TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Geral da Administração

  1. Oque são gerentes?

O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controle estejam numa sequência lógica.

  1. Quais foram os principais autores que estudaram a figura dos gerentes?

Henri Fayol, Chester Barnard, Hebert Simon, Henry Mintzberg, Rosemary Stewart, Fred Luthans, Andrew Grove.

  1. Cite três deveres dos gerentes segundo Fayol.

Manter a disciplina; Ter tudo sob controle; Usar sanções contra faltas e erros.

  1. Quem foi o pioneiro no reconhecimento de que a adm. deveria ser vista como função separada das demais funções da empresa?

Fayol foi o primeiro no reconhecimento, pois identificou o trabalho dos administradores e separou das atividades operacionais da empresa.

  1. Cite os princípios da adm. de Fayol.

Divisão do trabalho; Autoridade e Responsabilidade; Disciplina; Unidade de Comando; Unidade de Direção; Interesse Geral; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia Escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa; Espírito de equipe.

  1. Faça uma análise da figura 2.4 pag. 51 do capítulo 2 do livro TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (Antônio Cesar Amaru Maximiano).

O executivo, para garantir a sobrevivência da organização, deve privilegiar a comunicação; A organização informal pode oferecer contribuição para a sobrevivência da organização formal; Os gerentes devem estar conscientes de que dependem dos subordinados para implementar suas decisões.

  1. Qual são as fases do processo de tomar decisões, segundo Simon???

I - Intelecção ou prospecção; II - Concepção; III - Decisão.

  1. Segundo Henry Mintzberg, quais são os papéis interpessoais?

Figura de proa (O gerente age como um símbolo e representante da organização); Líder (A liderança permeia todas as atividades do gerente); Ligação (O papel de ligação envolve a teia de relacionamentos que o gerente deve manter, principalmente com seus pares).

  1. Segundo Henry Mintzberg, quais são os papéis de informação?

Monitor (gerente recebe ou procura obter informações que lhe permitem entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente); Disseminador (informação interna e externa); Porta-voz (transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização).

  1. Segundo Henry Mintzberg, quais são os papéis de decisão?

Entrepreneur (empreendedor, planejador); Controlador  de distúrbios; Administrador de recursos (tempo, trabalho e decisões); Negociador.

  1. Faça uma análise da figura 2.8 pag. 59 do capítulo 2 do livro TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (Antônio Cesar Amaru Maximiano).

A figura representa as três dimensões do papel dos gerentes, segundo Rosemary Stewart; São elas: Exigências, Restrições e decisões (escolhas).

  1. Segundo Rosemary Stewart, o que são restrições?

Restrições são os fatores internos e externos à organização que limitam o que o ocupante do cargo pode fazer.

  1. Segundo Katz, quais são as habilidades gerenciais?

Habilidade técnica (atividade especifica); Habilidade humana (compreensão das pessoas e suas necessidades); Habilidade conceitual (lidar com a complexidade da organização).

  1. Segundo Rosemary Stewart, o que são exigências?

Exigências são as tarefas que o ocupante de qualquer cargo gerencial deve necessariamente desempenhar, porque fazem parte intrínseca de sua natureza ou constam de sua descrição.

  1. Segundo Rosemary Stewart, o que são escolhas?

Escolhas são as atividades que o ocupante do cargo pode realizar, mas não é obrigado a realizar. São essas as oportunidades para fazer tarefas diferentes de outros e de maneira diferente da de outros.

  1. As funções do executivo, de acordo com Barnard, abrangem três responsabilidades principais. Quais são elas?
  1. Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.
  2. Promover a formação e a manutenção de um sistema de recursos humanos, incluindo a motivação das pessoas, por meio de incentivos eficazes.
  3. Formular e definir os propósitos, objetivos e fins da organização, o que inclui a doutrinação dos funcionários operacionais com os propósitos gerais e as grandes decisões, de modo que eles permaneçam coesos e capazes de tomar as decisões finais, que são detalhadas, de maneira coerente.

  1. Faça uma análise da figura 2.7 pag. 55 do capítulo 2 do livro TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (Antônio Cesar Amaru Maximiano).

A figura mostra os dez papéis que os gerentes desempenham, segundo Mintzberg. São eles: Papéis de decisão (Empreendedor, Controlador de distúrbios, Administrador de recursos, Negociador); Papéis Interpessoais (Figura de Proa, Líder, Ligação, Ligação); Papéis de Informação (Monitor, Disseminador, Porta-voz).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com