TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Henri Fayol

Jules Henri Fayol (1841 – 1925), nasceu em Constantinopla e acabou falecendo na França. Formou-se Engenharia de Minas e aos 19 anos ingressou em uma companhia metalúrgica e carbonífera onde fez carreira entregando seu cargo aos 77 anos somente.

No ano de 1916, o último, lançou sua obra “Administration Industrielle et Generale”, traduzindo, “Administração Geral e Industrial”. Tal enfatiza a estrutura organizacional, vinculando a administração a todos os empreendimentos humanos. Neste livro o autor salienta as funções básicas que toda empresa deveria possuir, sendo elas: Técnicas (relacionadas a parte de produção ou de serviços da empresa que para Fayol não seria a função mais importante como muitos poderiam pensar), Comerciais (referindo-se a parte de compra/venda e permutação), Financeiras (gerência de capitais onde Fayol prega que esta é uma condição essencial para o êxito empresarial, pois sem esta atividade não é possível pagar funcionários, adquirir matéria prima dentre outras...), Segurança (identifica-se com a parte de preservação e proteção de bens, evitando problemas como roubos e obstáculos sociais como greves e manifestações), Contábeis (vem de encontro a parte de inventários, registros, balanços, estatísticas e custos mostrando como a empresa está economicamente, podendo ser chamado de um ótimo instrumento de direção) e Administrativas (onde integra todas as outras 5 funções). Para Fayol tais habilidades simplesmente designam o que é administração e não possuem encargo de formular o programa de ação geral da empresa ou coordenar esforços e harmonizar atos. Atualmente esta visão do autor sobre funções já está superada pois hoje em dia, estas são designadas de áreas da administração. Assim sendo, as funções administrativas receberam o nome de administração geral, as técnicas de área de produção de manufatura ou operações; já as funções comerciais foram chamadas de vendas/marketing; as funções de segurança acabaram por ser passados a um nível inferior (mais baixo) e as funções contábeis subordinaram a funções financeiras.

Nosso autor julgava que, para o desenvolvimento completo de cada uma dessas funções era necessário um conjunto de qualidades pessoais como: qualidades físicas (saúde/vigor), intelectuais (aprendizado, comprometimento, discernimento e agilidade intelectual), morais (coragem, iniciativa), cultura geral (conhecimentos diversos) e experiência (conhecimento prático).

Com o objetivo de aperfeiçoar a capacidade administrativa Fayol desenvolveu quatorze princípios da administração:

1º-Divisão do trabalho: Separação de poderes, especialização de tarefas e aumento da eficiência,

2º-Autoridade e responsabilidade: Autoridade consiste esperar obediência após a delegação de uma ordem. Já a responsabilidade significa o dever de prestar contas.

3º-Disciplina: Respeito entre organização/empregado e os acordos previamente estabelecidos,

4º-Unidade de comando: Autoridade única, pensa que a dualidade pode gerar conflito,

5º-Unidade de direção: Um só chefe e um único plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6º-Subordinação aos interesses individuais aos interesses gerais: Os interesses da empresa deverão estar a frente a todo e qualquer custos aos interesses pessoais.

7º-Remuneração do pessoal: A remuneração dos empregados deve ser justa, garantindo a satisfação destes.

8º-Centralização: Concentração da autoridade.

9º -hierarquia: Linha de autoridade, que vai o escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio de comando.

10º- Ordem: Ordem material a humana;

11º- Equidade: Através dos conceitos de justiça e amabilidade busca-se a lealdade do funcionário.

12º-Estabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com