TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas de negociação

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 1 : Passos 3 e 4

Passo 3: A relevância das técnicas de negociação para as estratégias das organizações  

Negociar é algo que está presente em vários momentos do dia a dia e em uma organização empresarial não é diferente, negociamos a todo o momento, prazos, valores, processos e tec.

Estar atento ao modo como se conduz o processo de negociação de uma empresa e firmar resultados pode ser um fator determinante para se garantir que a empresa perdure dentro do mercado há qual está inserida ou determinar sua falência e extinção no mercado. É um fato verídico que as negociações são altamente influenciáveis, principalmente em relação ao ambiente na qual estão inseridas, cultura, costumes e tradições fazem com que os envolvidos no processo, os interlocutores ou negociadores, pensem e ajam de maneiras diferentes uns dos outros, afinal são indivíduos únicos com ideais e objetivos distintos, visando resultados por vezes benefícios de somente seu interesse pessoal.

Para que se cheguem aos resultados satisfatórios às empresas devem estudar e conhecer bem com quem e o que envolve os processos de negociação a ser realizado, preparar-se e escolher a melhor estratégia possível, negociar com ética em busca de resultados que sejam benéficos e de agrado das mutuas partes envolvidas, assim garantindo bons negócios e possíveis parcerias.

Outro fator muito importante no processo é o estilo de cada negociador, este fundamentado por algumas de suas principais características comportamentais, experiências pelas quais já vivenciou, entre alguns fatores pessoais que se alteram de acordo com cada individuo.

Manter o bom relacionamento é algo de extrema importância dentro das negociações, quando isso ocorre, naturalmente surgem as chamadas parcerias, estas que por sua vez podem servir para atender as necessidades da empresa e do comprador, cliente, consequentemente atingindo também os clientes finais da empresa ou os chamados consumidores finais, assim criando um nível de fidelidade entre empresa, fornecedor, cliente e consumidor. Tudo isso através de um melhor fornecimento de produtos e serviços, preços justos, redução de custos e etc., todos resultantes de uma negociação onde ambas as partes se beneficiam e atingem suas metas, sem ganhos ou percas exagerada. Para se alcançar tal resultado a empresa deve desenvolver sua estratégia baseada em algumas técnicas que possam favorecer para a obtenção destes resultados, como por exemplo, cultivar a paciência, saber reconhecer seus erros e acertos, desenvolver e aprimorar sua capacidade analise e síntese, ser flexível quando necessário e aceitar a outra parte igualmente, enfrentar e solucionar da melhor maneira os conflitos, etc.

Dadas as técnicas, quando as mesmas são utilizadas de forma correta e no momento mais adequado, à negociação torna – se vantajosa para o comprador e para o fornecedor, devido a comunicação que flui adequadamente, as partes que se ouvem ambos os interesses e chegam a uma solução equilibrada, ou seja uma troca de propostas que busca vantagens para todos os envolvidos.

Contudo, mesmo com todas as técnicas não existe uma receita pré-estabelecida para o sucesso da negociação, cabe ao negociador identificar as situações e aplicar as técnicas adequadas a cada uma delas. Negociar é além de tudo um instrumento de comunicação utilizado quando não se possui o poder de decisão absoluto, não é apenas comprar ou vender, é um processo complexo que inclui objetivos, criatividade, tomada de decisões, comunicação e capacidade de enfrentar e solucionar conflitos. É mais que técnicas e táticas, é também a soma de habilidades, competências e atitudes que são atribuídas ao negociador ao se adquirir o pleno conhecimento sobre o que se está negociando e sobre a relação com seu interlocutor.

Conclui – se que toda empresa precisa de um bom planejamento para suas negociações, para se tornar competitiva no mercado nacional e internacional, respeitando as diferenças entre os envolvidos, sejam elas religiosas, étnicas, culturais e etc. Podendo também haver o beneficio da redução de custos na área produtiva da empresa, trazendo a tona um acordo bilateral que pode ser considerado a solução para ambas as partes, satisfação e bons negócios, parcerias duradouras, esse por sua vez conhecido como modelo de negociação “ganha – ganha”.

Para que possa chegar ao nível de atingir o chamado “ganha- ganha”, a negociação dever ser transparente, nítida para ambas as partes e primordialmente respeitosa.

Garantir um bom entendimento é fundamental para este tipo de negociação, não enxergar o interlocutor como inimigo e sim um alguém com um grande potencial de ser mais que um parceiro e sim como parte de toda a cadeia produtiva e organizacional. Fundir objetivos, caminharem juntos é a solução, ao resultante de um trabalho árduo, porém benéfico à organização, ou melhor, às organizações envolvidas como um todo.

Dialogo é a peça fundamental em tudo e nos negócios não pode e nem deve ser diferente, estabelecer limites entre as partes também é importante, afinal se alguém sair ganhando há mais pode significar que alguma coisa não vai muito bem dentro do processo de negociação da empresa, por isso é relevante à importância de se nortear suas estratégias com base na cadeia de fornecedores, ou melhor, de parceiros adquiridos através de bons e benéficos resultados obtidos por seu ou seus negociadores.

No fim todos saem ganhando quando se fortalece o dialogo e se esclarecem aonde cada parte quer chegar, um senso comum que possibilita e fortificação e transformação através de alguns fatores simples já citados, dialogo respeito, clareza e transparência, que fazem da negociação mais que um simples ato de trocar propostas, faz dela uma ferramenta de fortalecimento, uma peça fundamental na estruturação de uma empresa, garantindo assim sua consolidação permanente dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Portanto pode – se considerar o negociador ou interlocutor um profissional de muita se não mesmo de extrema importância dentro de uma empresa ou corporação, solucionando conflitos e atingindo objetivos levando assim todos os planos há um patamar adiante, resultando em satisfação como um todo dentro de uma cadeia que vai desde o mais simples funcionário até o mais alto membro diretor, logo se a organização prospera todos prosperam também.

Passo 4 : Questionário        

1 – O que são técnicas de negociação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com