TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecn de negociação

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.328 Palavras (18 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Faxinal do Soturno

2013

SUMÁRIO

  1. ROTEIRO DE PREPAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES

2. ANEXOS:

* Etapas 1 e2

* Etapa 3

* Etapa 4

3. CONCLUSÃO

4. BIBLIOGRAFIA

 


TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

  1. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

O processo de negociação salarial não é algo tão complicado de se realizar, pois envolve antes de tudo à analise da saúde da empresa, bem com saber se posicionar perante ao empregador quanto ao negociar e pleitear reajuste salarial. O profissional firme em suas decisões deverá enfrentar as relutâncias da vida profissional, e muita das vezes se pergunta: “qual a importância do dinheiro em sua vida” e se “quando realmente faz-se necessário pedir um aumento salarial”. Tais questionamentos feitos pelos profissionais em geral surge no momento em que ocorre a entrevista com o empregador, neste momento, o profissional que pleiteia a vaga deve ser firme quanto ao salario a negociação do salario a receber quando empregado.

Porém, o empregado antes de pleitear aumento salarial ou até mesmo negociar salário durante uma entrevista deve estar a par quanto a faixas salariais da categoria onde está incluso (Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo e Auditor Contábil), ou se empregado verificar o momento exato de pedir o aumento, negociar o aludido aumento salarial considerando as faixas salarias expostas na política salarial da empresa, bem como a saúde financeira da empresa. Para isso, situações em geral ajudam a elaborar uma boa negociação salarial, em que venha ser benéfico para ambas as partes.

Bons profissionais são notados por seus superiores e recebem aumentos e gratificações salariais, devido se destacarem em suas funções, estes agraciados por aumentos salarias por serem inovadores, idealizadores e agir como futuros líderes em seus setores, assim sendo, um roteiro para negociações salarias deve ser observado pelo profissional, como dito anteriormente pleitear um aumento salarial ou negociar um salarial quando entrevistado para uma vaga de emprego. Uma situação quanto à negociação salarial ocorreu com o empregado Afrânio Medeiros, este ingressou em uma empresa de varejo para área de saúde, tendo como função inicial o cargo de Auxiliar Administrativo de Vendas, função esta com características de auxiliar do corpo de vendedores da empresa, informando os clientes sobre os produtos e executando funções delegadas pelo gerente administrativo dentro e fora da empresa. Tal funcionário se destacou nesta empresa por ter grande capacidade de aprendizagem, ao qual por intuito própria buscava constantemente informações sobre os produtos comercializados na empresa junto aos fabricantes, bem com aplicabilidade de cada produto e suas composições.

Tendo em vista a gerência e a diretoria da empresa observando as atitudes do funcionário, resolvem estes promover este ao cargo de vendedor, onde o mesmo deixaria de atuar em serviços simples na área administrativa e iria para uma área onde se destacará por estar mais inclinado para área de vendas e não administrativa, observando tal mudança este funcionário resolve investir em conhecimento, ao qual entra em curso superior voltado para o segmento de Administração, visando tão somente um cargo na área de gestão da empresa. A atitude deste funcionário se dá fato à empresa ao longo do período em que o mesmo era um simples auxiliar administrativo, ter crescido no mercado em que atua, haja vista que esta empresa se tornou líder no segmento por dominar o mercado local, tendo outras empresas na área do varejo que não conseguiam supera-la.

O funcionário da empresa líder de vendas, procura em conjunto ao seu curso superior, unir seus conhecimentos extraclasse que o permitiram ainda mais, difundir seu conhecimento na área em que atuava, tornando o mesmo inovador e idealizador, observando novamente a fidelidade deste funcionário e dedicação do mesmo, o diretor da empresa e concordância a gerência administrativa promove este funcionário ao cargo de Analista de Vendas, ao qual torna o mesmo coordenador da área de vendas desta empresa, haja vista que neste instante em que o mesmo recebe a promoção o piso salarial do mesmo sobe e o funcionário passa a ganhar proventos quase idênticos a de um gestor.

Acaso anos a frente do cargo de Analista de Venda, este profissional já munido de experiência e com seu curso superior quase concluído vai perante o empregador pleitear um novo aumento salarial, haja vista que a empresa cresceu e o mesmo observando isso sugere o devido reajuste fato o seu tempo de trabalho e dedicação à empresa permitirem o devido reajuste, após analise por parte da diretoria. Vendo que após reunião da gerência e diretoria, Afrânio Medeiros, Analista de Vendas de uma empresa no segmento de varejo para área de alérgico teve seu pedido negado, frustrado com o seu pedido negado, este conversa com seu superior para fins de identificar o que ocorre por não haver aumento, visto que sua dedicação a empresa fora reconhecido outras vezes.

Ao refletir sobre sua situação perante a empresa e considerando sua experiência, Afrânio remodela seu currículo e o envia para empresas que estão contratando e aguarda ansiosamente por chamados para entrevista e assim poder expor todo seu plantel de experiência na área de vendas e almejar até se possível um cargo de gestão de um setor.

Mesmo não conseguindo convencer seus gestores quanto ao aumento salario pretendido, Afrânio diante sua busca em valorizar-se profissionalmente, coloca-se novamente a disposição do mercado do trabalho, não por estar ressentido com seus gestores atuais, mas por querer almejar crescer dentro de seu ambiente de trabalho atual.

Etapa 1

Definição de negociação

Existem varias  definições  de negociação porem todos os autores descrevem a negociação como um objetivo principal  satisfazer ambas as partes numa negociação. Para cohen, H. (1980 p 14 ) negociação  é o uso da informação e o poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão. Pois toda negociação onde tem opiniões  e interesses diferentes há a necessidade de influenciar o comportamento do oponente para se chegar a um acordo razoável. Nas negociações onde prevalece a competição o desfecho é de ganha-perde e uma das partes acaba prejudicada não alcançando seu objetivo, quando existe a cooperação há compreensão entre as partes gerando um processo de ganha-ganha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com