TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

Em torno de 1856-1915, Frederick Winslow Taylor desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo, e posteriormente Henry Ford (1863 – 1947)desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo. Ford adotava três princípios; o da intensificação, economicidade, e da produtividade, e tais princípios ainda tem sido utilizados nos dias de hoje em algumas organizações. Muito se evoluiu depois desse modo de produção fordista e taylorista, porém eles ainda exercem sua influência na atualidade.

O texto traz uma revisão das principais abordagens teóricas da administração. Destaca suas contribuições e limitações para a organização do trabalho na sociedade, bem como a influência destas teorias para a organização do trabalho no setor saúde, em especial na enfermagem.

Houve muitas transformações desde então, transformações tecnológicas que está ligada a uma transformação social da sociedade, e consequentemente trazendo com sigo uma mudança em termos de comunicação e linguagem. Pode-se afirmar que a tecnologia desempenha o papel essencial em dar suporte a uma verdadeira rede de informação e comunicação, e isso está diretamente presente o mercado de trabalho, tudo se interliga, mudando ideologias, metas e métodos.

2. DESENVOLVIMENTO

Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915), engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final.

Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylor apresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desencadeou diversos movimentos grevistas.

Henry Ford (1863 – 1947), por sua vez, desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo. O fordismo surge no setor secundário da economia e mais especificamente na indústria automobilística. Fordismo é um método de organização da produção, caracterizado pela maneira que se gerencia uma mão de obra especializada com técnicas repetitivas de produção de serviços ou de um produto padronizado, fordismo mudou a maneira de se produzir, o mesmo se intensificou na segunda década do século XX, com essa nova maneira de produção, muda se o mercado de trabalho, os trabalhadores já não necessitavam tanto de qualificação, uma vez que eles fazia repetidas vezes a mesma coisa, eles não participavam de toda a criação do produto mais sim apenas de uma parte dela, é claro que a qualidade do produto teve suas adequações para que o produto barateasse e se tornasse mais acessível, se tornando acessível a venda aumentava.

Obviamente, essa maneira de fazer o trabalho com técnicas repetitivas provocava uma alienação física e psicológica nos operários, que não tinham noção do processo produtivo do automóvel. Essa racionalização da produção proporcionou a popularização do automóvel de tal forma que os próprios operários puderam adquirir seus veículos.

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produção através da exploração da força de trabalho dos operários.

É evidente que o fordismo tem suas influencias na sociedade contemporânea, seu modo de produção mudou a forma de organização do trabalho e estilo de gestão de grande parte das empresas, diria que a produção em massa foi uma das maiores contribuições de Henry Ford, muitas empresas utilizam os princípios de ford ainda nos dias de hoje.

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA OEGANIZACIONAL

Ford adotava três princípios; o da intensificação, economicidade, e da produtividade, conseguindo assim reduzir os custos e vender mais pois barateava os produtos, e desta forma aumentava a produção. O trabalho era divido em etapas, permitindo assim que o trabalhador não necessitasse tanto de qualificação. Vemos um exemplo de como o fordismo exerce influencias ainda nos dias de hoje nas redes de fast-food como Burguer King, o nível de escolaridade exigida é menor, tudo é meticulosamente planejado para facilitar agilização do trabalho dos funcionários, para que se possa produzir mais em menos tempo, e desta forma lucrar mais. É evidente que o funcionário faz seu trabalho repetidas vezes, não exigindo do mesmo grandes conhecimentos, ou raciocínio, depois de certo tempo na função o mesmo faz seu trabalho no automático, a empresa é conhecida por atender o pedido do cliente com grande rapidez, quanto mais rápido se atende o primeiro cliente, mais rápido atendera o segundo e sucessivamente, a agilidade é a chave do sucesso nesse caso, o tempo gasto é determinante no lucro da empresa, esse método atrai mais cliente obviamente, uma vez que a os mesmos tem como exigências a pressa em ser atendido.

No fordismo a exigência pelo tempo gasto era muito grande, pois o tempo determinava o lucro, o sucesso de um modo de produção em massa gira basicamente em torno do tempo. Quanto menos tempo gasto na execução da produção de um certo produto, mais se pode fazer, consequentemente mais se pode vender e então lucra se mais, tudo era feito de maneira que gastasse o menor tempo.

Essas metas e métodos é facilmente vistos em trabalhos informais, como por exemplo na função as diaristas, geralmente as mesmas trabalham em várias casas, recebem conforme o dia de trabalho, então as mesmas se esforção para fazer o trabalho que normalmente uma empregada doméstica registrada faria em um tempo maior, pois é vantajoso para as diaristas, gastar menos tempo em suas faxinas, pois as podem se comprometer com outro trabalho aumentando dessa forma seu lucro. Evidente que não é só as diaristas que lucram com esse modo de trabalhar, os contratantes também lucram, uma vez que é menos custoso do que manter uma empregada doméstica com carteira registrada, pois além do salário delas paga se alguns impostos previsto na lei.

Trabalhos informais tem crescido muito, muitos tem optado por esse tipo de trabalho, não mantendo assim vinculo empregatício,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com