TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de negociaçao

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                               

 

[pic 2]

[pic 3]

Introdução

A importância das técnicas de negociação é exigida em vários aspectos (doméstico / organizacional) do nosso dia a dia.

Quando se está em um processo de negociação é importante ter foco e compreender o real objetivo a ser alcançado assim como ter cautela no relacionamento com a outra parte.

A negociação está presente nossa rotina onde se vê a necessidade de executá-la nas mais diversas situações, até nas mais inusitadas.

A obrigação de negociar a qual nós somos induzidos a fazer parte, existe, pelo simples fato de vivermos em sociedade.

Essa ação nos é exigida quando se vive em coletividade e/ou grupo (seja ele qual for) de pessoas, devido à grande necessidade de interatividade cotidiana.

A única forma de evitar a manifestação da arte da negociação no dia a dia é se optarmos por viver de modo isolado, tendo em vista que, havendo contato com mais um indivíduo surgirá inúmeras chances de se comprometer a aplicar a negociação até mesmo de maneira involuntária.

Se pararmos para refletir a necessidade de se negociar sempre estará presente em nosso meio, assim como em uma variedade de ambientes frequentados, como por exemplo em casa, no trânsito, na igreja, no clube, na escola, no trabalho etc.

Por isso precisamos negociar sempre, desde uma simples ideia até uma possível proposta, produto, serviço, marketing pessoal ou da organização entre outros.

Dentro do ambiente doméstico negocia-se o programa de televisão que todos assistirão, negocia se o que vai ser servido no jantar, café, almoço; como será realizada a divisão de tarefas caseiras ou até mesmo a divisão do pagamento das dívidas mensais.

Nas mais diversas atmosferas, podemos nos deparar negociando no mercado, algum desconto no shopping, no banco (empréstimos ou taxas), retorno de investimento, época em que se pode sair de férias, com um colega trabalho (divisão de tarefas), entre muitas outras situações cotidianas.

Negociação diante da Globalização

A globalização viabiliza a velocidade na capitação de informações e/ ou estreitamento de relacionamentos, o que facilita e muito o capital que circula no mundo, facilitando acordos com os mais variados tipos de mercados, produtos, serviços e/ou organizações.

Essa aproximação com interesses comerciais, econômicos e políticos dá maior veracidade ao chavão de que o mundo está ao alcance de todos, possibilitando o acesso as preferências do consumidor, gerando maior competitividade entre as organizações que pode ser muito positivo para o consumidor final.

Segundo o artigo escrito pelo Doutor em Administração, docente e coordenador do curso de Administração da Faculdade Nossa Senhora Aparecida/FANAP-GO Rubem José Boff “A competição mundial, em todos os sentidos, torna-se mais acirrada, especialmente para as organizações, sejam elas: empresas, instituições, associações, grupos, nações, blocos de organizações ou de países.

A inserção de organizações no mercado globalizado exige tecnologia avançada, excelente padrão de qualidade e produtos com alto valor agregado. Em virtude destas e de tantas outras situações, constata-se que é preciso eficácia para negociar. Uma negociação eficaz significa tomar as melhores decisões para maximizar o resultado a todos os interessados. Envolve diversos aspectos, mas não se pode esquecer de que a comunicação é a mola propulsora para o desfecho de todo tipo de acordo. Este estudo visa apresentar conceitos de negociação e, também, mostrar a sua importância como fator competitivo tanto para pessoas, como para organizações. ”

Este estudioso acredita também que o assunto negociação vem passando por um desenvolvimento intenso nos últimos anos, influenciando diretamente na tomada de decisão, desde a sua preparação até a execução assim como a forma de lidar com quem está do outro lado. Assim sendo, o mesmo acredita também que há a grande necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a tomada de decisão em ambientes de negociação.

Hoje, a arte ou a ciência de negociar faz parte do dia a dia das pessoas e das organizações. Na família, negocia-se: com os pais, sobre o horário da chegada depois de uma festa; com os irmãos, sobre a hora de iniciar uma brincadeira; com o cônjuge, sobre a viagem de férias; com os filhos, sobre o passeio do próximo fim-de-semana. Na rua, negocia-se: no trânsito, a ultrapassagem de um veículo; na praça, o lugar à sombra no banco; no ônibus, quem vai subir primeiro; na sociedade, com diversas pessoas.

A negociação nos dias de hoje        

Ainda com base no relato escrito pelo Doutor Rubem José Boff a negociação, nos dias de hoje, representa uma poderosa ferramenta da administração contemporânea. Os meios de comunicação diariamente se referem a variados tipos negociação, quando anunciam parcerias como fusões, incorporações, joint-ventures e alianças estratégicas, como afirmam Andrade, Alyrio e Macedo (2004).

Os recursos móveis (celulares, tablets, ipad, notes etc.) existentes possibilitam a mobilidade, interatividade e rapidez na troca de informações seguidos de mudanças repentinas no meio corporativo, o que pode fragilizar a sustentabilidade dessas empresas caso não essas não estejam preparadas para tal desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com