TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 5 Semestre Individual Unopar

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho citarei algumas experiências em relação ao planejamento e sobre a importância de ser muito bem pensado, para que o processo de ensino e aprendizagem seja enriquecedor para cada aluno e para o professor.

Também apresentarei um plano de aula para alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental da EJA.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde que comecei a estudar sobre o planejamento das aulas percebi como é importante para os alunos, professores e escola, e com isso me lembrei de muita coisa vivida na escola, e agora entendo que cada professor tinha todo um trabalho fora da escola para planejar cada aula.

Lembro-me de uma professora chamada Fátima que conversava sempre comigo, me aconselhando e eu achava que isso não fazia parte da aula, mas hoje sei que dar aula não é apenas ensinar ler e escrever.

Também me lembro de uma professora recém-formada que dava atenção a alguns poucos e não a todos igualmente, mas minha primeira professora foi a que mais marcou minha vida, a professora Francisca, ela foi muito acolhedora, paciente, gentil e todos adoravam ela e as aulas.

Minha expectativa é ser uma professora que contribua para o desenvolvimento de cada aluno e marcar suas vidas com boas lembranças e para isso entendo que o bom planejamento é fundamental.

O plano de aula deve ser flexível, Planejar faz parte de nosso cotidiano, por exemplo, quando decidimos seguir por determinado caminho e não por outro, ou quando projetamos organizar uma festa de aniversário para nossos filhos.

No entanto, há diferentes tipos de planejamento, vinculados aos diferentes contextos, objetivos e fins, desde os mais simples aos mais complexos referentes à organização de diferentes instituições sociais, como por exemplo, o planejamento da escola. Podemos dizer que o planejamento educacional, segundo Calazans (1990), ocorre em três níveis interdependentes: o planejamento no âmbito dos sistemas e redes de ensino; o planejamento no âmbito da unidade escolar; e o planejamento no âmbito do ensino. Neste estudo focalizaremos o planejamento da escola.

O ato de planejar a escola e o ensino requer dos educadores a reflexão e mobilização em torno da definição de valores, princípios, significados e concepção de educação e das práticas inerentes ao espaço escolar. Em dimensão mais ampla o planejamento escolar requer integralização e articulação das ações educativas norteadas pelo projeto político-pedagógico. Enquanto que, o planejamento de ensino constitui-se em espaço e momento coletivo para reflexão e análise da práxis pedagógica e dos instrumentos teórico-metodológicos, que permitam a todos os envolvidos reafirmar suas posições e avaliar suas práticas, dando novos significados. Nesta perspectiva, o planejamento escolar deve ser concebido, assumido e vivenciado cotidianamente, também como um ato político, no sentido de resgate dos princípios que balizam a prática pedagógica em processo de ação-reflexão-ação. Por isso o planejamento escolar requer a reflexão e ação coletivas.

A escola é uma instituição imprescindível à sociedade contemporânea, especialmente, pelo seu contributo para o desenvolvimento da cidadania. O que diferencia basicamente o planejamento empresarial do planejamento escolar é que a escola, enquanto instituição social tem natureza e objetivos diferentes das organizações empresariais que visam à aferição de lucro.

O planejamento contempla contributos essenciais para a melhoria da escola e do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que propicia: balizar o processo de tomada de decisões fundamentadas com base na análise da realidade escolar; refletir e definir coletivamente objetivos das atividades de ensino e de gestão da escola; projetar as potencialidades da escola frente às demandas sociais; fazer a previsão e a provisão dos recursos diversos; organizar e articulação das ações educativas; aperfeiçoar o tempo e o espaço pedagógico; organizar o trabalho coletivo; explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação das atividades escolares; assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente; expressar os vínculos entre o posicionamento político-filosófico, pedagógico e profissional na gestão escolar; enfim, projetar os caminhos da escola, entre tantos outros.

3 PLANO DE AULA DE CIENCIAS PARA EJA

Plano de aula

Dados de identificação - EJA 2ºano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com