa de pequeno porte, praticamente uma empresa familiar.  

        Os conflitos existentes na empresa, geralmente são de ordem pessoal envolvendo tanto clientes quanto colaboradores. Na mediação desses conflitos do supermercado, o gerente administrativo tem papel fundamental, com objetivo de buscar o melhor para sua empresa, respeitando os direitos dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Geralmente esses conflitos são resolvidos individualmente ou entre as partes envolvidas com ou sem testemunhas sempre buscando a melhor solução.

4. MARKETING

 A estratégia de divulgação da empresa é a propaganda voltada para a promoção no varejo, apresentando uma idéia de inovação, criando um impacto forte no cliente. Segundo a diretora de marketing Cinthia Becottini, a Monvep usa a estratégia de marketing de guerrilha para as suas divulgações. Este trabalho tem o intuito de investigar o marketing usado pela empresa atualmente e comparar o trabalho feito com o que é apresentado na teoria do marketing. Para descobrirmos as características e necessidades do publico alvo da empresa em questão, elaboramos uma pesquisa contendo perguntas estruturadas com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com