TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE NEGÓCIOS: CAMINHO AO SUCESSO DE MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS

Artigo: TREINAMENTO DE NEGÓCIOS: CAMINHO AO SUCESSO DE MICRO E PEQUENOS NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL: O CAMINHO PARA O SUCESSO DOS MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES

O presente artigo tem por objetivo criar mecanismos junto à micro e pequenos empreendedores para que eles possam desenvolver ferramentas pautadas e embasadas no conhecimento científico e de gestão, com isso potencializar crescimento com o uso adequado e racional dos diversos recursos disponíveis na organização.

O mercado de trabalho estar passando por profundas transformações, neste início de século, as próprias noções de emprego e trabalho estão mudando, neste sentido o empreendedor deve ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada do século.

A capacitação empresarial é o uso dos recursos disponíveis da organização para uso adequado por parte do empreendedor no que tange a sua organização o seu planejamento e o seu controle sobre estas disponibilidades e essas habilidades e essas sejam exigidas a todo instante em um ambiente tumultuado e competitivo.

Hoje com a globalização que é um fator condicionante de toda ação administrativa, a evolução tecnológica acelerada é um outro fator fundamental para a compreensão das mudanças que estão ocorrendo; além disso, a descentralização dos processos de decisão e ação é uma reação das organizações em busca da agilidade, que se consolida cada vez mais neste contexto, porém, o deslocamento do poder e a inversão da pirâmide organizacional que caminha para uma estrutura horizontal das empresas é uma tendência destacada.

O uso cada vez mais generalizado da informação onde as novas tecnologias de informação, tendência globalizante, independente do tamanho da empresa tem produzido efeitos positivos no ambiente de negócios.

Os empreendedores que são indivíduos que descobrem as necessidades do mercado e abrem negócios para satisfazer essas necessidades, assumem riscos e é mais do que necessário que suas ações sejam baseadas em fundamentos de gestão empresarial em suas inúmeras formas gerenciais inclusive com o uso consciente da sua liderança que é um fator preponderante para o seu sucesso diante dos seus colaboradores.

Existem algumas definições de lideranças que retratam bem essa importância Cartwright e Zander (1997) págs. 126 e 128 falam que lideranças são vista como a realização de atos que auxiliam o grupo a atingir seus preferidos.

Estes autores em outra definição esclarecem que a liderança consiste de determinadas ações, tais como as que auxiliam o estabelecimento dos objetivos do grupo, que fazem com que este se mova para seus objetivos, melhorando a qualidade de interaçã que fazem com que este se mova para seus objetivos, melhorando a qualidade de interaço entre os membros, permitindo coesão do grupo ou tornando os recursos disponíveis aos participantes através da descoberta dos objetivos da organização, se descobre os valores que lhes cerca, em relação ao seu propósito e sua missão no sentido de atingir com eficiência o seu planejamento estratégico.

Falamos sobre empreendedorismo e as oportunidades para as empresas de pequeno porte de modo bem genérico, no entanto é importante observarmos que, embora haja semelhantes, os empreendedor e gestor de empresas de pequeno porte não são sinônimos, Algumas iniciativas empreendedoras, por exemplo; começam como empresas de pequeno porte, mais crescem rapidamente, tornando-se grandes empresas e talvez continuem seus negócios empreendedores e as empresas de pequeno porte são organizações de recursos limitados na sua disponibilidade de produzir produtos ou serviços sem deixar de ser um negócio empreendedor no seu planejamento estratégico de longo prazo.

A cautela e o conservadorismo também são estratégias de negócio, e são habilidades que tem que serem respeitadas principalmente nos negócios de pequeno porte. Não basta só sonhar de uma maneira empreendedora e sim ver racionalmente os recursos disponíveis da organização e seus limites,para a realização deste sonho, essa ferramenta usada sem habilidade necessária pode causar o naufrágio do negócio.

Este trabalho visa mostrar que o administrador, como agente de transformação dessas relações necessita de um novo perfil, caracterizado pela...

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »