TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da Informação associado ao processo logístico

Por:   •  14/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUNORTE DISTRIBUIDORA

FELIPE AUGUSTO JESKE

MANAUS-AM

2017[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 3]

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

FELIPE AUGUSTO JESKE         - MATRÍCULA 21102159

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO APLICADAS NO PROCESSO LOGÍSTICO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DUNORTE DISTRIBUIDORA

Projeto de Estágio Curricular apresentado ao Curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas, como requisito parcial para a conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador: Prof. Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira.

MANAUS – AM

2017[pic 4]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. REFERENCIAL TEÓRICO5

2.1Logística como uma forma de estratégia competitiva na organização 5

2.2 Centro de Distribuição: uma estratégia operacional7

2.3 Tecnologia da Informação Associada a Logística10

3. METODOLOGIA11

4. CRONOGRAMA12

REFERENCIAS13

  1. INTRODUÇÃO

O mundo globalizado está cada vez mais competitivo, tanto que cada vez mais as empresas estão buscando melhorias contínuas em seus processos para melhorar o nível de serviço e sua lucratividade. A logística hoje compõe uma grande parcela dos custos e despesas de uma empresa, é uma forma competitiva, além de ser uma forma de se relacionar com o cliente.

Percebendo isto as organizações já estão olhando por outro prisma e estão cada vez mais investindo em controles e tecnologias aplicadas a logística. A tecnologia de informação está aparecendo cada vez mais nos depósitos, armazéns e nos transportes através dos equipamentos de radiotransmissão, dos sistemas (ERP’s, WMS e TMS), e até nos BI’s (Business Inteligence) que auxiliam os gestores nas tomadas de decisão.

Neste aspecto, o presente projeto terá como objetivo geral elaborar uma pesquisa relacionado a tecnologias aplicadas nos processos logísticos em um Centro de Distribuição, como funciona cada processo de um armazém, e quais são as tecnologias aplicadas nestes setores.

Já o objetivo específico será mapear o processo Logístico no armazém na Dunorte Distribuidora, desde o recebimento, armazenagem, separação de mercadorias, consolidação e expedição, e as tecnologias aplicadas.

A despeito disso, percebeu-se um problema: Até que ponto as novas tecnologias de informação estão agilizando, tornando o processo logístico mais eficiente e auxiliando no processo de tomada de decisão?

De acordo com Carlini (2002) existe uma necessidade muito grande da busca de uma abordagem em aplicação da tecnologia da informação na logística e também da necessidade para a tomada de decisão. Porém, historicamente estas informações vêm sendo negligenciadas, sendo analisado somente o desempenho físico. No cenário atual, a informação necessita ser em tempo real para que os executivos tomem decisões inovadoras e com um menor custo operacional.

Neste contexto o presente projeto justifica-se na premissa de contribuir para os conhecimentos organizacionais acerca da tecnologia da informação na logística como estratégia para a competitividade, na tomada de decisão e melhoria dos custos operacionais, alavancando assim a lucratividade das empresas atualizadas tecnologicamente.

Este projeto está dividido em quatro partes, já inclusa esta introdução. Em seguida está o referencial teórico na qual está embasada as pesquisas feitas sobre logística como uma forma estratégica competitiva na organização, sobre centros de distribuição e sobre as tecnologias de informação aplicadas na logística. Na terceira parte está apresentado a metodologia utilizada para este projeto. E, finalizando está o cronograma para elaboração do artigo científico baseado neste projeto.

  1. REFERENCIAL TEORICO

  1. Logística como uma forma de estratégia competitiva na organização

Segundo Dantas et al (2016) A logística teve inicialmente um conceito que envolvia o processo de compra, transporte e armazenamento de matérias-primas, componentes e produtos acabados, visando maximizar a lucratividade neste processo. Sendo que atualmente este conceito de SCM (supply chain management) não se apresenta somente como atividade isolada, e sim integrada a outras áreas.

A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (BALLOU, 2007 apud ANDREOLI e DIAS, 2016).

A despeito deste tema Bueno et al (2015) discorrem que a logística é o processo de gerenciar estrategicamente aquisições,movimentações, armazenamento de peças e materiais de trabalho, em que se busca um arranjo e uma organização dos seus canais de distribuição para que possam maximizar a lucratividade da empresa, melhorar o atendimento e garantir a satisfação dos clientes, tudo isso com o menor custo possível, garantindo a integração da cadeia de suprimentos.

Portanto, destaca-se o campo da logística empresarial como uma tática para traçar novos sentidos para as empresas, ou seja, se os clientes estão cada vez mais exigentes, as estratégias logísticas impulsionarão como diferencial, adequando alguns de seus serviços às necessidades dos clientes. Com essa visão dimensional, a chave para um desempenho logístico eficiente e eficaz é a capacidade da organização em acompanhar, compreender e desenvolver estratégias logísticas baseadas no segmento dos clientes, participando dos processos estratégicos da organização por meio das tomadas de decisões e pelas ações táticas e operacionais da cadeia logística (FERNANDES, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (312 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com