TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos X Fordismo e Taylorismo

Por:   •  5/3/2019  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

“Tempos modernos” é um filme que retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, época da quebra da bolsa norte-americana e da Revolução Industrial. Ele descreve, sem falas, como era o processo de trabalho de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.

O Taylorismo e o Fordismo são modelos de produção baseados na divisão do trabalho, ou seja, cada operário fica responsável por uma etapa do processo produtivo. A produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, a repetição de exercícios por parte do operário causa a alienação do mesmo. O filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época. A Mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo enquanto um ser social é nítido em várias cenas, podemos ver no personagem de Chaplin, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, mesmo fora da função industrial continua efetuando movimentos como se estivesse apertando parafusos na linha de montagem, ou quando ele tenta salvar um companheiro que havia caído nas engrenagens.

É possível também notar a limitação do trabalhador frente às atividades que desenvolviam. Por serem treinados e obrigatoriamente forçados a desenvolver as mesmas funções tornavam-se “profissionais” incompletos limitados a atuar sempre na mesma função, o que mostra na cena onde a personagem deve encontrar um pedaço de madeira, porém, graças a sua especialização do trabalho, não conseguiu pensar em qual seria a utilização do pedaço de madeira e por fim, ele escolhe um objeto e o leva a seu destino, mas era para segurar o barco e o caibro era muito fraco, o que fez com que o barco afundasse. Segundo os Teóricos mais críticos essa “especialização” dos trabalhadores era vantajosa apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia, profissionais mais rápidos e consequentemente mais produtivos. Em contrapartida formavam pessoas insatisfeitas e frustradas, sobretudo em suas vidas pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com