TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COM FOCO DE HUMANIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.629 Palavras (31 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 31

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COM FOCO DE HUMANIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

ANA PAULA BORTOTO

BIANCA PEREIRA

BRUNO COSTA

ÉRIKA CUSTÓDIO

FLÚVIO BARRETO

RAENY KATHILYN

SANTO ANDRÉ

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

ANA PAULA BORTOTO  7420666985

BIANCA PEREIRA  7251616562

BRUNO COSTA      7093582448

ÉRIKA CUSTÓDIO  7246600464

FLÚVIO BARRETO  7093573200

                                     RAENY KATHILYN 8042761641

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COM FOCO DE HUMANIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

4º SEMESTRE

SANTO ANDRÉ

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES        

INSTRUTOR X APRENDIZ        

APRENDIZAGEM        

PRÍNCIPIOS DE APRENDIZAGEM        

PROJETO DE TREINAMENTO        

CICLO DE TREINAMENTO        

PROCESSO DE TREINAMENTO        

NÍVEL DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO        

HUMANIZAÇÃO        

SOCIEDADE        

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES        

VERDADEIRO VALOR NAS ORGANIZAÇÕES QUE QUEREM TER VIDA LONGA        

METODOLOGIA PESQUISA DE CAMPO        

POPULAÇÃO AMOSTRAL        

COLETAS DE DADOS        

PROCEDIMENTOS        

ANEXO (QUESTIONÁRIO I)        

ANEXO (QUESTIONÁRIO II)        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        

RESUMO

Esta pesquisa apresenta como o conceito de humanização pode ser um dos principais diferenciais competitivos de uma organização. Aborda a evolução da visão das organizações com relação ao indivíduo. A importância do Desenvolvimento Comportamental, a contribuição das práticas de humanização e desempenho dos colaboradores.

Palavras Chaves: Humanização, Treinamento, Desenvolvimento, Recursos Humanos, Organizações.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objeto verificar a gestão de pessoas no contexto de Humanização, com o decorrer das décadas de 70,80 e 90 a Humanização vem sofrendo grandes transformações quanto a formas das empresas virem o trabalhador. Somente na década de 90 é que surgem diversos conceitos que fazem com que as empresas criem as estratégias empresariais.

Especialistas em gestão empresarial, destaca através da expressão “Trabalhadores do conhecimento” a importância do trabalho em equipe quando cita: “São as equipes e não o esforço de um indivíduo que se constituem na unidade de trabalho”. Isso deixa claro a importância de uma gestão baseada no conceito da inteligência emocional, uma vez que quanto mais as pessoas se conhecerem e paralelo a isso, souberem extrair o melhor umas das outras, melhor será a performance da equipe.

Esses e outros processos coorporativos que englobam experiências, habilidades e conhecimentos, entendidos e mensurados nas organizações só reafirmam a importância do indivíduo nas organizações e este nos possibilita ver que são eles os colaboradores, o elo entre conhecimento e a estratégia. Para conhecermos uns aos outros é necessário tempo, disposição, vontade. Paulo Freire dizia que “os homens se conhecem em comunhão”.

A presente pesquisa investiga que o treinamento constitui-se no processo de ajudar o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento e ação, habilidades, conhecimentos e atitudes. Fundamental para a eficácia do processo de treinamento e desenvolvimento é o levantamento das necessidades de treinamento. Ele tem por objetivos diagnosticar o atual estágio das competências como conhecimento, habilidades e atitudes e assim projetar a operações e estratégias da organizações.

O sistema de Treinamento e Desenvolvimento pode ser feito internamente, pelo departamento de Recursos Humanos, ou ser subcontratado a uma empresa especializada na gestão de recursos humanos. Quando o T&D é bem utilizado, é útil para a empresa, para e para o colaborador, pois contribui para que todos cresçam.

Este trabalho tem como principal objetivo contribuir com o entendimento do processo de Humanização dos colaboradores de uma forma geral. A Humanização tem o foco neste trabalho de verificar as relações interpessoais com os colaboradores e as instituições quanto, logo entende-se que o mesmo está se referindo a humanização.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

As atividades de Treinamento e Desenvolvimento devem ser desenhadas e implantadas de formas integradas e amarradas ao processo de planejamento estratégico da organização. Treinamento é uma aprendizagem e mudança de aprendizagem.

Segundo Chiavenato (2009, p.1-16) Treinamento por competência é desenhar as competências para cada função, para se treinar por competência é necessário ter uma base nessa função.

Desenvolvimento visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar a pessoa para seu crescimento profissional. Seus objetivos perseguem prazos mais longos, visando dar ao homem aqueles conhecimentos que é exigido no cargo atual, preparando para assumir funções mais complexas.

A IMPORTÃNCIA DO TREINAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Podemos verificar nos tempos passados que muitas vezes as pessoas eram vistas como engrenagens, com a chegada de um mundo mais globalizado, as pessoas passam a ser vista como algo ativo dentro das organizações sendo assim o setor de treinamento e desenvolvimento passa a ganhar força pois ele passam a qualificar e valorizar as pessoas dentro do seu trabalho.

  Conforme Costa (1999, p.145) podemos notar que a parte Recursos Humanos foram afetadas, eles não ficam cuidando somente da parte burocrática, começam a analisar de forma mais sistêmica, sendo que assim suprem mais a necessidade da organização, trabalhando com os colaboradores a motivação pessoal dos colaboradores. Isso hoje em dia não ocorre em todas as empresas, elas precisam investir mais em treinamento pois é a principal fonte do desenvolvimento nas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com