TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 1º SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  30/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FERNANDA FERREIRA COSTA DOS SANTOS

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

[pic 4]

Vitória da Conquista - Bahia

2015

fernanda ferreira costa dos santos

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade;

Prof.(s): Daiane Alves Rodrigues; Paula Cristina de Oliveira Klefens; Maria Eliza Correa Pacheco;

Vitória da Conquista

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................

3

DESENVOLVIMENTO.............................................................................

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................

9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................................

10


INTRODUÇÃO

Conforme questões propostas pelo Curso Superior de Bacharelado em Administração, referente às Disciplinas Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética, Política e Sociedade; foi feito um roteiro ao qual o trabalho segue em prol de descrever a macroeconomia e microeconomia, através das estruturas de mercados e seus componentes do setor supermercadista do Rio Grande do Sul, enfatizando o oligopólio existente neste Estado.

Tais questões e suas premissas são salutares no estudo da organização de empresas, e a segunda questão também respondida neste trabalho diz respeito aos aspectos atinentes aos Métodos Quantitativos aplicados à Gestão Empresarial, trazendo os conceitos de Medidas Descritivas, Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão e das Técnicas de Amostragem Probabilística, tratando dos Números-Índices.

E por fim trata da Ética, Política e referente aos valores e meios de vivencia da sociedade, trazendo com relação à Administração de empresas estratégias de comunicação e o compromisso que envolve os limites de mercado e que refreiam a concorrência, como são os casos dos cartéis, que muitas vezes acaba por beneficiar um pequeno grupo e gerar custos excessivos para a sociedade, sendo uma ação aética, de modo que a Política e a sociedade estão inclusas neste conjunto de regras ou normas que regem tais demandas. 

DESENVOLVIMENTO

Para este desenvolvimento, seguiu-se um roteiro de questões elaboradas, para que fosse abrangido todo o estudo do texto analisado, e inicialmente tratou :

1) Microeconomia e Macroeconomia

Conforme o texto analisado viu-se que ao abordar o setor supermercadista a partir de um enfoque das estruturas de mercado apresentadas. Conforme analise feita viu-se que as estruturas de mercado são alicerces que descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado.

Tais fatores envolvem a economia e suas premissas, e esta busca estudar como há organização de recursos e se divide em microeconomia e na macroeconomia.

O conhecimento da macro e microeconomia é de grande utilidade para o administrador de empresas, vez que para que seja feita uma boa gestão deste ele deve estar a par de todas as necessidades econômicas, no estudo da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda como uma das mais importantes obras de literatura econômica, trazendo as atuais bases conceituais da macroeconomia (OREIRO, 2006).

Conforme dita Mendes (2005, p. 231) “A microeconomia estuda as unidades (consumidores, firmas, trabalhadores, proprietários dos recursos, etc.) componentes da economia e o modo como suas decisões e ações são interrelacionadas.” Deste modo, vê-se que o texto trata da microeconomia do Estado do Rio Grande do Sul com relação ao setor supermercadista e traz as estruturas de mercado que são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura tem aspectos próprios relacionados a interação da oferta e da demanda, pautado no mercado.

É válido salientar que as estruturas clássicas são maximizadoras de lucro. E toda estrutura de mercado envolve: o número de firmas produtoras no mercado;   diferenciação do produto e a  existência de barreiras à entrada de novas empresas.

As estruturas mais conhecidas são: a Concorrência perfeita, onde há um número infinito de firmas, o produto de todas estas é homogêneo (não há diferencial) e não há óbices à entrada de firmas; já o Monopólio é um tipo de estrutura bem conhecida, e como o nome denota : mono (de um) é o mercado onde há uma só empresa, com produtos sem substitutos próximos, e que tem óbices que não permitem facilmente que outras empresas operem no mercado vigente; Há ainda a concorrência monopolística (ou imperfeita), que no caso já são muitas empresas, com produto diferenciado, e que não obstam a entrada de novas firmas; Já o Oligopólio é um tipo de estrutura de mercado onde não há muitas empresas, e sim um pequeno número que domina o mercado, com diversidade de produtos já que podem ser homogêneos ou diferenciados, e que geram barreiras à entrada de novas empresas. Nota-se que há cooperação-competição entre estes mercados concorrenciais, onde o oligopólio existe a partir de um jogo de empresas (SAUAIA; KALLAS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com