TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDVIDUAL 7 SEMESTRE ADMINISTRAÇAO UNOPAR

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como ênfase o estudo de uma franquia, com base no texto “Escola de Rock vira franquia com investimento a partir de R$ 211 mil”. Iremos abordar aspectos relevantes na hora de estudar a possibilidade de abrir uma franquia, sendo um franqueado ou franqueador.

Para este trabalho vamos aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Administração da produção e logística, Empreendedorismo e plano de negócios e Gestão de Projetos.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Texto “ Escola de Rock vira franquia com investimento a partir de R$211 mil”

O texto conta a história do empresário Marcelo Freitas, apaixonado por rock, que decidiu abrir a Academia do Rock, uma escola de instrumentos musicais, com o seu sucesso a Academia entrou para o Ramo de franquias.

A escola de Rock, oferece aulas particulares, e posteriormente os alunos formam bandas e se apresentam. Muitos buscam a escola como forma de terapia, mas muitos buscam a escola a fim de seguir carreira na musica.

O maior desafio das franquias é encontrar profissionais capacitados para ensinar os aluno, pois precisam de pessoas qualificadas para estimular os alunos.

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

A administração logística trabalha com redução de gastos desnecessários, eu não agreguem valor ao produto, objetiva desperdício zero e aumento da qualidade do serviço ofertado, é delineado na moderna Logística Empresarial.(Bazoli,2013)

Toda e qualquer empresa hoje, busca melhorias de processos e redução de custos de forma a garantir lucratividade, qualidade e agilidade tanto na produção, entrega e satisfação do cliente.

Para que isto aconteça, é e extrema importância que o empresário saia onde ele quer chegar e exatamente o serviço que quer prestar, para que em cima disto monte seu planejamento, e a partir daí saiba qual será a sua capacidade de produção e e atendimento com qualidade para o seu consumidor final.

Segundo Bazoli, Prover a capacidade produtiva para satisfazer plenamente a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da administração da produção e o seu objetivo também é buscar um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda, para, desta forma, satisfazer tanto os cliente externos como também os clientes internos, proporcionando um ambiente adequado para trabalhar e maximizar os resultados da empresa.

É importante que após o planejamento, a empresa utilize ferramentas de controle, afim de acompanhar os resultados obtidos para chegar mais próximo do planejado, e para que a empresa possa corrigir qualquer erro de produção ou operação para minimiza-lo perante ao cliente. Sabemos que a propaganda negativa se espalha muito mais rápido que a positiva, então temos que utilizar de toas as ferramentas disponíveis para evitar que os erros possam atrapalhar nosso planejamento a curto e longo prazo

2.2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIOS

“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.” Lei 8.955/94

Segundo o site Sua Franquia, cita que o termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador. O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento.

Já o franqueado investe, trabalha e assume integralmente os custos de montagem e operação de sua loja franqueada e também remunera a franqueadora pela transferência de know-how, treinamentos, uso da marca e assistência contínua. A compra de uma franquia, normalmente, exige um investimento inicial alto, pois contempla valores de instalação, equipamentos e funcionários. Porém, atualmente, há as chamadas microfranquias que exigem um investimento baixo. (Sua franquia.com)

O possível candidato a franqueado, deve sempre avaliar as condições do mercado, e a procura pela marca, ou produto que ele deseja representar. È importante que se faça uma pesquisa de mercado para saber qual o possível retorno que ele terá com este investimento e qual o tempo que terá este retorno. Deve-se avaliar, qual o local ideal, se terá nas proximidades possíveis cliente, formas de acesso, qual será a forma de divulgação e se já existe uma procura pelo produto ou conhecimento do produto pelos futuros clientes. É de extrema importância que o franqueado tenha afinidade com a franquia que deseja investir.

Na Academia de Rock o interessado a ser franqueado, deve ter ligação com a musica, apreciar o rock e ter conhecimento do assunto, caso contrário pode não obter o retorno desejado, ou ter suas expectativa frustradas, e o investimento é alto o bastante ara apenas arriscar.

O que podemos afirmar é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com