TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc administração

Por:   •  14/4/2016  •  Monografia  •  4.894 Palavras (20 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 20

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade em si para as empresas é a linguagem dos negócios através das demonstrações contábeis, transmitindo uma comunicação, onde fornece informações para obter um diagnóstico sobre o desempenho e saúde da empresa. Por meio da identificação e mensuração de variáveis financeiras, auxilia os gestores na tomada de decisões.

Em face, uma análise desenvolvida através de dados contábeis confiáveis fornece ao gestor interpretar de maneira mais eficiente, a fim de que esses dados sejam utilizados por técnicas destacando-se os índices financeiros baseados nas demonstrações contábeis, onde são utilizados e divulgados na organização. A análise desses índices se constitui como uma ferramenta imprescindível, com fim de nortear gestores e investidores na aplicação de recursos financeiros.

Haja vista, este artigo tem como objetivo geral identificar através de relatórios que demonstram a situação e variação dos índices financeiros para uma análise interpretativa e comparativa entre rentabilidade, liquidez e endividamento. Objetivos específicos interpretar e direcionar o desempenho da organização em relatórios gerenciais buscando um entendimento para uma tomada de decisão; monitorar e identificar através dos índices os principais motivos que contribuem para o sucesso ou fracasso empresarial; fornecer resultados para contribuir no desenvolvimento e crescimento econômico da empresa. Far-se-á através da análise das demonstrações contábeis no ramo de cosméticos, considerando uma análise temporal de 2010 a 2012.

Quanto ao procedimento metodológico, o estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva e qualitativa, na qual se procurou levantar dados necessários por meio de livros, artigos científicos e revistas com o intuito de obter um referencial teórico e poder desenvolver esse material, como também a pesquisa documental, tendo como base de dados os relatórios contábeis de uma empresa de cosmético e perfumaria de grande porte nacional extraída do site da bovespa.

A empresa, deste estudo, mostra em seus resultados uma evolução positiva nos seus índices, demonstrando pelo aumento da situação financeira, pela redução do endividamento, e uma melhoria na habilidade de gerar resultados, evidenciada por meio a rentabilidade.

Dessa forma, acredita-se que este trabalho contribua para o esclarecimento e entendimento dos métodos de análise usado, sua aplicabilidade dos índices financeiros em estudo, para que possa contribuir no processo de tomada de decisões com o mínimo de risco e máximo de eficiência. Por fim, são apresentadas as considerações finais, apontando-se as implicações e as principais limitações do estudo.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Falta Fazer

2.1 Demonstrações Financeiras

Os demonstrativos financeiros auxiliam os administradores a tomar decisões envolvendo o melhor uso do caixa, a realização de operações eficientes, a melhor alocação de fundos entre os ativos e o financiamento eficaz de operações e de investimentos, de acordo com (GROPPELLI; NIKBAKHT, 2010, p.13).

A avaliação de uma demonstração financeira tem por finalidade descobrir quais os pontos fortes e fracos do sistema financeiro de uma organização, propondo ao gestor alternativas de melhorias para o futuro. Através da análise dos dados contidos nas demonstrações contábeis pode se tornar em informações extremamente valiosas ao desenvolvimento financeiro da empresa para uma tomada de decisão do gestor.

Segundo o art. 176 da Lei das Sociedades por Ações, as demonstrações financeiras são produzidas com base na escrituração contábil e devem com clareza a situação do patrimônio da empresa e as mutações ocorridas.

Na administração financeira há quatro principais tipos de relatórios para apresentação aos acionistas, onde possam analisar o desempenho da empresa, estes são: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Balanço Patrimonial (BP); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e Fluxo de Caixa.

Para Brigham e Ehrhardt (2010), “Essas demonstrações formam uma fotografia contábil das operações da empresa e sua posição financeira”. Já para Marion (2010), “Dentre as demonstrações existentes, maior ênfase é dada para o Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), pois elas evidenciam de forma objetiva a situação financeira e econômica da entidade respectivamente”.

Estes relatórios ajudam aos gestores a tomar uma decisão mais precisa de uma maneira eficaz para um melhor desempenho no resultado da empresa. Para Brigham e Ehrhardt (2010), “Os investidores utilizam as informações apresentadas nessas demonstrações para formar as expectativas a respeito dos níveis futuros de lucros e dividendos e a respeito do risco das empresas”.

O Balanço Patrimonial (BP) é um relatório que apresenta o patrimônio e financeiro de uma empresa, é um relatório obrigatório para uma análise do desempenho organizacional, onde é composto por três partes: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Para Brigham e Ehrhardt (2010), “O Balanço Patrimonial pode ser entendido como uma fotografia da posição financeira da empresa em determinado momento”.

O Balanço Patrimonial é uma descrição resumida da posição financeira da empresa em certa data. Essa demonstração equilibra os ativos da empresa (aquilo que ela possui) contra seu financiamento, que pode ser capital de terceiros (dívidas) ou capital próprio (fornecido pelos proprietários e conhecido como patrimônio líquido), GITMAN (2010).

O balanço da empresa em estudo está apresentado na Tabela 1.1 em anexo para os anos encerrados em 31 de dezembro de 2010 a 2012.

A DRE é um resumo das receitas e despesas de uma organização em um determinado período, é feita pelo princípio da competência, podendo ser mensal, trimestral, semestral e anual. De acordo com Gitmam (2010), “a Demonstração do Resultado do Exercício fornece um resumo financeiro dos resultados operacionais da empresa durante um determinado período”. Para Brigham e Ehrhardt (2010), “a Demonstração do Resultado do Exercício apresenta os resultados das operações durante um período, e mostra os lucros por ação como sua ultima linha”.

A Tabela 1.2 em anexo apresenta o resultado da DRE da empresa em estudo para os anos encerrados em 31 de dezembro de 2010 a 2012. Onde será base de dados para uma análise econômica financeira nos índices em estudo dessa pesquisa, mostrando o resultado econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com