TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

“TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO”

TUTOR EAD ADMINISTRAÇÃO: EDUARDO ANDRADE CURY

RIBEIRÃO PRETO, 24 DE SETEMBRO 2013.

SUMÁRIO

Introdução 02

ETAPA 1 Administração ser uma habilidade humana 02

1.1. Surgimento das Teorias da Administração 02

1.2. Analisando os precursores da administração 03

1.3. Organizações mecanicistas x organizações flexíveis 03

ETAPA 2 Importância das propostas das Teorias da Administração 03

a) Teoria clássica da administração 04

b) Teoria da Burocracia 04

c) Teoria Estruturalista 04

d) Teoria das Relações Humanas 04

e/) Teoria comportamental e DO 04

ETAPA 3 Evolução natural das Teorias da Administração 04

3.1 Ênfase na Tecnologia e no Ambiente 04

a) Teoria de sistemas 04

b) Teoria de matemática 04

c) Teoria da Tecnologia da Informação 05

d) Teoria da Contingencia 05

3.2. Implicações Éticas 05

3.3. Pensamento Sistêmico e Liderança 05

ETAPA 4 Propostas das de Administração 05

a) Aprendizagem Organizacional 05

b) Gestão do Conhecimento 05

c) Capital intelectual. 05

d) Empresas 05

e) Administrador 05

f) Ambiente. 05

g) Tecnologia 05

h) Estratégia 05

i) Administração por objetivos 06

Análises e resultado de entendimento da equipe 06

Quadro Comparativo das Teorias da Administração 06

Considerações Finais 07

Referências Bibliográficas 07

INTRODUÇÃO

Analisando os trabalhos e pesquisas humanística, Neoclássica e Estruturalista da Administração, buscando um entendimento entre essas Teorias. Enfatizando assim, novas contribuições e, novos desafios, procurando novos meios de aplicar essas teorias à administração, Analisando a obra de Leo Hubermam, que, segundo ele, a construção da riqueza neste longo período da história aconteceram várias mudanças socioeconômicas. A teoria geral da administração iniciou, dando prioridade nas tarefas, analisando a administração científica de Taylor. Tomando um mesmo caminho, a preocupação passou para a estrutura, com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática, no sentido ao rumo da teoria estruturalista. A atenção humanística brotou nas pessoas, incentivado através da teoria comportamental e organizacional. A Teoria dos Sistemas, tornou forte no ambiente vindo acompanhada pela teoria da contingência. Tempos mais tarde aflorou a tecnologia. Com todas essas mudanças acontecendo, tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, induziu novas e diferenças teorias administrativas, registrando um grande marcando passo no desenvolvimento. Distintamente a teoria administrativa encontrou meios de mostrar, uma das cinco variáveis, ocultando ou pensando secundariamente todas as demais específicas para determinados problemas. Por outro lado, as Teorias Administrativas são necessárias e imprescindíveis. O Administrador deve estar atento à todos os meios que envolve estas Teorias, assim aplicando à seu favor todas as técnicas em determinadas situações.

ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO SER UMA HABILIDADE HUMANA E SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1.1. Há muitos anos a administração conviveu com a sociedade Feudal inclusive atualmente nos dias de hoje. Ao longo do tempo os comerciantes entenderam que deviriam se unir, criando grupos, de forma que, discordavam com as ordens impostas pelos Sr. Feudais, o que criavam devido impostos e cobranças de taxas abusivas, Com a chegada da economia monetária, o comércio cresceu muito mais, os polos Municipais, tomou um rumo de crescimento de forma rápida, criando uma divisão no setor urbano e, rural.

Diante da necessidade de administrar seus negócios o homem do campo ou, comerciantes, não tiveram outra saída, buscaram novas alternativas. A história da Administração surgiu em meados de 5.000 a.C., na Suméria; onde os povos antigos procuravam maneiras mais adequadas e eficiente para resolver problemas, A nova forma de administrar, apareceu devido algumas consequências criada pelas dificuldades.

1.2. Analisando os precursores da administração, muitos contribuíram para um planejamento eficaz e, sem desperdício. Podemos dizer que os criadores mostraram novas opções e formas, de facilitar a administração. No começo do século XX, criou-se novas teorias de administração, e um dos precursores foi Frederick W. Taylor, que formalizou as técnicas da Administração Cientifica, Taylor pregava a prática para dividir os trabalhos, dando prioridade aos métodos, considerando os princípios, do tempo padrão, dos trabalhadores. Então surge, as relações humanas, que o bem estar dos trabalhadores era prioridade para o bom funcionamento da organização assim alcançando todos objetivo. Taylor publicou um livro, em meados de 1911, que considerou-o muito importante para os organizadores do trabalho: Princípios da Administração Cientifica, que ficou conhecido como Best Seler. Taylor e Henri Fayol um francês, com princípios semelhantes, com uma vasta experiência em administração. Quando comparamos Administração Cientifica de Taylor e a Administração Clássica de Fayol, podemos dizer que: Taylor analisava a empresa dando privilégios aos trabalhos de produção, Fayol analisava a empresa dando privilégios aos trabalhos da organização.

1.3 O artigo de Jéssica L.N. Caetano, “Organizações mecanicistas x organizações flexíveis: existiria um meio termo?” Analisando, a organização dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com