TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanização e Atendimento Hospitalar

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO PROFISSIONAL

CST em Gestão Hospitalar

DISCIPLINAS NORTEADORAS

Humanização e Atendimento Hospitalar

Administração de Materiais e Logística

Setembro 2014

DESAFIO PROFISSIONAL

CST em Gestão Hospitalar

DISCIPLINAS NORTEADORAS

Humanização e Atendimento Hospitalar

Administração de Materiais e Logística

Desafio profissional apresentado como atividade parcial das disciplinas Humanização e Atendimento Hospitalar, Administração de Materiais e Logística 1º semestre- Curso Tecnologia em Gestão Hospitalar do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp.

SUMARIO

Introdução--------------------------------------------4

Desenvolvimento------------------------------------5 a 8

Conclusão---------------------------------------------9

Bibliografia-------------------------------------------10

Projeto de Humanização do Atendimento Hospitalar

DISCIPLINAS NORTEADORAS

Humanização e Atendimento Hospitalar

Administração de Materiais e Logística

Introdução

A humanização são princípios onde determinados grupos sociais se relacionam com o meio físico. Segundo GARCIA, 2005, p. 95, Todos os profissionais da saúde são seres humanos, tal como os pacientes, mas nem todos podem ser chamados de humanizados. Os modelos de atenção e de gestão nos serviços de saúde indicam a necessidade em construir novas relações entre os usuários e trabalhadores neste âmbito.

Na XI Conferencia Nacional de Saúde em 2000 intitulou: “O acesso, qualidade e humanização na atenção a saúde com controle social”, interferiu nas agendas de saúde publicas no Brasil e o Programa Nacional de Humanização da Atenção Hospitalar propõe ações com intenção de criar comitês voltados para melhoria e qualidade da atenção ao paciente e ao trabalhador da saúde.

O Ministério da Saúde tem implementado políticas publicas e afirmativas entre os atores para reverter o quadro de mecanicismo, automatismo ou tecnicismo, busca aquisições e investimentos nos novos modelos de atenção entre gestores, profissionais de saúde e usuários para garantir o acesso humanizado nas práticas de promoção e gestão na saúde com reconhecimento social.

Inaiá (2008) diz que os termos humanização, humanização da assistência hospitalar ou humanização em saúde já são de domínio público, embora haja certo “estranhamento” e resistência por parte de muitos profissionais da saúde em aceitá-los. O argumento principal é que a humanização é inerente à prática de quem cuida de seres humanos.

A humanização ocorre em várias áreas das Ciências cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores em uma organização, abrange o conjunto de relações nas instituições de saúde: profissional de saúde/paciente, recepção/paciente, profissional/equipe, profissional/instituição (BOLETIM DA SAÚDE, 2006). O Acolhimento é uma das diretrizes do PNH, visa melhorar a qualidade do atendimento prestado, aumentar a eficácia das nossas ações de saúde e propiciar relações interpessoais mais respeitosas. É um valor a ser construído e exercitado diariamente por todos os profissionais, tanto da assistência quanto da gestão. “- Fonte: humanizasus (2008)”.

Desenvolvimento

Analise dos problemas e identificados na relação “profissionais de saúde versus clientes-usuários”

O paciente não é uma doença ou um doente apenas. É um ser humano, um indivíduo que tem família, que estuda, trabalha, tem planos, sonhos e sofre por ter sido, de uma hora para outra, extraído de sua vida e de sua rotina pessoal, tornando-se vulnerável a uma doença (GARCIA, 2005, p. 95), por isso é relevante avaliar suas rotinas de vida pessoal e familiar, suas necessidades pessoais, às necessidades de quem o assiste e de quem é assistido com controle da organização hospitalar. É importante destacar o interesse, a competência e as responsabilidades dos profissionais envolvidos na comunicação e acesso ao estabelecimento para usuários e familiares, respeito às normas e regras, incluindo horários evitando aborrecimentos e constrangimentos.

Martins (2002, p. 25), diz que: o paciente está inserido em um contexto pessoal, familiar e social complexo e a assistência deve efetuar uma leitura das necessidades pessoais e sociais do paciente, as necessidades de quem assiste e de quem é assistido interagem na instituição.

“Analise dos problemas identificados na relação profissionais de saúde versus clientes-usuários”

O comportamento é o conjunto de relações das pessoas resultante de estímulos que poderão ser externos ou internos e podem manifestar-se através de atos, palavras, gestos ou expressões.

O tratamento inicial é uma parte vital na criação de boas relações, tanto do ponto de vista pessoal quanto institucional, na prática isso ainda está longe de ser reconhecido na maioria dos serviços de saúde no País e as pesquisas de satisfação aplicadas são desfavoráveis, sendo esse um dos maiores desafios da gestão para implantação de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com