TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESPECIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (978Z)

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.403 Palavras (18 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 18

TRABALHO ESPECIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL (978Z)

RESPONDER ÀS QUESTÕES ABAIXO JUSTIFICANDO A RESPOSTA CONCEITUALMENTE. (RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVA COERENTE SÃO CONSIDERADAS ERRADAS)

  1. “Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários.” (Ethos)

 Tomando como base o texto acima, o que podemos afirmar da empresa que resolveu conduzir deus negócios de forma socialmente responsável?

 A A empresa está desenvolvendo uma “jogada de mkt”

B A empresa somente quer melhorar sua imagem com os clientes

C A empresa tomou uma decisão estratégica, assumindo a responsabilidade das

consequências de seus atos.

D A empresa quer doar dinheiro para os necessitados

E A empresa está com muito lucro

Resposta: C

Justificativa: A sociedade cobra das empresas uma atuação responsável e o consumidor tem consciência da efetividade de seus direitos. Portanto, exige-se das empresas uma nova postura que explique suas preocupações com questões sociais (responsabilidade social) e com a ética

 

  1. As organizações  podem e devem assumir um papel mais amplo dentro da sociedade

 Embora simples essa declaração é uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa. Ela também deixa transparecer os valores e a cultura de sua empresa e as estratégias utilizadas para alcançar suas metas. A declaração de visão ou missão da empresa socialmente responsável frequentemente vai além do propósito de "lucrar" ou "ser o melhor", e especifica que a empresa procurará agregar valor a todos os envolvidos no ambiente empresarial: acionistas/proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, e o próprio meio ambiente.

A É uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa

B Não tem importância para a gestão da empresa

C Explica como vai lucrar

D Esta questão envolve só os proprietários

E Esconde sua real intenção da empresa

Resposta: A

Justificativa: De acordo com o texto, a declaração da missão e visão da empresa não se resume em lucratividade e gestão, e sim conhecer e expor quais as metas e objetivos.

  1. “ O código de ética ou de compromisso social é um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações. O código de ética e/ou compromisso social e o comprometimento da alta gestão com sua disseminação e cumprimento são bases de sustentação da empresa socialmente responsável. A formalização dos compromissos éticos da empresa é importante para que ela possa se comunicar de forma consistente com todos os parceiros.Dado o dinamismo do contexto social, é necessário criar mecanismos de atualização do código de ética e promover a participação de todos os envolvidos.” Fonte: Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial – Versão 2000, p. 13.

Criar uma declaração de Missão em uma empresa

A Não tem importância para a gestão da empresa

B Explica como a empresa vai obter lucro

C Esconde sua real intenção da epresa

D Envolve só os proprietários da empresa

E É uma forma importante, que sucintamente identificará as metas e aspirações de sua empresa.

Resposta: E

Justificativa: código de ética é basicamente a forma escrita do que se deve fazer, é compostos pela cultura da organização, ou seja, cada empresa contém um único código tanto de ética quanto de conduta.

  1. Um conjunto de valores éticos é uma importante ferramenta para que gerentes e empregados tomem decisões empresariais condizentes com as metas e convicções de sua companhia. Quando bem alinhavada e implementada, uma declaração de valores éticos especifica a forma pela qual sua empresa administrará os negócios. Como tal, ela será utilizada por gerentes e funcionários como um valioso indicador, especialmente no momento de tomar decisões importantes ou difíceis. Uma declaração de valores éticos pode ajudar sua empresa a desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes, e outros parceiros; a reduzir o número de processos legais e de contingências, a negociar conflitos de interesse e a assegurar o cumprimento das leis.

A Nos momentos de decisão o gerente não deverá usar os valores éticos da empresa

B Uma declaração de valores éticos especifica a forma pela qual sua empresa administrará os negócios

C Valores éticos não tem nada com negócios

D Os valores atrapalham a relação com outros parceiros

E É perda de tempo

Resposta: B

Justificativa: Observe que quando solicitadas a refletir sobre os princípios que frequentemente guiam suas decisões no trabalho, as pessoas tipicamente mencionam, além de respeito às leis. Honestidade, justiça, compaixão, respeito ao próximo, integridade, lealdade e solidariedade.

  1. Incorpore a ética a avaliações de desempenho

Vincule aumentos de salário e gratificações a gerentes a quanto tenham servido de exemplo positivo a seus funcionários e a quanto seus respectivos departamentos agiram eticamente.

A Exemplos positivos de ações éticas devem fazer parte da avaliação de desempenho dos funcionários

B Aumentos de salário e gratificações não podem estar vinculados às questões éticas do funcionário.

C Ética não deve fazer parte da avaliação de desempenho dos funcionários

D Ética é uma questão muito pessoal

E No ambiente corporativo não podemos ser éticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com