TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS OBJETOS

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 RESUMO E PALAVRA-CHAVE        

2 INTRODUÇÃO        

3 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

1. RESUMO E PALAVRA-CHAVE

As organizações estão cada vez mais empenhadas em investir no seu “capital humano” com o objetivo de alcançar objetivos maiores. Para tanto elas tendem a promover treinamentos com o objetivo de corrigir ou aprimorar comportamentos de seus funcionários bem como desenvolver novos talentos daqueles que estão em funções estratégicas capazes de liderar e tomar decisões importantes em pro da organização. Para isso é importante ter um programa especifico de treinamento e de desenvolvimento de competências promovido pela organização seja internamente ou externamente.

TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO COMPETÊNCIAS OBJETOS

2. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do treinamento e desenvolvimento humano nas organizações. Posto que é por meio de treinamento e de desenvolvimento de competências que as organizações têm a possibilidade de alcançar objetivos maiores. É apresentado também as diversas facetas das competências a serem desenvolvidas e as técnicas de treinamento bem como a mensuração de desempenho.


3. DESENVOLVIMENTO

O treinamento é um processo que ajuda o funcionário a desenvolver competências necessárias para o bom desempenho de suas funções. Para isso se faz é preciso diagnosticar a necessidade treinamento. Apontando para o estágio das competências.

        

A identificação, formação e desenvolvimento de competências que incorporam valor ao trabalho desempenhado são fundamentais para direcionar estratégias na instituição para alcançar objetivos maiores. Posto que melhora o desempenho de cada profissional, envolvendo a aquisição e o reforço das competências humanas necessárias para o exercício das funções existentes na organização.

Cada competência é um conjunto de atributos que indica o nível de prontidão do empregado na respectiva função. Para o desenvolvimento ou reforço dessas competências, a organização deve desenvolve programas de capacitação e de certificação, proporcionando a cada empregado a oportunidade de alcançar os níveis exigidos para a função que ocupa ou que venha a ocupar.

Os três atributos constantes do Modelo de Gestão por Competências estão expressos na seguinte forma: conhecimentos e habilidades são expressos pelas Competências Técnicas; as Atitudes são expressas nas Competências Comportamentais que, por sua vez, estão divididas em Competências Essenciais, Funcionais e Gerenciais.

As Competências Técnicas estão relacionadas à formação, qualificação e aos conhecimentos (saber) e habilidades (saber fazer) necessários à realização do trabalho em sua função específica, ou seja, é tudo o que o profissional precisa saber para desempenhar sua função.

As Competências Comportamentais estão divididas em: Competências Essenciais - necessárias para que a organização trabalhe alinhado à sua Visão, Missão, Valores e Estratégias. Totalizam 3 (três) competências, conforme definição a seguir:

Autodesenvolvimento - Atualiza-se continuamente em relação aos conhecimentos e desenvolvem habilidades necessárias a sua função, colocando-os a serviço da instituição, a fim de contribuir positivamente para os resultados organizacionais.

Compromisso com resultados e com o cliente - Atua com objetividade, determinação e ética, focado nos resultados e na satisfação do cliente, para obtenção da sustentabilidade organizacional.

Integração e Colaboração - Trabalha em equipe, respeita as pessoas e comunica-se eficazmente, propiciando um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

                          Competências Gerenciais - Comportamentos gerenciais de alta performance. Totalizam 4 (quatro) competências, conforme definição a seguir:

     

                          Gestão de Pessoas - Valoriza, desenvolve e avalia sua equipe, favorecendo o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade da organização;

Liderança - Influencia pessoas e grupos, forma parcerias e suscita direcionamento, favorecendo um ambiente de motivação e comprometimento para a consecução dos resultados;

Tomada de Decisão - Seleciona alternativas de forma segura, equilibrada e tempestiva, agregando valor à organização;

Visão Estratégica - Analisa os cenários, estabelece objetivo e estratégias e gerencia sua efetiva implantação para maximizar os resultados.

Competências Funcionais - Comportamentos necessários para que cada Área atinja sua alta performance.

Seja qual for o foco da organização, o treinamento e desenvolvimento são fundamentais para o crescimento e o alcance da excelência dos negócios. É importante frisar que existe uma diferença entre o treinamento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com