TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO - 4° SEMESTRE - ADMINISTRAÇÃO - EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNO:

Estudos Disciplinares VIII – Dissertação sobre a importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Administração – 4° Semestre – Universidade Paulista Interativa.

CARAGUATATUBA

2015

O desenvolvimento sustentável é definido como a capacidade de suprir as necessidades humanas desta geração, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras, ou seja, é o desenvolvimento consciente que não esgota os recursos para o futuro.

A preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável são temas que estão se fortalecendo durante os anos e a conscientização humana perante a real necessidade de possuir recursos futuramente é evidente. Não há uma maneira de existir desenvolvimento sem que seja sustentável, pois, o planejamento deve ser feito de forma que os recursos disponíveis sejam afetados da menor maneira possível.

A inclusão da educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode sim auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro e pode ser visto como uma esperança de equilíbrio para o desenvolvimento econômico acelerado perante a preservação ambiental. Quanto mais cedo o homem for educado, familiarizado e conscientizado da necessidade da preservação ambiental melhor será a formação de cidadãos responsáveis no futuro.

Sabemos que a escola possui um papel crucial na formação de caráter porque é justamente durante a idade jovem que o ser humano absorve mais conhecimento e muitas das características de sua personalidade resultam deste processo de amadurecimento. A educação ambiental vem sendo lentamente inserida nas escolas demonstrando a importância da reciclagem de materiais, economia de energia, economia de água e acondicionamento de lixo, porém, necessita ser amplamente discutido, explorado e divulgado porque a orientação é uma das ferramentas mais eficientes para a conscientização das pessoas perante aos problemas ambientais atuais e redução dos impactos futuros.

Algumas organizações não governamentais realizam serviços sociais com atividades ensinando crianças a confeccionarem brinquedos á partir de lixo reciclável, auxiliam na criação de hortas comunitárias para a comunidade carente entre outros projetos que melhoram a qualidade de vida e que também procuram alterar a visão retrógrada do homem em relação ao meio ambiente, fazendo com que todo recurso seja aproveitado ao máximo com o menor impacto possível futuramente. Sabemos que há a necessidade da alteração na percepção do homem referente à preservação e utilização do meio ambiente para a obtenção de recursos naturais e o melhor caminho é educando de maneira correta as gerações futuras e corrigir as falhas que ocorrem nesta geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com