TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.805 Palavras (8 Páginas)  •  1.506 Visualizações

Página 1 de 8

        FACULDADES INTEGRADAS DE ARACRUZ - FAACZ

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 15 - TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 16 - TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 17 - TEORIA DOS SISTEMAS

Aracruz

2016

INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 15 - TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 16 - TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

CAPÍTULO 17 - TEORIA DOS SISTEMAS

Atividade apresentada a Disciplina de Pesquisa Operacional, ministrada pelo Professor Jussélio Rodrigues Ribeiro, relativa ao Cap. 15, 16 e 17 CHIAVENATO Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração, desenvolvida pelos alunos do 5º Período de Administração de Empresas da Faculdades Integradas  de Aracruz, como requisito para obtenção de Nota N1.

Aracruz

2016

CAPÍTULO 15 - TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

CASO – A DIGITAL EQUIPMENT CORPORATION

QUESTÕES

  1. Qual a atuação da DEC em hardware e em software?

 Fornecer minicomputadores com programas exclusivos, que só funcionam em suas próprias máquinas.

  1. Como você caracterizaria a estratégia da DEC para sair do sufoco?

A estratégia utilizada pela DEC foi à de diferenciação. A empresa fornecia um produto que era único no mercado, que seria fornecimento de microcomputadores com programas exclusivos que só funcionavam em suas próprias máquinas.

  1. Qual seria o núcleo essencial do negócio (core busines) da DEC?

A tecnologia, que no caso foi oferecer o inverso do que as empresas ofereciam. Minicomputadores com programas únicos.

  1. Como você vê o mercado de informática? Quais as características que deve possuir uma empresa para operar esse mercado, em termos de sistema aberto?

O mercado de informática está constantemente em evolução. Para possuir uma empresa é necessário buscar sempre está atualizando seus produtos e serviços, para que assim tenha sempre um diferencial.

CONCLUSÃO

A partir do capítulo estudado foi analisada a importância da tecnologia para as organizações, observando que é um fator essencial para o desenvolvimento, crescimento e gerenciamento da mesma. Foi relatado que através da tecnologia, obteve-se o desenvolvimento da cibernética que surgiu como uma ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências.

Observa-se que vários fatores ocasionaram o surgimento da cibernética, dentre eles a Segunda guerra mundial, devido a inteligente criação de equipamentos de artilharia para o exército alemão. A cibernética é a ciência da comunicação e do controle e compreende os processos e sistemas de transformação da informação e sua concretização em processos físicos, fisiológicos, psicológicos, etc.

Um dos principais produtos da cibernética é a tecnologia da informação, que representa a convergência do computador com a televisão e as telecomunicações. Algumas empresas investem fortemente em tecnologia, pois para o desenvolvimento do trabalho é necessário de alguns programas desenvolvidos tecnologicamente para atender aos setores. Todos estes programas estão interligados através da internet, que tem o objetivo de manter o referido sistema.

Nas organizações temos um setor específico para acompanhamento do desenvolvimento dos sistemas, que é o setor de Tecnologia da Informação. Ele assessora de maneira a manter sempre atualizado e mantendo as informações de acordo com o esperado.

Observa-se que há muitos anos a tecnologia vem trazendo a melhoria dos processos de maneira a ajudar no desenvolvimento das atividades e trabalhos. A melhoria dos processos é nitidamente observada, pois se pode controlar mais as informações de maneira a melhorar o desempenho e todo o resultado da produção.

Portanto, para ser um bom Administrador é necessário conhecer profundamente todos estes sistemas e suas principais funções, para assim aplicar na organização onde se encontra inserido trazendo um resultado satisfatório.

CAPÍTULO 16 TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO

CASO – O DILEMA: MAIOR PRODUTIVIDADE OU O MELHOR SERVIÇO AO CLIENTE

QUESTÕES:

  1. Qual sua opinião sobre os seis componentes citados?

O caminho que a empresa resolveu tomar é viável, pois ajuda ela a determinar o que o cliente espera e com isso basear suas decisões, também podemos notar que ela aplicou o ciclo PDCA Planejar, Fazer, Checar e Agir.

  1.  Que outras ideias você poderia adicionar?

Gestão integrada, modelos matemáticos para tomada de decisão e investimento em pesquisa operacional.

  1.  Dê exemplos de empresas dos dois grupos: aquelas que aumentam a produtividade e aquelas que melhoram o serviço ao cliente.

 Empresas primárias que não têm tanto contato com os clientes e produzem insumos para outras empresas, são as que normalmente aumentam a produtividade. Exemplo: Mineradoras

 Empresas que melhoram o serviço de atendimento são aquelas que têm alto contato com diversos tipos de cliente e vários concorrentes. Exemplo: loja de eletrodomésticos.

  1.  Você acha possível aumentar a produtividade (reduzindo custos) e oferecer melhores serviços ao cliente ao mesmo tempo? Como?

 Quando se tem os fatores custo x qualidade podemos afirmar na existência de um trade-off, no qual se o indivíduo aumenta a qualidade, o custo aumenta , o inverso também é verdade, logo não se pode melhorar os dois fatores ao mesmo tempo.

  1.  Como você poderia aplicar a teoria Matemática nesses casos?

 Usar tecnologias na administração das operações, focar o alinhamento estratégico e a natureza estratégica da administração das operações, focar os processos produtivos e a produtividade.

CONCLUSÃO

Concluímos que mesmo não existindo uma melhor maneira de gerir uma organização, o administrador pode estar utilizando a ferramenta da teoria matemática da administração para mostrar a realidade mais próxima da empresa, identificar fatores e suas relações importantes que muitas vezes não são percebidos em conversas informais ou em outras situações. Além disso, ela possui outras vantagens como a utilização de dados quantitativos e a manipulação de grandes volumes de dados que auxiliam na tomada de decisão e que torna mais preciso os resultados analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com