TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  22/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE PESQUISA

             O serviço/produto da empresa Bravo Caminhões se baseia na venda de caminhões e peças, além de realizarem serviços de consertos em caminhões.

             Com 21 anos no mercado, tem em seu foco principal atender a região e Estado ao máximo possível.

             A empresa analisada é uma das sete filiais existentes na Bahia, cada localizada em uma região diferente. A matriz da Bravo está localizada na capital Salvador.

            O funcionamento da empresa não depende diretamente da atuação do dono, pois há cerca de 15 gestores, que realizam o trabalho administrativo nas sete filiais e graças ao avanço tecnológico o dono tem acesso a todos os dados de suas filiais e toda semana é realizada reuniões na empresa e todo final de ano há uma reunião para traçar metas anuais. Para a empresa, traçar metas é de fundamental importância, pois as metas é o que faz a empresa se manter no mercado. A sua preocupação com planejamento e ação é tão minuciosa que para se contratar, desligar, ou promover qualquer colaborador é feita uma análise disto por um grupo de gestores.

           O produto/serviço da Bravo caminhões tem uma boa aceitação no mercado regional de Guanambi, pois a cada ano tem um significativo crescimento.

           A qualidade do serviço é uma das características da empresa, pois trabalha com peças originais, mecânicos qualificados e ainda oferece garantia do serviço por um ano.

          Devido à crise econômica, a empresa teve que reestruturar-se, fazendo cortes de funcionários, adequando assim a situação do mercado para que devido a crise, eles fossem obrigados a fechar alguma filial. Pois o maior desafio da empresa é continuar viva em plena crise.

          O gestor da filial de Guanambi, não vê pontos negativos na empresa, apenas pontos positivos, pois os pagamentos são sempre na data certa.

  Também existe certa preocupação com o meio ambiente, pois foi criado um projeto que consiste em um posto de coleta, para pilhas, baterias de celular, etc... A empresa faz parte do ISO 9000. Os baldes de óleo, filtros vazios e demais lixos que são utilizados pela empresa são descartados de forma que não contamine o solo, e é recolhido por empresas terceirizadas, e certificadas para realizar tal função.

           Ao que se refere a marketing, comunicação, a empresa usufrui desses meios, através de jornais da rádio e das redes sociais, porém poderia investir mais nesta área, já que é uma das maneiras mais eficazes para que as pessoas conheçam a empresa!

            Os funcionários estão satisfeitos com o seu trabalho e com o salário, na empresa pessoas que recebem o salário fixo, e há aquelas que recebem o fixo e uma comissão.

  • PERFIL DO GESTOR

             Vitor Teixeira é o gestor da Bravo em Guanambi.  Mostrou-se muito bem capacitado para exercer sua profissão, com conhecimento detalhado da empresa em que administra e também das demais filiais, preocupa-se em tratar bem os funcionários, e os denomina como colaboradores, que trabalham para o bom funcionamento da empresa.

  • NIVEL DE MATURIDADE DA EMPRESA

              Bravo caminhões é uma empresa nova, mas tem uma maturidade organizacional excelente, porém ainda tem muito a melhorar, principalmente na área de marketing e logística.

  • ESTRUTURA DA EMPRESA

              A estrutura da empresa é uma estrutura hierárquica, mas com bom relacionamento entre gestores e funcionários.  Ela funciona principalmente dentro dos princípios de Fayol, pois nela existe a divisão do trabalho, a autoridade, que é exercida principalmente pelo cumprimento das normas da empresa, unidade de gestão, remuneração, centralidade, ordem, equidade, e espírito de equipe.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com