TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylorismo e filme tempos modernos

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Filme Tempos Modernos

O Filme Tempos Modernos- uma comédia dramática e romântica,dirigido por Charlie Chaplin   ,ilustra como era a vida dos operários após o termino da produção artesanal,e da chegada da para a produção em série,e,consecutivamente ,da revolução industrial .

Frederick Winslow Taylor era um engenheiro mecânico , e muitas vezes se irritava com a ineficiência dos trabalhadores. Os funcionários ultilizavam técnicas extremamente diferentes para realizar o mesmo trabalho, e ele resolveu mudar isso. Taylor passou mais de duas décadas procurando achar a “melhor maneira”de fazer cada trabalho ,pois ,praticamente não era colocado nenhum padrão para os funcionários de como fazer um trabalho eficaz. definindo QUATRO PRINCIPIOS DE ADMINISTRACAO:

1.Para cada elemento do trabalho de um individuo, desenvolver uma ciência que substitua o velho método da regra empírica(se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos)

2.(antigamente os trabalhadores escolhiam sua propria função e adestravam-se da melhor forma possível )Selecionar cientificamente e depois treinar, ensinar e desenvolver o trabalhador.

3.Cooperar com os trabalhadores para garantir que todo trabalho seja realizado conforme os princípios da ciência que foi desenvolvida

4.Dividir o trabalho e a responsabilidade de maneira mais igualitária possível entre administração e trabalhadores.

Predominava no taylorismo a característica de fazer atividades simples e repetitivas.

Pode se afirmar que o taylorismo formou uma parceria com o fordismo.

Henry Ford elevou ao mais alto grau os dois princípios da produção em massa,sendo eles, dentro da fabricacao de produtos não diferenciados em grandes quantidades:

1.Peças Padronizadas e simplificação .

2.Trabahador Especializado- Na produção artesanal,o trabalhador necessita de conhecimento necessário para executar apenas uma tarefa.

Ambos os processos tinham como objetivo ampliar a produção em um menor espaço de tempo.

Esses elementos estão presentes no filme

Ultilizando técnicas de administração cientificas-achar a pessoa de porte físico e características especificas para cada trabalhador ,obtendo assim o maior nível de produtividade possível-,Taylor conseguiu definir a melhor maneira de fazer cada trabalho,e isso já é exibido nos primeiros minutos de filme ,ao ver que Chaplin ,que tem uma estrutura menor tem a função de apertar os parafusos, enquanto o colega de trabalho ao lado,que tem uma estrutura maior,esta martelando a peça .( Trabahador Especializado & Peças Padronizadas e simplificação)

Os trabalhadores estão trabalhando incessantemente ,e mesmo o processo estando muito rápido ,e ,por consequência,difícil de acompanhar , o presidente da fabrica não parava de acelerar a maquina ,mostrando o quanto ele estava preocupado apenas com a produtividade,e não com os trabalhadores. Logo no início do filme ,mostra um gado andando,e ,em seguida mostra pessoas indo para o trabalho saindo das estacoes de metrô, se locomovendo de uma forma semelhante ao gado, deixando explicito que os operários eram vistos como gado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (291.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com