TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC- Capelania Hospitalar para Pacientes em Fase Terminal

Por:   •  22/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.833 Palavras (28 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 28

CAPELANIA HOSPITALAR  PARA PACIENTES TERMINAIS

   DANTAS, Silvania P. Da Silva1

                                                                                                                       RU 1714278

                                                                                                               ODY, Marcos Churkin2

RESUMO

Este artigo apresenta uma reflexão teórica a respeito da Capelania Hospitalar para pacientes em fase terminal, dada a importância de suas contribuições no conceito do cuidar. O significado dessa atitude e sua importância para com a própria vida humana fundamenta-se a partir do sagrado, podendo alcançar os enfermos e seus familiares, empregando a espiritualidade com relação ao transcendente. O estudo realizado tem como objetivo mostrar a importância dos capelães evangélicos e suas atividades e incentivar o diálogo sobre a morte, ajudando pessoas a viverem sem medo e preconceito sobre o assunto, tendo Cristo como resposta para dar um sentido existencial à vida. A metodologia empregada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, descritiva e abordagem de base qualitativa. Sobre o tema em questão conclui que, quanto mais o doente dá importância e intensifica sua devoção religiosa, mais rápido encontra a aceitação da finitude da vida e o sentido do sofrimento em relação a mesma, podendo alcançar um completo bem estar.  

Palavras-chave:  Capelania Hospitalar.  Pacientes.  Fase Terminal.  Sagrado. Cristo

INTRODUÇÃO        

  “A pior tragédia de uma pessoa não é a morte, mas uma vida sem propósito”.                      (Rick    Warren)                                               

Este trabalho trata de uma reflexão sobre a assistência espiritual prestada por Capelães Evangélicos para pacientes em fase terminal, por se tratar de um momento de extrema fragilidade. Evidenciando o amparo e o acompanhamento humanitário, promovendo conforto, proporcionando à possibilidade de respostas as questões existenciais, como a dor, a morte e o sagrado.

 Em meio a tanta dor existente no físico e na alma de um paciente, surgem agentes, como capelães evangélicos, dispostos a oferecer apoio espiritual, emocional  

[pic 1]

1 Aluno do Curso de Teologia do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Teologia- 09/2019.

2 Professor Orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

 e social, contribuindo para uma melhor qualidade de vida daqueles que se encontram em fase terminal, e também a seus familiares, podendo leva-los a expressar sua espiritualidade de forma intensa em situações de crise emocional e existencial. Tal assistência deve ser vista de forma significativa e de considerável relevância, visto que promove uma interação entre espiritualidade e saúde.

Este trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica, descritiva, com proposta reflexiva, que parte da compreensão de que a igreja está comissionada a transmitir o amor de Deus “para todos os homens e para o homem todo”, oferecendo o cuidado integral à medida em que se verifica o surgimento de uma necessidade no ser humano. As fontes de informações desta obra, são extremamente confiáveis, pois podem ser consultadas diretamente e tem como objetivo, compreender a contribuição da Capelania Hospitalar Evangélica no cuidado de pacientes terminais, no preparo para morte, mostrando Cristo como resposta, para dar um sentido existencial à vida.

Assim, esse trabalho se configura em três partes.

No primeiro capítulo, Um Olhar para Capelania Hospitalar, descreve-se o que venha ser, o amparo legal e fundamentos da capelania, bem como a necessidade de exercer esse ofício, tendo em vista utilizar-se da bíblia como base indispensável para compreender o significado da dor e do sentido da vida. Como está escrito: “Somente no Eterno espera a minha alma, em silêncio me dá esperança” (NVI, Salmos 62.5). Eleny Vassão corrobora que a Capelania tem a ver com o propósito de vida e que a vocação é um dos critérios para exercer esse ministério de forma a alcançar o coração do necessitado.

No segundo capítulo, O Desafio de Lidar com a morte, apresenta um diálogo sobre essa realidade dura e desesperadora e seu enfrentamento.  Ao se deparar com o desafio de lidar com questões complexas como a morte e com todo o processo que a rodeia, constituindo-se em um acontecimento medonho e pavoroso, Kubler, ressalta que existe um modo de lidar e conviver com ela, dominando-a em vários níveis. Mesmo que em uma primeira análise esse pensamento não se mostre simplista, porém, esse texto pretende tratar algumas questões a facilitar o enfrentamento do processo de terminalidade da vida. “Quando temos a ideia da eternidade em Deus, a morte fica mais fácil de lidar e não mais perturba o interior” (Pr. Luíz).

No terceiro capítulo, O Sentido da Vida e O Sagrado Como Resposta, apresenta a busca de sentido na vida, como a principal força motivadora no ser humano e um estímulo a lidar com a dor e vencer o sofrimento (Vitor Frankl, 1984); propõe o método de aconselhamento conforme os padrões bíblicos, pois levam os pacientes a enfrentarem sua realidade moral diante de Deus, dos homens e de si mesmos (Adams, 1970), resultando em uma vida abundante e realizada. Para quem crê na Bíblia, fica claro que o homem é obra da criação direta de Deus, e, como ser criado, ele traz em si a inevitável marca de sua própria finitude (práticas pastorais, 2015). Como está escrito: “A minha alma descansa somente em Deus dele vem a minha salvação” (Sl. 62:1 NVI). Com isso, se tem argumentos de esperança e de uma vida futura em Deus, garantida de paz e abundância.  

Finalmente, com algumas considerações finais, o trabalho se encerra, estabelecendo a análise de que a Capelania Evangélica Hospitalar, por meio de sua atuação e atendimento religioso, desenvolve estratégia para lidar com a incompreensão da realidade de cada indivíduo, respeitando sua peculiaridade, sentimentos, cosmovisão, para por fim, conseguir alcançar seu coração e mudar seu entendimento, tendo como resultado, uma reelaboração do sofrimento, trazendo um ressignificado à vida.    

UM OLHAR PARA CAPELANIA HOSPITALAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (234.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com