TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RH

Por:   •  29/4/2015  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

1)

O case “Excelência profissional um programa de treinamento do Banco do Brasil”, mostra cada etapa que a instituição desenvolveu para treinar seus funcionários que entraram por meio de concurso no final dos anos 90, elas estão divididas em:

Levantamento de Necessidades de Treinamento (LTN)

O LNT pode partir de um diagnóstico feito a partir de indicadores e informações que resultam na necessidade de um treinamento. Normalmente, um gestor ou até colaborador pode sentir que um treinamento é essencial e, a partir de então, segue-se um roteiro para a realização deste.

O Banco do Brasil com a finalidade de rastrear as competências para serem trabalhadas no desenvolvimento realizou entrevistas com gerentes de agências e foram tabuladas as percepções sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes para que os profissionais ingressantes adquirissem.

Pela experiência adquirida em outros treinamentos o Banco do Brasil optou-se pelo curso presencial, com ênfase nos: Conhecimentos acerca da empresa e de seus principais produtos e serviços, habilidades de atendimento, negociação e vendas, atitudes reveladoras de compromisso com os objetivos da empresa e de compartilhamento dos valores organizacionais. Assim surgiu o curso de Excelência Profissional, com objetivo de difundir o treinamento assimilando os valores da empresa e adquirir os conhecimentos básicos.

Também houve pesquisa em outros bancos para verificar como eram realizados a alocação de novos funcionários afim de que se obtivesse maiores dados para fomentar a melhoria do treinamento

Planejamento

        Além de analisar o contexto interno e externo, o Banco do Brasil tinha a consciência de que a preparação dos novos ingressantes na empresa deveria ter um cuidado especial no tocando a inclusão destes na cultura do Banco.

        Do mesmo modo que capacitar a formação dos novos funcionários traz características de um rito de passagem. A formação é um rito de passagem, onde ritual de separação é o momento em que o nome aparece na lista dos aprovados,  rito liminar (durante o treinamento), até sua posse e efetiva e exercício pleno das suas funções (rito de integração).

        A empresa em relação a questões relacionadas à cultura e às habilidades em atendimento e negociações desenvolveu três etapas (três módulos).

Etapa I – Excelência Profissional (Módulo I) – Treinamento presencial de 32 horas, inicio no dia seguinte após a posse, ministrado por educadores treinados pelo RH, focado nos valores e crenças da empresa, na possibilidade de crescimento na empresa.

Etapa II – Excelência Profissional (Módulo II) – Treinamento em serviço (30horas após o termino do curso presencial), aplicado na própria agência afim de que o novo funcionário sob orientação de um funcionário experiente adquiria o dia-a-dia na agência por meio de contato direto com serviços que farão parte de seu trabalho no futuro e por fim promover a integração no clima organizacional da empresa e compartilhar experiência e habilidades com os funcionários da equipe.

Etapa III – Cursos auto-instrucionais – É a etapa que tem como objetivo aumentar a capacitação do funcionário através de treinamentos à distância. Estes cursos SAP definidos em acordo com o gerente, na razão das necessidades do novo funcionário e da área de atuação dentro da agência(a duração é variável, inicia durante o estágio probatório).

        Alguns exemplos de objetivos nos três módulos ( Identificar as características de alguns produtos do banco; Praticar a orientação a clientes no auto-atendimento;Cadastrar clientes e abrir contas; Posicionar-se favoravelmente ao BB; Predispor-se a conduzir negociações preservando o comportamento ético;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com