TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc 1ª fase

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Faculdade Anhanguera de Taubaté

Curso de Administração

Vânia Reinaldo Moraes

Recrutamento e Seleção de Pessoas.

Professora Orientadora: Prof.ª Drª Ana Maria Barbosa.

Taubaté

2015

SUMÁRIO

1. Introdução 4

1.1. Objetivos da Pesquisa 5

1.2. Justificativa 6

2. Revisão de Literatura 7

3. Cronograma 10

Referências 11

1. Introdução

Considera-se o processo de seleção como parte da vida, de diversos modos. Na Idade Média, a corporação de ofício escolhia rigorosamente os mais capacitados conforme a regra, realizava-se desta forma uma alta qualificação profissional.

Na mesma época por volta do século XVIII, havia uma classe exclusiva de colaboradores que faziam parte da corporação que eram os mestres, companheiros e ajudantes, com o passar dos anos o pensamento mudou em relação a seleção tornando mais dependente das regras do mercado. Já no final do século XVIII, a seleção tornou-se empírica, por que o número de mestres desqualificado aumentava consideravelmente, os capacitados instalavam-se em cômodos por eles alugados e ali exerciam um oficio.

Com isso deu-se início aos “contratados”, mão-de-obra precária gerando instabilidade, e geralmente temporários, os patrões passam a escolher seus colaboradores, pela forma que se apresentavam, recomendações de amigos, indicações de antigos funcionários, pela real demonstração de necessidade e interesse na vaga, e também por testes de caligrafia e fotogenia.

Em Todo processo empírico, observa-se o conteúdo, em conselho dos mais experientes, esse recurso permitia obter dados sobre os contratados, porém não tinham base para uma escolha bem orientada.

No processo seletivo nos dias atuais o recrutamento e seleção é definido, um conjunto de atividades ordenadas, onde a empresa através do mercado de trabalho (interno e externo) o setor de recursos humanos consegue exigir aptidões para uma determinada função; as vezes não se escolhe por aptidão (predisposição natural para certos trabalhos), ou por capacidade (habilidade especifica para determinados trabalhos, a ser medida pela apreciação da realização do mesmo), e sim o mais qualificado na execução de um trabalho especifico.

Porém, selecionar bons funcionários sem estimula-lo na fase de adaptação, desenvolver seu potencial de superação, treiná-lo para que o mesmo possa atingir suas expectativas, e dessa maneira poder observar seu valor produtivo, colocar superiores que possam ambienta-lo em suas atividades dando condições favoráveis à trabalharem em um ambiente coletivo, buscando a tolerância, em momentos de rotina e ou ausência de rotina.

E na falha de uma dessas providências pode levar a falência do sistema, que com certeza levará a culpa. Fatores temperamentais e também afetivos do comportamento humano estão em relevância, flexibilidade, competências interpessoais, ser proativo, empático, o espirito de equipe vale mais a pena para empresa, que qualidades pessoais. Já fatores éticos são cobrados de maneira especial, assim como aptidão e a capacitação.

Com este trabalho pretende-se discutir o processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois tornou-se fundamental nas organizações selecionar profissionais ainda mais qualificados e em áreas específicas seja pequeno, médio e grande porte. Assim observa-se também a importância do setor de recrutamento e seleção, irá abordar as principais vantagens do recrutamento e seleção visando a importância deste setor para a organização.

1.1. Objetivos da Pesquisa

O objetivo é através de pesquisas em fontes especificas, a importância da inclusão em vários setores dentro de uma organização, não só de pessoas que apresentam alguma limitação física como também de idosos que tem conhecimento e ainda podem ser uteis numa equipe de integração na formação de um novo grupo de colaboradores, pretende-se apresentar com base em pesquisas, em fontes especificas, tais como: IBGE, Revistas especializadas, no assunto estudado.

• Objetivo Geral

Analisar através de estudos de que maneira se pode reintegrar ou incluir pessoas com capacidade psíquica totalmente em condições de exercer funções burocráticas ou até mesmo funções repetitivas numa linha de montagem, porém, com certas limitações motoras ou de entendimento lento, mas nada que afete o desempenho do mesmo em qualquer função a ele designada.

• Objetivos Específicos

• Identificar as oportunidades, para inclusão de idosos e deficientes, independentes de cotas.

• Verificar condições para reintegrar idosos, na sociedade através do trabalho.

• Medir a qualidade do trabalho que um deficiente ou até mesmo um idoso aposentado, pode contribuir para um melhor desempenho no setor.

1.2. Justificativa

A justificativa para este trabalho, é que toda empresa precisa de funcionários qualificados para ser competitivo nos dias de hoje, isso em todo e qualquer segmento.

2. Revisão de Literatura

O século XVIII vivenciou grande transformação após o impacto da Revolução Industrial, surge a necessidade de uma administração de pessoas baseada em novos valores e novas classes trabalhadoras visando segurança, e assim como diz (CHIAVENATO, 2009) essa nova Relação Industrial, trouxe uma redução no conflito industrial organizacional e conflito individuais de pessoas.

As Relações Industriais, neste momento age como mediadora, pois embora estejam inter-relacionadas, pessoas e indústria vivem em compartimentos separados. Surge nesse momento a administração cientifica controlando os métodos de trabalho aprimorando e estruturando com a ajuda da teoria clássica da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com