TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO PESSOAS - TRABALHO EM EQUIPE

Por:   •  11/4/2017  •  Resenha  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

EVELLIN MACHADO SOGDU

Trabalho da disciplina: Gestão de Pessoas (NPG0036/2366026 ) 9001.

                                                 Tutor: Profª Beatriz Acampora S. de Oliveira

Rio de Janeiro

2017

Estudo de Caso :

TÍTULO: Uma Nota sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA:  Harvard Business School, 407-P02, October 4, 2011

Introdução - Na nota estudada podemos analisar a abordagem de estratégias para alcançar bons resultados com o trabalho em equipe altamente eficazes e eficientes, no qual será exigida a combinação da especialização com a experiência de diversos indivíduos. No texto são apresentados desde a elaboração do processo e suas habilidades, na sequencia o desenvolvimento da equipe, o trabalho em equipe, a globalização e conclui indicando características de indivíduos que formam uma equipe para atingir os melhores resultados.

Processo de Equipe Eficaz - Trabalhar em grupo ou juntos é completamente diferente de trabalhar em equipe. A equipe é formada por indivíduos únicos, cada um com sua experiência, seu conhecimento e seu entendimento, à medida que a equipe cresce, se desenvolve e se envolve com os outros membros podem surgir outras características e isso precisa ser evidenciado, analisado, entendido, percebido e trabalhado para que novas práticas sejam adotadas para uma boa fluidez da equipe. Essas práticas devem estar conciliadas com a politica da organização, a moral, a ética sempre alavancando- as a patamares mais eficientes, tanto no relacionamento entre os membros da equipe quanto à busca dos melhores resultados.  Em todas as reuniões de equipe existirão as tomadas de decisões, que são feitas através de debates, muitas vezes bem polêmicos, assim devemos levar em conta algumas etapas para este processo de decisão como a identificação e exploração do problema, a geração de soluções possíveis dando total liberdade para os membros expressarem suas ideias e aperfeiçoamentos e críticas as soluções possíveis através de comum acordo.

O desenvolvimento da Equipe - O desenvolvimento da equipe não se faz da noite para o dia, é um processo que envolve estratégias, análises e, ações a serem tomadas no momento certo. A natureza da tarefa determina, em grande parte, o modo como a equipe deve se organizar e realizar seu trabalho.

  • O começo - A primeiras reuniões são decisivas para que saiba que a equipe será eficaz e que enfrentara os momentos críticos. Os padrões e às normas definidas serão de extrema importância, pois, afetará a equipe em todo o processo em que estiverem trabalhando juntos, se  as pessoas não se identificam e não sentem que constituem

uma equipe, não se sentirão coletivamente responsáveis pela equipe e por seus objetivos.

  • Realização do trabalho - A definição de metas exigentes de desempenho são fundamentais para o desenvolvimento futuro. Quando se define a meta o entusiasmo é renovado a cada degrau alcançado revitalizando as energias para se alcançar o próximo, ou seja, mostra um contexto pelo qual trabalhar. Depois de criar essas estruturas, os membros da equipe devem realizar o trabalho que designaram para si próprios.
  • Análise e Monitoração do trabalho - Com o passar do tempo juntos, a cultura da equipe começa a aparecer, crenças e comportamentos inconscientes, equipes eficazes definem regras e normas que permitem uma reflexão sobre seu processo. Ao final de cada reunião se faz necessário uma avaliação dos resultados para que os membros possam falar da atuação de cada um da equipe, realizando assim um feedback imediato, para que sirva de exemplo para uma nova equipe e um novo trabalho que será executado, isto servira não só de aprendizagem, mas também como oportunidade de os membros encerrarem sua experiência em equipe.

Trabalho em Equipe e Globalização – Trabalhar em equipe não é fácil, hoje vivenciamos um mundo globalizado, e assim, as equipe se deparam em ter que servir a empresa através de encontros com outros membros, pode ser de outro estado, ou até de outros países. Seguem dois desafios da atualidade merecem atenção: As Equipes globais e o Trabalho em Equipes virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com