TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Idalberto Chiavenato: presidente do Instituto Chiavenato e conselheiro do CRA/SP é reconhecido e prestigiado pela excelência de seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores conceitos administrativos aplicados as organizações bem-sucedidas.

A palavra Administração tem origem do Latim e significa: administratione

• Ad = (direção para, tendência, junto de)

• Minister = Comparativo de inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve sob comando de outro, um serviço que se presta a outro.

A Administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos.

Teoria Científica: é a Teoria de Frederick Winslow Taylor mais conhecido por Taylor foi um engenheiro mecânico, considerado o “Pai da Administração Científica”. Sua teoria tinha ênfase nas tarefas, buscava, com isso, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo. Buscava a eliminação do desperdício e a redução dos custos na produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.

Teoria Científica e seu seguidor: é a teoria de Henry Ford foi um empresário. Fundador daFord Motor Company. Foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série ou linha de produção. Com isso passou a produzir automóveis em massa, em menos tempo e ao menor custo, desenvolveu a mecanização do trabalho e padronização do maquinário e do equipamento.

Teoria Clássica: é a teoria de Jules Henri Fayol. Sua teoria tinha ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente, preocupando-se com os órgãos, as seções, departamentos e também com as pessoas, que são ocupantes de cargos e executores de tarefas. Para Fayol as funções administrativas envolvem cinco elementos: 1º Prever; 2º Organizar; 3º Comandar; 4º Coordenar; e 5º Controlar.

Teoria das Relações Humanas: Georges Elton Mayo foi um sociólogo, é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios de Taylor. Sua teoria deixou de lado a ênfase nas estruturas e nas tarefas, sua ênfase era nas pessoas. Os princípios da Teoria das Relações Humanas são: a necessidade de humanizar e democratizar a administração e o desenvolvimento das ciências humanas. Seus ideais se opunham a Teoria Clássica.

Teoria Burocrática: Max Weber foi um economista. Sua teoria tinha ênfase na estrutura organizacional. De acordo com Weber, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia. Uma de suas frases mais conhecidas é a de que “A organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins”. Entretanto, ainda segundo ele, nem todos os grupos sociais são organizações, uma vez que esses grupos se dividem em duas grandes categorias: os primários e os secundários.

Teoria Estruturalista: W. Richard Scott foi um dos principais representantes desta teoria. Sua teoria tinha ênfase na estrutura e no ambiente. “O homem organizacional”.

Teoria Comportamental: Sua ênfase era nas pessoas e ambiente. Teve três grandes nomes: Douglas McGregor, Abraham Harold Maslow e Frederick Herzberg.

Douglas McGregor: é conhecido pelas teorias X e Y.

Teoria X: na teoria x as pessoas trabalham por dinheiro.

Teoria Y: na teoria y as pessoas trabalham por prazer.

Abraham Harold Maslow: é conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades.

Frederick Herzberg: é conhecido pela teoria dos dois fatores.

Fatores Higiênicos: são as condições de trabalho; salários e prêmios de produção; benefícios e serviços sociais.

Fatores Motivacionais: é o trabalho em si; realização pessoal; responsabilidade.

Teoria dos Sistemas: Ludwing Von Bertalaffy foi um biólogo. Sua teoria tinha ênfase no ambiente. Baseia-se no conceito do “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal com as outras pessoas como um sistema aberto.

• Sistemas Abertos: são os que sofrem influência do meio ambiente.

• Sistema Fechados: são os que não sofrem influência do meio ambiente.

Teoria da Contingência: Alfred DuPont Chandler foi um professor de Administração e História Econômica na Harvard Bunisses School. Sua ênfase no ambiente sem desprezar as tarefas, as pessoas e a estrutura. De uma maneira geral a teoria enfatiza que o que acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com