TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5 Semestre Individual Unopar Academia Via Forma

Exames: Trabalho 5 Semestre Individual Unopar Academia Via Forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MARKETING I 4

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida 4

2.2 MARKETING II 4

2.2.1 Público-alvo de uma academia 4

2.2.2 Definição de “SERVIÇO” 5

2.2.3 INSEPARABILIDADE dos Serviços 6

2.2.4 INTANGIBILIDADE dos Serviços 6

2.2.5 PERECIBILIDADE dos Serviços 7

2.2.6 Cuidados com relação ao serviço prestado em academia 8

2.3 PESQUISA DE MERCADO 9

2.3.1 Qual a importância da pesquisa realizada pela academia? E poderia ter feito diferente? 9

2.3.2 Como a academia poderia ter se preparado melhor para os desafios? 10

2.4 NEGOCIAÇÃO 11

2.4.1 Principais situações de conflito vivenciadas pelos sócios da academia 11

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

A ginástica de academia está cada vez mais em evidência no mundo todo, já que com o advento das descobertas tecnológicas e das grandes invenções surge o problema do sedentarismo. O papel das academias é primeiramente, suprir a lacuna de falta de prática regular de atividades físicas, com a vantagem de oferecer um serviço técnico especializado como forma de orientação.

O sucesso de uma organização está associado à sua capacidade de entender como funcionam as forças do ambiente de negócios e da sua capacidade em converter o conhecimento em produtos e serviços que ofereçam valor superior aos clientes. As empresas que excedem as expectativas dos clientes surpreendendo-os com produtos e serviços inovadores, além de assegurarem vantagens competitivas, podem ocupar posições de liderança em mercados competitivos. A manutenção da alta competitividade em mercados onde as mudanças ambientais são freqüentes exige das organizações decisões criativas, em nível estratégico e operacional e habilidade para gerenciar as mudanças em concordância com os movimentos do mercado.

Este trabalho apresentará os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do semestre por meio do artigo “ACADEMIA VIA FORMA”. Com base nas análises realizadas, visando o conhecimento e a fixação das disciplinas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

As primeiras ações a serem desenvolvidas seriam trazer novidades para a academia, onde os clientes existentes possam adquirir novos pacotes, fazendo um marketing interno.

Mostrar para quem não é nosso cliente, as vantagens que oferecemos em nossa academia, explorando o marketing externo (promoções).

Maximizar o lucro, através de divulgação da academia em meios de comunicação, patrocinando eventos e atletas.

È importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções especificas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado.

Além disso, estabelecer parcerias ou sublocar espaço para fisioterapeutas e médicos de reabilitação de lesões ortopédicas é um nicho de negocio para fidelizar o cliente e aumentar a receita da academia.

2.2 MARKETING II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

Os freqüentadores de academias hoje em dia parecem ser bastante exigentes e críticos, estando bem informados do que é uma aula de ginástica, tendo muito claro os seus objetivos. Infelizmente alguns professores ainda pensam que ministrar uma aula de ginástica é algo espontâneo e intuitivo, mas sem atualização e planejamento em função dos alunos, não há de se ter sucesso.

A qualidade de vida de muitas pessoas através da prática regular e orientada de atividades físicas está cada vez mais nas mãos dos profissionais de academias. Sabe-se que um estilo de vida ativo pode contribuir positivamente em muitos aspectos da saúde individual e coletiva, juntamente com fatores como hábitos alimentares e controle do estresse. As academias de ginástica trabalham com pelo menos dois destes fatores: a atividade física regular e orientada e o controle do estresse.

Assim quanto maior o número de pesquisas realizadas sobre o assunto, mais sério se torna o papel do profissional de Educação Física e mais valorizada será a profissão. Um dos aspectos básicos diz respeito ao conhecimento de quem é nosso público alvo e quais as suas características, para que se possam planejar aulas seguras e eficientes.

Em estudo realizado no estado de São Paulo, Saba (1999) verificou que os clientes das academias eram na maioria jovens, com faixa etária média de 26 anos, com formação universitária e praticavam sua atividade na academia de 3 a 5 vezes por semana por um tempo médio de 73,6 meses. As atividades físicas mais procuradas são a musculação e atividades cardiovasculares como esteira, ciclo e “stepper”, tendo como motivos principais da sua prática a preservação da saúde e melhoria da estética.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

Serviços são ações, processos e atuações. O conceito de serviço surge na generalidade dos casos como oposto ao conceito de produto. A dictomia Serviços versus Produtos carece de sentido, pois ambos os conceitos são interdependentes e se apoiam mutuamente, na medida em que são necessários produtos para que se ofereçam serviços, como serviços para que se ofereçam produtos. No modelo molecular de desenvolvimento e gestão de serviços apresentado por Shostack (1982), é defendida uma análise fundamentada no continuum produto-serviço, identificando os componentes tangíveis e intangíveis no serviço, bem como classificá-los em função do predomínio relativo das duas dimensões no seu conteúdo. Esta natureza hibrída só pode ser esclarecida quando investimos mais na compreensão das características que são comuns aos produtos e serviços, do que numa abordagem isolada e contraposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com