TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias, Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Esse relatório tem por objetivo apresentar o conceito de terceirização, suas vantagens e desvantagens ao ser implantado e como esse processo pode auxiliar estas organizações na realização das tarefas levando ao bom êxito de seus negócios. A empresa Petrobrás terceiriza alguns setores de sua empresa apresentando bons resultados deste processo.

Desenvolvimento:

A terceirização ou outsourcing é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, pode ser usada para atividade-meio e atividade-fim. É considerada como uma forma de redução de custos com os trabalhadores das atividades-meio da empresa, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional.

Umas das empresas que aderiu a terceirização foi a empresa Transnacional Petróleo Brasil S.A, mais conhecida como Petrobras. Fundada em 3 de Outubro de 1953, é uma sociedade Anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro ( União). É portanto, uma empresa estatal de economia mista, sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países. Começou a operar na Àfrica nos anos 70 e hoje 25% do que produz de petróleo vem do Continente. A empresa está presente em 5 países: Líbia, Namíbia, Tanzânia, Angola e Nigéria, mas somente nos 2 últimos produz petróleo e gás natural nos demais está em fase de exploração.

Atua na área de óleo, gás, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis, de forma integrada, nos segmentos de exploração, produção,refino, comercialização, transporte, petroquímico e distribuição de derivados.

A Petrobras é a maior exploradora do mundo em águas profundas, detendo 23% das operações nessa ativdade.Atualmente, mantém aproximadamente 296 mil trabalhadores na condição de prestadores de serviços, ou seja terceirizados, e 86.108 mil efetivos, a proporção é 3,84 trabalhadores terceirizados para cada um efetivo. O segmento passou a intensificar a prática de contratação de serviços a partir dos anos de 1990.

Entre as Atividades terceirizadas destacam-se: os serviços de operação de perfuração, serviços de manutenção, combate a incêncio, segurança de trabalho, serviços de enfermagem, alimentação, análise laboratorial, almoxarifado, informática, limpeza predial, cimentação e implementação de poços, serviços médicos e administrativos, transporte, vigilância, entre outros

Dentre as Companhias terceirizadas, pode-se citar Halliburton(cimentação de poços), Baker & Huges (Brocas convencionais) e Schlumberger (sondagem de poço) que no caso brasileiro, prestam serviços á Petrobras, na Bacia de Campos, há pelo menos 20 anos.

Vantagens da Terceirização:

• Estratégia de negócio.

• Redução de custo.

• Conquista de novos mercados.

• Vantagens Competitivas.

• Redução de Desperdício.

• Focalização e simplificação da gestão.

• Redução de custo operacionais

• Menos responsabilidades( em alguns setores).

Desvantagens da Terceirização:

• Aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com