TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL PROCESSOS GERENCIAS

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A seguir faremos uma reflexão de como algumas indústrias vem driblando a crise econômica e sequentemente discutir neste trabalho a importância do conhecimento de marketing em épocas de crise, falaremos também da importância do diagnóstico organizacional nas empresas, tanto quanto da importância das empresas se atentarem para seus custos em épocas de crise.

Muito tem sido falado sobre a crise econômica pela qual o Brasil vem passando, que começou a dar maiores sinais em 2015, desde o inicio do ano de 2015 os brasileiros tem testemunhado um aumento notório nos preços de itens que fazem parte do seu dia-a-dia.

Independente de a crise ser realidade ou não, nos últimos tempos não somente a população brasileira vem sofrendo com esse período de resseção, mas também diversas empresas que tiveram seus resultados afetados e de alguma forma sentiram efeitos negativos nos seus negócios. Essa situação normalmente levam as empresas a adotarem uma posição mais defensiva, repensando sua estratégia e principalmente reduzindo custos que em épocas de crise se fazem necessários.

2 FUNDAMENTOS DE MARKETING

Na perspectiva do marketing uma crise apresenta sempre oportunidades e desafios e a marketing e toda a sua criatividade que lhe está naturalmente associada, possibilita a muitas empresas invertem a situação econômica adversa.

Ao fazermos uma analise no texto proposto sobre os compostos de marketing (4P’s) podemos observar algumas estratégias utilizadas criativamente por algumas empresas citadas no texto para driblar a crise econômica, encontraremos as seguintes informações: quanto a:

Produto: Algumas empresas optaram por manter um produto já existente, investindo em um nome já estabelecido como fez a empresa Unilever apostando na marca Chantibon por acreditar ser a opção menos arriscada em tempos de crise. Em contrata partida a empresa whirlpool juntamente com a Ambev desenvolveu uma capsula para produção caseira de refrigerantes, cervejas e outros oito tipos de bebidas, além disso, a empresa whirlpool pretende lançar ate o final de 2015, 200 novos produtos, deixando claro que sua estratégia é oferecer novos produtos para satisfazer um desejo ou necessidade e assim chamarem a atenção do mercado e principalmente do seu publico alvo, podendo de tal modo manter e atrair seus clientes para driblar a crise.

Preço: Tendo como base o texto percebemos que as empresas citas estão aprimorando seus produtos ou desenvolvendo novos produtos, portanto o fator preço tende a se tornar secundário quando você consegue demonstrar que os serviços oferecidos pela sua empresa são produtos de qualidade, e os preços dos produtos e serviços são elaborados a partir dos atributos observados pelos consumidores e são definidos de acordo com a ótica deles, pelos valores apresentados, sendo os custos uma consequência dos preços estabelecidos.

Se produtos de qualidade forem possíveis produzi e distribui-los, a empresa terá uma linha de produtos de acordo com os valores percebidos pelo consumidor e a um preço considerado justo por eles que quando somados a outros elementos do mix de marketing aumentam ainda mais o valor percebido.

Praça: Quanto à distribuição o texto nos permite observar duas formas. A empresa whirlpool e Ambev disponibilizaram seus produtos em lojas e por meio de assinatura mensal e com certeza a mensalidade de seu produto é uma excelente forma de se sobressair em tempos de crise, pois ela facilita a disponibilização do produto aos clientes, possibilitando a empresa maximizar seus lucros.

Promoção: A fabricante de bebidas Brasil Kirin deixou claro que com a desaceleração por conta da crise na região nordeste a empresa deixou de fazer apenas anúncios nacionais para lançar anúncios exclusivos para os mercados regionais que foram os mais atingidos, assim ampliou no nordeste 20% a verba de publicidade, com a intenção de realocar seus investimentos para o mercado onde se encontra o maior déficit e assim barrar a desaceleração e retornar o crescimento naquela região. Deixando claro também que aproximar dos seus consumidores pode ser a única maneira de driblar o pessimismo do mercado e seguir na lembrança dos clientes mesmo depois que a turbulência passar.

Sabemos que a economia é um fator que interfere diretamente no comportamento de compra do consumidor, produzindo sentimentos de incertezas e receios com relação ao consumo de bens e serviços. Entretanto todas as empresas possuem ferramentas eficazes que ajudam a persuadir o consumidor, uma delas é a CRM que permite uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negocio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades para então atendê-lo da melhor forma, portanto é necessário entender melhor quais são as necessidades de cada cliente para gerar nele satisfação por adquirir seus produtos e assim fideliza lós.

No meu ponto de vista uma das melhores formas de driblar um período de resseção econômica é manter-se próximo de seus clientes, segundo Kotle e Keller conquistar novos clientes custa cinco vezes mais do que manter os já existentes satisfeitos. Sabemos que o comportamento do cliente sofre influência social, psicológica, antropológica e econômica na hora da compra, portanto em tempo de crise é esperado uma baixa de gastos, afinal o cliente tende a selecionar mais suas prioridades e necessidades para consumir e o esforço das empresas em investir na retenção de clientes proporciona um aumento de vendas afinal clientes leais estão dispostos a ajudar a empresa a garantir sua sobrevivência, clientes satisfeitos tendem a resistir às praticas de negócios injustas e antiéticas contra a empresa que eles estimam e também contribuem para redução das despesas porque clientes satisfeitos fazem propaganda, pois falam bem sobre a empresa para seus amigos e conhecidos fazendo com que eles também conheçam sua empresa, seus produtos e serviços o que levar a concluir que em tempos difíceis ter a fidelidade de seus clientes pode com toda certeza fazer com que sua empresa se mantenha firme no mercado, pois são inúmeras vantagens e em minha opinião ter a ferramenta CRM é um dos melhores investimentos, pois ela ajuda a manter a satisfação do cliente.

3 DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Realizar um diagnóstico organizacional é de extrema importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. É como uma radiografia computadorizada da organização, uma análise minuciosa cujo propósito é levantar todas as características; forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, nele vão aparecer todas as deficiências os acertos e os excessos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com