TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Administrativa

Seminário: Teoria Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Seminário  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 7

Nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias. Além do mais, é oportuno salientar que a teoria administrativa formula suas proposições em função de duas condicionantes básicas: o tempo (história) e o espaço (distância).

O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro das organizações administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer. A Teoria geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas ou nas organizações não lucrativas. A TGA trata do estudo da Administração das organizações.

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Podemos afirmar que a administração é uma habilidade humana, sem dúvida. Porém, uma habilidade adquirida após séculos de evolução. Acreditamos que o ato de administrar é executada desde a pré-história, pois havia divisão de tarefas como: caça, pesca, colheita, artesanato, etc. Todos os administradores precisam ter habilidades, podemos conceituar três:

Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Segundo Chiavenato habilidade técnica “consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato habilidade humana “consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. Segundo Chiavenato “Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."

A combinação dessas habilidades é muito importante para o administrador. Na medida em quase sobe para níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual. Os níveis inferiores requerem considerável habilidade técnica dos supervisores para lidar com problemas operacionais e concretos da organização.

Com o passar do tempo as aldeias viram cidades, atividades básicas para sobrevivência tornar- se serviços ou produtos oferecidos em troca de uma estabilidade econômica, chegando- se então ao capitalismo. Nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.

A tarefa da Administração é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais eficiente e eficaz.

A administração no século XX foi dividida em três eras. Era Clássicas (1900-1950), Era Neoclássica (1950-1990) e Era da Informação ( após 1990). Cada era tem suas características:

Era clássica

• Administração cientifica, Teoria clássica, Relações humanas, Teoria da Burocracia. Inicio da industrialização, Estabilidade, Pouca mudança, Previsibilidade, Regularidade e certeza.

A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir a máxima eficiência possível na realização das tarefas. Frederick Taylor idealizador da administração cientifica analisou a carência das empresas na organização do setor produtivo, criando o Taylorismo, um método inovador que consistia nos princípios e objetivos da Administração Científica, que no início do século XX, causaram grande desenvolvimento das relações de trabalho, não só entre os operários entre si, mas também como se relacionavam com seu trabalho e empregadores. A partir da observação e condução de práticas científicas, Taylor foi capaz de aumentar a produtividade de seus funcionários, sem que isso significasse perda na remuneração e nem em maior fadiga. Com a padronização da produção, gargalos foram sanados e pode-se cobrar maior eficiência dos operários, e visando premia-los por seus esforços, puderam recebem em troca uma remuneração proporcional a sua produção. Mesmo com a extrema especialização dos procedimentos na produção e supressão da criatividade dos trabalhadores, o taylorismo trouxe benefícios para a população, pois como barateamento dos custos de produção, mais utensílios passaram a ser acessíveis a classe trabalhadora.

Seguidores de Taylor

Henry Ford (1863-1947)

Ford é visto como um dos responsáveis pelo grande salto qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Ciente da importância do consumo em massa lançou alguns princípios para agilizar a produção, reduzir os custos e o tempo de produção. O modelo administrativo de Ford se caracteriza pelo trabalho dividido, repetido, continuo.

Frank Gilbreth (1868-1924)

Seguiu um percurso similar, embora independente da de Taylor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com