TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Grupo 5 semestre Pedagogia

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

eulaia rodrigues da silva souza

JOSEMáRIA SANTOS BISPO RAMOS

maira pereira lima

marinete dos santos oliveira silva

trabalho interdisciplinar em GRUPO

A Importância De Trabalhar Educação Ambiental Nas Escolas

[pic 3]

Goiânia

2014

eulaia rodrigues da silva souza

JOSEMáRIA SANTOS BISPO RAMOS

maira pereira lima

marinete dos santos oliveira silva

trabalho interdisciplinar em Grupo

A Importância De Trabalhar Educação Ambiental Nas Escolas

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Arte e Música; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino de Natureza e Sociedade; Seminários V; Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão.

Profs. Rosely Montagnini; Keila Tatiana Boni; Andréia Zompero; Raquel Lemos; Vilze Vidotti

Tutora eletrônica: Lilian Roberta Gualberto dos Santos

Tutor(a) de sala: Maria Helena Pereira de Souza

Goiânia

  2014

INTRODUÇÃO.............................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.................................................................................07

CONCLUSÃO..............................................................................................09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................10

INTRODUÇÃO

A degradação provocada pelo homem ao meio ambiente é decorrente de inúmeras interferências causadas pelo ser humano no processo associado ao capitalismo de consumo desenfreado, garantindo automaticamente a poluição e degradação sem precedentes (BATTESTIN, 2008).

Segundo ANGELO; VALAENTINI; DEWES (2010), o ser humano com sua crescente população e por prejuízos advindos de uma era industrial muito desenvolvida, gera um aumento de recursos naturais onde se causa uma grave crise ecológica.

Ao longo dos séculos, o ser humano foi se tornando a espécie mais predadora do planeta Terra. A busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala, somada ao elevado nível de crescimento populacional, produziu uma enorme devastação dos recursos naturais. O planeta experimenta uma crise ecológica grave: são catástrofes naturais, como terremotos, furacões, estiagem prolongada; poluição atmosférica a níveis extremamente altos; destruição das florestas tropicais; falta de água potável; disseminação de doenças”. (ANGELO; VALAENTINI; DEWES, 2006, p.28)

         Para tentar uma resolução dos intensos impactos muitos eventos foram criados, como: a Conferência de Estocolmo, a Conferência Intergovernamental de Tbilisi sobre Educação Ambiental, a Conferência de Belgrado, a RIO-92, Conferência Nacional de Educação Ambiental e Conferência de Tessaloniki. Esses eventos marcaram o início de inúmeras discussões e propostas acerca da vinculação da educação ambiental (TOZONI-REIS, 2004).

        No ambiente urbano, seja ele grande ou médio, o meio de comunicação simplesmente alerta às pessoas e não assegura informações e conceitos científicos em relação ao tema proposto, no caso educação ambiental, no qual seja ela informada e repassada à sociedade (AMBIENTE BRASIL, 2010).

        A crise ambiental e a sobrevivência do planeta têm sido assunto bastante discutido e um dos consensos é a necessidade de disseminar entre os jovens e crianças pensamentos que geram novas atitudes em relação ao cuidado com nosso planeta (ROTHMAN; MUGGLER; FIRME; ALVES; OLIVEIRA, 2004).

         Com a destruição do meio ambiente, torna-se necessário repensar a relação do homem com a questão ambiental, onde essa parceria assume um papel importante na busca de um modelo de desenvolvimento para a implantação racional e equilibrar os integrantes natureza e homem (MARTINS JUNIOR, 2005). 

         A educação formal transformadora constitui-se de um método fundamental que alicerça as reflexões ambientais, onde visa um novo paradigma para uma sociedade conservadora e protetora (SILVA, 2007). A Educação Ambiental é um veículo de ligação interdisciplinar entre o educar e o meio ambiente, onde se define o fazer pedagógico necessário para a prática educativa (LAYRARGUES, 2004), pois através de um processo educacional pedagógico e participativo trabalhado de uma forma sensível é possível abranger informações sobre o meio ambiente em sua totalidade e, dessa forma, o cidadão poderá esclarecer muitas informações distorcidas sobre a questão ambiental.

         As questões sobre Educação Ambiental na escola têm sido consideradas como condição paralela ao regular pedagógico, complementar e externo ao entre sala de aula (CASCIANO, 1999). “É função da escola o papel fundamental em instruir o aluno para um grande futuro promissor, e através do mesmo pode-se criar um cidadão crítico em seu convívio social e participativo na sociedade” (MEC, 2010, p.26).

É preciso ainda que o conhecimento escolar não seja alheio ao debate ambiental travado pela comunidade e que ofereça meio ao aluno participar, refletir, manifestar–se e interagir com os membros da comunidade, no processo de convívio democrático e participação social (MEC/S.E.F. / PCNs Ciências Naturais, 1998, p. 26).

         O Brasil é o único país da América Latina que tem uma política nacional especializada em Educação Ambiental, a Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999, cuja finalidade é ligar gerações presentes, no qual muitos dos nossos jovens e adolescentes estão se afastando da questão ambiental e voltados à tecnologia, no caso o computador (DIAS, 1999)..

A Educação Ambiental é um meio propício para tentar amenizar os problemas da natureza. Deve ser abordada em sala de aula, para que os jovens se tornem seres mais conscientes dos problemas e mudem algumas atitudes em relação à preservação da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com