TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartona Trabalho individual processos gerenciais

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Cartona e seus desafios 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho e uma produção de texto individual com a finalidade de aplicar os conhecimentos obtidos no 1° período do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais nos aspectos econômicos,èticos,gestão de pessoas e modelos de gestão da empresa Cartona: uma empresa que guarda emoções.

2 DESENVOLVIMENTO

Cartona e seus desafios

Cartona: uma empresa que guarda emoções,a empresa surgiu em 1927, como uma organização focada no ramo da fotografia na produção de cartões, capas, e cartões para formaturas e casamentos.Com a evolução do mercado da fotografia ela passou a comercializar de tudo que se envolvia com a fotografia, câmeras fotográficas,materiais usados para a revelação e armazenagem de fotos e câmeras, a mesma introduziu a sua produção a confecção de cases para guardar as câmeras fotográficas,e outras coisas voltadas para a fotografia como: Cartelas adesivas, com o passar dos anos e sua modernização e competitividade ela começa a buscar produtos no exterior para competir e não perder mercado.

A cultura organizacional da Cartona e familiar.

Inicialmente gerida pelo senhor Ricardo Augusto Monegaglia, homem honesto justo que reconhecia o trabalho de cada um de seus colaboradores.

Segundo o texto a Cartona possui os seguintes departamentos:

• Administrativo,

• Financeiro,

• Marketing,

• Comercial,

• Vendas,

• Compras

• Produção.

Não foi possível identificar setores como Recursos Humanos e departamento pessoal porém,pelo tamanho da empresa identificado no texto com certeza estes setores também faziam parte da sua estrutura.

Quanto ao setor a Cartona: uma empresa que guarda emoções se enquadra no setor produtivo terciário o mesmo esta associado a prestação de serviços como produtos intangíveis ofertados para satisfazer determinadas necessidades como atividades economicas que caracterizam esse setor podem ser apontados: serviços de alimentação,escolas e universidades dentre outros.

Quanto ao setor da sociedade a empresa enquadras-se no segundo setor, sendo organizações de interesses privados que tem como finalidade a obtenção de lucro.

O Senhor Ricardo tinha três filhos: Rodrigo, Ricardo e Rodolfo os três eram formados em curso superior, porém o mesmo fez questão que seus filhos trabalhassem como subordinados, até mesmo em outras empresas para adquirir experiência ele achava importante que seus filhos soubessem como e ser comandado para depois comandar.

Em 1997 o senhor Ricardo Augusto Monegaglia veio a falecer deixando assim grandes desafios para os seus três jovens filhos como passar credibilidade confiança e tranqüilidade para os empregados e fornecedores da empresa, encontrar uma maneira de gerir a empresa e demonstrar que apesar de serem jovens os rapazes teriam capacidade de gerir a Cartona: uma empresa que guarda emoções.

Os três irmãos Monegalia se reuniram para decidir o que seria da Cartona: uma empresa que guarda emoções, eles decidiram gerir a empresa juntos de uma forma compartilhada, e em um aspecto ético profissional eles demonstraram educação e respeito com seus funcionários, fornecedores e clientes comunicando a todos que a empresa Cartona continuaria a “guardar” emoções, ou seja, ela permaneceria no mercado agora sobre a gestão dos três irmãos.

Eles demonstraram ter as habilidades necessárias para um gestor que são as habilidades técnicas, humanas e conceituais, demonstrando da seguinte forma:

• Habilidades técnicas: como os irmãos começaram a trabalhar nos cargos mais baixos eles sabiam como produzir o material a ser comercializado.

• Habilidades humanas: focada no relacionamento com pessoas, capacidade de liderança, motivação e eles conseguiram mostrar para os fornecedores, clientes e funcionarios que eles eram capazes de gerir a empresa.

• Habilidade conceitual: engloba toda a empresa de forma que os irmãos mostraram que sabem usar as o planejamento estratégico, a criatividade e claro os conceitos adquiridos em suas formações e experiências.

Quanto ao desempenho da empresa os irmãos adotaram um modelo de gestão compartilhada onde a democracia prevalece e a opinião de todos e considerada para o bem da empresa. Referente a eficiência e eficácia podemos ver os conceitos abaixo :

EFICIÊNCIA: é a palavra que indica que uma organização utiliza racionalmente ou de maneira econômica os seus recursos (pessoas,matéria-prima,maquinas equipamentos etc.) isso significa que a organização usa uma menor quantidade de recursos para produzir mais produtos ou serviços.

EFICÁCIA: usa-se essa palavra para indicar que uma organização realiza satisfatoriamente os seus objetivos.Podemos considerar uma organização eficaz quando os resultados dela correspondem ás necessidades e aos desejos dos diversos tipos de clientes(colaboradores,consumidores,acionistas,etc.)

Podemos concluir que a empresa Cartona: uma empresa que guarda emoções conseguiu garantir a sua eficácia, pois conseguiu atingir os seus objetivos de atender as necessidades de seus diversos tipos de clientes.

Referente à eficiência os irmãos Monegaglia buscaram pessoas capacitadas que ao longo do tempo trabalharam com o seu pai que eram capazes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com