TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Telecomunicações e Rede

Por:   •  22/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Maringá

Tecnologia Organizacional

Bruna Caroline da Silva     RA:

Fabiana Cortez Urgniani     RA: 83569

Renan Brito     RA: 83810

Tecnologia de Telecomunicações e Rede

Maringá

2016

1. A Empresa

        A empresa pesquisada atua na cidade de Santa fé, é de pequeno porte e  atua a 10 anos no ramo de formaturas, desenvolvendo atividades no ramo de impressão gráfica e fotográfica, possui sessenta funcionários divididos entre a matriz no estado do Paraná, e duas filiais nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo.

2. Telecomunicações e Redes na empresa

        O sucesso de uma empresa depende de vários fatores, entre eles pode-se mencionar a qualidade da comunicação existente, ou seja, o acesso a redes corporativas, a informação, o contato com outros colaboradores da empresa no escritório e também fora dele, podem vir a interferir no desenvolvimento e na qualidade do serviço.

        O uso da telecomunicação através de um dispositivo de hardware permite a comunicação rápida e quebra a barreira da distância, através dela pode-se realizar transmissões de informações que auxiliam no decorrer ou na conclusão de alguma atividade.

        Em relação a rede a empresa ...

        Em visita a empresa foi observado que para o bom funcionamento da mesma são utilizados os seguintes equipamentos de rede e telecomunicações: quarenta e dois celulares: sendo dez da marca LG e trinta e dois da marca Samsung, os quais foram concedidos pelo plano empresarial da Vivo. Também há quarenta e dois computadores, duas switches e dois servidores, os quais então divididos em dois departamentos: de produção e administrativo.

        No departamento de produção, o qual foi visitado encontram-se vinte e dois computadores, uma switch de rede com vinte e quatro portas e um servidor com sistema operacional Windows Server. No departamento administrativo, de acordo com informações do entrevistado há vinte computadores, uma switch e um servidor.

        A switch tem como função conectar os computadores ao servidor através dos cabos de par trançado, onde os usuários de cada computador irão trocar informações  com o servidor para a realização de cada atividade, esta rede utilizada entre servidor e computadores é uma rede de barramento, pois todos os sinais são transmitidos em ambas as direções para toda a rede. E se um dos computadores falhar nenhum dos outros componentes da rede será afetado. Contudo o canal de uma rede de barramento pode administrar apenas uma mensagem por vez, quando há um grande trafego de informações o desempenho fica comprometido, e é o que acontece na empresa mensalmente, muitos computadores trocando  informações com o servidor fazendo com que esse diminua seu desempenho tornando a atividade do setor mais lenta.

[pic 1] [pic 2]

Figura - Switch utilizada no departamento de produção.

        Os computadores  ...

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

Figura - Computadores utilizados na produção

        O servidor da empresa pesquisada tem como função  centralizar  todos as informações do setor de produção, liberando espaço de memória e permitido que os PCs  tenham um desempenho melhor, para que  se execute com mais rapidez as atividades.

[pic 8]

Figura - Servidor de departamento de produção

        O Windows Server ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (458 Kb)   docx (362 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com