TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAMPINAS 3

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Introdução                                                                                          3

Desenvolvimento                                                                                 4

Recomendações Finais                                                                          7

Referências                                                                                          8


INTRODUÇÃO

A empresas para se manterem no mercado estão o tempo todo em competição, e isso demanda capacidade de gestão. O presente trabalho apresenta ferramentas de gestão para que a empresa possa por em prática, visando sua adequação no mercado de trabalho e a melhora da competitividade. Uma empresa competitiva e organizada demanda capacitação e utilização das ferramentas gerenciais.

 

DESENVOLVIMENTO

1. Mapeamento da formação do estabelecimento

- A presente empresa localizada em São Paulo, tem cunho comercial em fabricar e comercializar produtos de limpeza, inscrita na Junta Comercial com a razão social Indústria de Limpeza Marcos Roberto & Cia LTDA, constituída pelos sócios-administradores Marcos Roberto do Nascimento, Joaquim de lima e José Carlos da Silva, com nome fantasia Indústria e Comércio Limpeza Total, possui inscrição na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, e na Prefeitura Municipal, e tem em sua organização, além dos sócios, vinte funcionários.

- As atividades desenvolvidas são fabricação e comercialização de produtos de limpeza, detergentes líquido e em pó, para uso doméstico.

- Foi verificado que a empresa não possui registro dos saneantes, Certificação de Boas Práticas e Licença de Funcionamento junto à ANVISA, não há regularização no Conselho Regional de Química do responsável técnico, apesar de um dos sócios ser Químico,  a Licença de Operação emitida pela CETESB está vencida, o Laudo dos Bombeiros está vencida.

1.1 Relatório

- Está produzindo e comercializando saneantes sem as licenças e autorizações devidas emitidas por órgãos públicos competentes. Diante da situação analisada, considerando a legislação brasileira, a empresa poderá enfrentar processos judiciais civis, trabalhistas, tributários e até mesmo administrativo. Pode, ainda, ser multada e interditada pela falta desses documentos.

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

- Há falta de higiene considerando que alguns funcionários comem no local onde manipulam produtos químicos; Alguns deixam de usar os equipamentos de proteção individual "EPI", podendo acarretar acidentes; não obedecem aos horários de almoço; não conhecem os procedimentos e trabalham de forma desordenada. Alguns funcionários descartam material químico em local inadequado.

2.1 Relatório

Diante da situação analisada e considerando a legislação brasileira, os funcionários estão sujeitos a sanções trabalhistas por não usarem os EPIs. A falta de higiene pode comprometer a saúde do funcionário acarretando gastos para a empresa. O desorganização traz prejuízo a empresa. O descarte do material químico em local inapropriado além da multa, afeta negativamente o meio ambiente.

3. Mapeamento das dificuldades dos trabalhadores

- Os procedimentos utilizados durante a produção não estão documentados; há falta de equipamentos de segurança obrigatória para os funcionários "EPI", podendo acarretar acidentes; não possui Ficha de Informações de Produtos Químicos FISQ; os descartes dos materiais químicos são feitos de forma inapropriada, afetando o meio ambiente; os horários de funcionamento da empresa não estão definidos, causando transtornos aos funcionários.

3.1 Relatório

Diante da situação analisada e considerando a legislação brasileira, a empresa que não utiliza o EPI pode responder a processos judiciais civis, além de ser multado pelo Ministério do Trabalho. Os funcionários estão sujeitos a sanções trabalhistas por não usarem os EPIs. A falta de higiene pode comprometer a saúde do funcionário acarretando gastos para a empresa. O descarte do material químico de forma inadequada compromete o ecossistema, degrada a natureza o que pode acarretar em multa e interdição do estabelecimento.

4. Implementação do Projeto de Adequação

- A presente trata-se de uma microempresa limitada, com três sócios e vinte funcionários que desempenham funções nas áreas de produção, almoxarifado, embalagem dos produtos e um escritório de recursos humanos.

- Segue abaixo sugestão de um organograma:

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

[pic 19][pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

- De acordo com o organograma apresentado fica sugestão da contratação de um gerente, supervisores e técnico em segurança do trabalho. Além de funcionários para o RH. Para que essa organização horizontal funcione, segundo Lacombe e Heilborn (2006, p. 19), para que exista uma organização formal é necessário, além do objetivo, um conjunto de regras mais ou menos permanentes e uma estrutura estabelecendo os papéis e as relações entre seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com