TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em Administração

JACQUELINE PEREIRA ALKMIM RIBEIRO

produção textual INTERDISCIPLINAR

[pic 3]

Montes Claros - MG

2015

JACQUELINE PEREIRA ALKMIM RIBEIRO

produção textual INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito Empesarial e Trabalhista,Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Ambiental.

Prof. Janaina V. Testa, Elisete Alíce Z. de Oliveira, Fabiane T. Muzardo.

[pic 4]

Montes Claros - MG

2015


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2 .DESENVOLVIMENTO..................................................................................05

3 .CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13

REFERÊNCIAS................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Há uma mudança de valores e paradigmas causada por uma série de acontecimentos nos últimos anos. A evolução da tecnologia trouxe novidades como a alta velocidade do fluxo de informações e processos produtivos otimizados e padronizados. O resultado prático é que pessoas e empresas têm mais acesso à informação, em tempo real, estando todos  mais exigentes, porque melhor informados. 

No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultando em esforços múltiplos para o atendimento de objetivos compartilhados. O comprometimento dos colaboradores com o planejamento estratégico é que fará com que todos os esforços sejam direcionados para os objetivos e metas.  

As empresas para sobreviverem e prosperarem buscam uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado .

O objetivo do trabalho visa, aprofundar os conhecimentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas do semestre atual conforme pesquisa e análise contribuindo na construção de uma visão abrangente sobre  os principais temas abordados Responsabilidade Social e Ambiental,  Direito Empresarial e do Trabalho e Gestão Pessoal.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Direito Empresarial e do Trabalho e Responsabilidade Social

A preocupação com os problemas sociais e ambientais, decorrentes principalmente pelo fenômeno da globalização dos mercados, está cada vez mais em evidência, gerando debates entre as organizações, governos e a sociedade como um todo..

Responsabilidade social é o modo de pensar e agir eticamente na minha relação com o outro. No mundo das empresas, se traduz como um princípio ético, aplicado à realidade através de uma gestão que leva em consideração as necessidades e opiniões dos diferentes stakeholders, isto é, dos públicos envolvidos ou impactados pelo negócio das empresas.

Conceitos novos – muitas vezes complementares, distintos ou redundantes, usados para definir, Responsabilidade Social Corporativa  que são ações que beneficiam a sociedade e as corporações tomadas pelas empresas, sendo a economia, educação,  saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo;  e Responsabilidade Social Empresarial  ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade e Responsabilidade Social Ambiental ilustra não só o compromisso  com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. São as corporações se conscientizando no desenvolvimento,  impulsionando  a sustentabilidade econômica, social e  ambiental.

 As áreas que recebem essas ações vão desde uma empresa fundada na valorização da livre iniciativa e do trabalho,  geração de emprego, distribuição de renda ,  respeito aos Direitos Humanos, até a preservação do  meio ambiente, doações, patrocínios, projetos culturais, equilíbrio ecológico,  em outras palavra, eco eficiência.

O homem moderno passa a maior parte de seu tempo dentro de  organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, comer, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita. (CHIAVENATO,2011, p. 04)

As empresas envolvidas seriamente com essa agenda têm investido cada vez mais em integrar a responsabilidade social à sua estratégia, o que traz ganhos para o negócio.

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o  Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos : o respeito aos direitos no trabalho (definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada 1998:(http://www.oitbrasil.org.br/content/o-que-e-trabalho-decente) .

- Liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; - Eliminação de todas as formas de trabalho forçado;

- Abolição efetiva do trabalho infantil;                                                                              

- Eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.

A qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas: a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade. Além de  estar saudável,  física, cultural, espiritual até a saúde profissional, intelectual e social. Cada vez mais as empresas que desejarem estar entre as melhores deverão investir nas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com