TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 5 SEMESTRE UNOPAR

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração

JÉSSICA GOULART COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

[pic 3]

PIUMHI

2015

JÉSSICA GOULART COSA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Administraçã da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Matemática Comercial e Financeira. Planejamento Tributário. Contabilidade Aplicada à Administração. Seminário V.

Aos professores Marcelo Caldeira Viegas; Paula Cristina O Klefens; Regiane A Brignoli; Karen H Manganotti; Regis Garcia; Luciana Barbosa Fukuy.

                                                                                   

Piumhi

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................05

2.1 IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS...........................................................................05

2.2 SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO................................................................06

  1. ATIVIDADE REGIONAL E SEUS TRIBUTOS INCIDENTES...............................07

2.4 CONCEITUAÇÕES MATEMÁTICAS...................................................................09

2.4.1 Juros Compostos e Juros Simples....................................................................09

2.4.2 Equivalência de Capitais...................................................................................10

2.4.3 Sistemas de Amortização.......................................................................................11

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................12

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Empresas que visam o sucesso procuram seguir um perfil de profissionais de qualidade nos quais exigem competências e habilidades de conhecimentos gerais.

A área de administração é muito vasta e possui um leque de seguimentos impressionantes, dois destes leques podem ser destacados como fundamentais para o desenvolvimento, concretização e principalmente sucesso da empresa: Matemática Financeira e Contabilidade. A Matemática Financeira possui um papel imprescindível dentro da Organização, nela são vistas estratégias na tomada de decisão e conhecimentos das situações financeiras de um modo total. Já a Contabilidade tem um papel mais numérico, ela consegue evidenciar números exatos, estimar situações de risco financeiro, controlar tributos e fiscalizações e muito mais.

Juntamente com números e estatísticas temos assuntos que devem ser notados com uma atenção especial, que também seguem juntamente com a Matemática e a Contabilidade, no presente trabalho serão abordados de modo sistemático temas da situação tributária do país, conceituações matemáticas e atividades regionais com suas características tributárias.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA E CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Nos dias hodiernos muito temos vistos os efeitos da globalização, do consumismo e principalmente do crescimento econômico. No ambiente corporativo cresce cada vez mais a necessidade de competências especiais e gerais para os profissionais das áreas, sendo estas requeridas e necessárias em praticamente toda a cadeia empresarial. A reflexão é clara e objetiva no sentido de todos os colaboradores, gerentes e diretores no meio administrativo desenvolverem raciocínios lógicos e matemáticos, as habilidades para utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, trabalhando juntamente com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos, demonstrando assim a compreensão do todo administrativo (desde o operacional até o estratégico), de modo integrado, bem como de suas relações com o ambiente externo, saber encontrar, desenvolver e resolver questões de flexibilidade, desafios organizacionais e tomada de decisão.

Deste modo nota-se de modo simples a necessidade vital da Matemática e  indo mais a fundo temos além de equações e problemas lógicos a área de tomada de decisão financeira, na qual a Matemática Financeira é extremante estratégica. A Matemática Financeira podemos dizer que é “o coração da empresa” onde tudo que impulsiona o funcionamento das corporações dependem das soluções e dos resultados financeiros.

A utilização da Matemática Financeira quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximizam os resultados, um bom profissional não improvisa resultados ou soluções ele corre atrás e busca justamente uma estratégia solida coerente a qual sua empresa irá ou deverá apoiar para impetrar bons negócios. Uma boa formação favorece um conhecimento mais visível e preciso, tornando o processo de orçamentos e custos mais confiáveis e transparentes.

Buscando mais detalhadamente damos destaque a Contabilidade dentro do mundo corporativo, sendo ela também um dos pilares da Gestão Empresarial. Existe uma conexão muito forte entre gestores e informações financeiras, pois justos caminham em busca de um objetivo comum, no qual a lucratividade é certa.

A Contabilidade mensura e mostra exatamente em números diversas situações da empresa, como por exemplo: quando e quanto existe de verba disponível para investimento, pra onde esta indo os lucros da empresa, qual a situação da empresa diante dos custos e despesas, dentre milhares de informações. Em resumo o objetivo da Contabilidade e transformar e gerenciar dados contábeis para as finalidades desejáveis.  A Contabilidade também esta inteiramente ligada ao meio fiscal, ao entendimentos e conhecimento de tributos aplicáveis a cada atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com