TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de Negociação

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Técnicas de negociação são muitos usados hoje por grandes executivos, pois há diversos benefícios em usa-las. Veremos o quão importante essas técnicas e habilidades se bem exercidas trazem grandes conquistas tanto para empresa quanto aos funcionários pois com a globalização essas habilidades tiveram que evoluir obrigando os executivos a se tornarem negociadores internacionais.

Através da evolução dessas habilidades e possível também se conhecer culturas e povos diferentes a cada negociação pois a uma necessidade em estudar cada cultura para que ambas as partes saiam ganhando.

O mercado hoje esta muito competitivo e como veremos o estudo das técnicas de negociação se tornou um fator importante fazendo com que as empresas invistam nesse conhecimento e contratando profissionais capacitados.

Etapa 1 – Primeira resenha – Julio

Negociar consiste na aceitação de ideias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.
Estamos em constante negociação no nosso dia-a-dia. Negociamos na vida pessoal com amigos e familiares, na vida profissional com clientes, parceiros, empresas, e até mesmo conosco.

 Dessa forma, podemos dizer que o homem, exerce sobre as demais espécies uma superioridade, pois quando se vê mediante um conflito, não foge ou se esquiva, e sim se demonstra pronto a enfrentar.
Com as constantes mudanças no cenário do nosso mundo globalizado, e o com o aumento cada vez mais dos objetivos desafiadores pelos quais as empresas estão inseridas, cada vez mais a tomada de decisão rápida e acertada, bem como a resolução dos conflitos através da negociação, vêm ganhado espaço e importância no contexto do nosso cotidiano.

Criando um comparativo entre os artigos percebemos que hoje, negociação é encarada como uma arte, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e se melhora na prática, sendo formada por três elementos: a criatividade, a sensibilidade e a intuição dos negociadores. Os melhores negociadores atuam procurando fazer muitas perguntas, ouvindo atenciosamente, mantendo-se sintonizados no processo e tentando descobrir o que a outra parte envolvida no processo pretende conseguir.

Negociar é um processo de comunicação, que envolve uma ou mais partes com interesses comuns que se sentam para confrontar e discutir propostas , com o objetivo de alcançar um acordo. Assim, emum processo, é fundamental em qualquer negociação definir os objetivos que queremos ver discutidos e, principalmente, saber recolher a informação para a elaboração de uma adequada planificação e condução da própria negociação.


Resenha – Rodrigo

Nos textos lidos vemos que todos mostram detalhadamente os tipos de negociação e também as técnicas que são usadas em cada cultura.

Vemos que em cada cultura há uma técnica diferente e que cada povo tem habilidades distintas, vemos isso na analise psicossocial do comportamento internacional por SAWER E GUETZKOW -1965, em HAERISH E ZAICHKOWSKY (1990), onde discutem os diferentes estilos de negociação.

Nos textos aborda que se antes de qualquer negociação internacional deve se ter muita informação pois com culturas diferentes não se pode usar o mesmo estilo de negociação mas sim desenvolver troca de proposta o qual se possa a chegar em um bom acordo.

Hoje em dia a globalização quase que obrigou os executivos a se tornarem negociadores em níveis internacional para que as negociações pudessem ser feitas entre empresas de outros países bem como a implantação de empresas em outros solos.

Junqueira em 1988, disse que os estilos de negociação podem ser agrupados em 4 estilos básicos que são: catalisador, apoiador, controlador e analítico. Cada estilo bem aplicado na negociação cria que uma certa vantagem e com certeza leva a uma negociação satisfatória.

O ideal e sempre que os negociadores se adaptem aos outros e as culturas existentes sempre tentando manter um bom equilíbrio e não na intenção de tirar vantagens de seus interlocutores.


Relatório

Dentro de um ramo comercial, existem diversos problemas e  dificuldades para se manter  no mercado. Uma das dificuldades, consiste em atender plenamente a satisfação dos clientes, para que as necessidades sejam atingidas, tanto dos clientes como da empresa, é necessário que haja uma boa negociação.

 Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja o grande proposito.

 Negociar consiste na aceitação de ideias em busca de um bom resultado que possa agradar as duas partes envolvidas na negociação.  Embora algumas pessoas acreditem que negociar significa ganhar e obter alguma vantagem sobre o seu interlocutor, o que consiste de um resultado que não demonstra futuro, somente para questões imediatistas, onde não consegue ganhar a fidelidade e confiança do cliente, sem haver assim, uma boa divulgação dos serviços ou produtos oferecidos.

 No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, lembrando que para se manter no mercado é preciso que haja reciprocidade, para que todos obtenham resultado, havendo sempre um equilíbrio.

Considerando que o equilíbrio não significa apenas valores, mas no resultado do processo em si ,cronograma adequado, esforço , condições iguais de negociação bem  alinhadas e, sem sombra de dúvida principalmente processo e projeto implantado e bem sucedido para o negócio do seu cliente.

Atualmente os clientes possuem um grande conhecimento,os meios de comunicação como radio, jornal, televisão, internet, dão as informações sobre tudo que pretendem comprar e esperam sempre algo diferente na negociação que estão realizando.

 Fazendo com que as técnicas de negociação sejam cada dia mais aprimoradas e exigindo maior eficiência das empresas, pois atualmente não tem como coibir o fornecedor ou limitar o cliente, necessitando de uma negociação eficaz que atenda a suas necessidades, tendo coragem de dividir a responsabilidade e legitimar uma negociação com sabedoria onde tudo acontece se for estimulada a vontade comum.

Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com